Compreender os conceitos básicos: Zodíaco Sideral Versus Zodíaco Tropical

ast
Para  podermos compreender e interpretar o horóscopo, precisamos de  esclarecer alguns conceitos básicos, que nos ajudarão a contextualizar as análises e as  interpretações que se seguirão.
Zodíaco – ao longo do ano, o Sol efetua um movimento aparente pelo Zodíaco. Esse caminho percorrido pelo Sol tem o nome de Eclíptica. O Zodíaco estende-se por uma extensão de 8º para ambos os lados da eclíptica, formando assim o Zodíaco  numa cintura de 16º composta por 12 signos;  cada signo tem a extensão de 30 º. Nos cálculos,  cada grau do Zodíaco é composto por 60 m e cada minuto divide-se em 60 s . O uso de software torna dispensáveis, estes cálculos manuais.
Existe uma diferença entre o Zodíaco Sideral usado na Astrologia Védica/Jyotish e o Zodíaco Tropical usado na Astrologia Ocidental. Devido ao movimento de precessão dos equinócios, a faixa que corresponde ao Zodíaco e os signos tal como são considerados na Astrologia Ocidental, não correspondem às constelações fixas iniciais, pois em cada 70 anos existe um recuo de 1º. Deste modo, o Zodíaco Tropical utilizado pelos astrólogos ocidentais não é o real, é  simbólico. Por ex., na Astrologia ocidental, quando dizemos que o Sol está a 5º de Aquário, na realidade não está, pois atualmente existe uma diferença de 23 º 9 m (Lahiri)  de precessão em relação à posição original do Zodíaco, em que as constelações e os signos eram coincidentes e é preciso recuar cerca de 23 º para encontrar a posição real do Sol, que é  a 12 º no signo de Capricórnio.
Não vamos discutir aqui as vantagens de um ou de  outro dos Zodíacos mas afirmamos a nossa preferência pelo Zodíaco Sideral, seguido pela Astrologia Jyotish, e que tem dado provas de ser vantajoso na realização de previsões rigorosas dos eventos. A diferença de longitude entre o Zodíaco Sideral e o Zodíaco Tropical chama-se Ayanamsa . Existem diferentes formas de calcular esta diferença mas a mais reputada , aceite pelo governo da Índia, é a de N.C. Lahiri, que considera que essa diferença é de 23º 9 m. O  que isto significa é que, para situarmos os planetas na sua posição real, no Zodíaco Sideral, temos que subtrair das posições calculadas para o Zodíaco Tropical, 23º 9 m. (a menos que utilizemos software que faz os cálculos para o Zodíaco Sideral, como o que foi aconselhado no post anterior).  Os astrólogos consideram que entre os anos 200-600 da era cristã houve um momento em que os dois Zodíacos coincidiram um com o outro, sendo que isto ocorre a cada 26 000 anos.
Nos nossos artigos as análises terão como referência as posições no Zodíaco Sideral. O Zodíaco Tropical considera o momento em que o sol , no seu movimento aparente, cruza a linha do equador  no equinócio,  a 0º do signo Carneiro (Aries); o Zodíaco sideral, considera  antes o Zodíaco fixo e  a posição do Sol  quando chega a 0º de Carneiro (Aries) é medida a partir de uma constelação e não a partir da Terra. Na verdade, os signos, neste sistema, correspondem às constelações com o mesmo nome.
A Terra move-se por sua vez de duas formas: uma à volta do Sol,  que tem a duração de 365,25 dias; e à volta do seu próprio eixo, movimento que tem a duração de 24h. Quando observados a partir da Terra, os signos movem-se num movimento que segue os ponteiros do relógio; devido ao movimento da Terra em torno do Sol,  este parece deslocar-se à velocidade de 1º por dia, em direção contrária à dos ponteiros do relógio. Devido ao movimento da Terra em torno do seu eixo, os 12 signos elevam-se no horizonte num período de 24 horas, dando origem ao «signo Ascendente».
o signo Ascendente é o que se eleva no horizonte num dado momento  e num certo local na Terra. Corresponde  à primeira casa do horóscopo e é mais importante do que o signo do Sol ou o signo da Lua pois é a partir dele que são desenhadas as várias áreas de vida de uma pessoa, ou a matriz do seu «destino» como alma encarnada que terá uma existência na Terra.

4 thoughts on “Compreender os conceitos básicos: Zodíaco Sideral Versus Zodíaco Tropical”

  1. Boa tarde,

    Esta questão não se prende a este artigo. Poderia por favor dizer-me como é que na Astrologia védica é designado a Revolução solar ou previsão anual?

    Obrigada

    1. Cara Carol, Se Mercúrio está em Peixes- e de facto não é bom porque esta debilitado- e isso pode afetar a sua vida profissional, ele não está em oposição com o seu Saturno, se ete está em Gémeos- estará, isso sim, em aspeto com a 4ª casa, se tiver alguma coisa colocada no signo de Virgem.

Leave a Reply