Explicação da Estrutura do Horóscopo na Astrologia Jyotish

nort
O formato usado no norte da Índia é menos intuitivo para um ocidental, embora tenha as sua vantagens, pois mostra de imediato as casas angulares.Vamos analisar o formato das cartas astrológicas tal como são maioritariamente usadas na Astrologia Jyotish.
No desenho apresentado, observamos que a figura interna, formando um losango, contém as chamadas casas angulares- kendra- que são a base do horóscopo: 1ª ou Ascendente, à qual se opõe a 7ª, e depois a 4ª e a 10ª. As casas são fixas neste formato e os signos não são.
Encontrado o signo Ascendente, este é colocado na casa  1ª, sendo os restantes signos colocados segundo o movimento contrário ao dos ponteiros do relógio, na 2ª, 3ª, 4ª, etc. conforme mostrado no desenho. Neste formato, os signos não têm posição fixa, o signo a colocar na  2ª casa  depende do que ocupa a  1ªcasa. Assim, se o Ascendente se encontra em Leão, na segunda casa colocaremos o signo Virgem e sucessivamente, de acordo com a ordem do Zodíaco.
sul
No formato do sul da Índia, que nós preferimos, a disposição dos signos é fixa e o das casas varia:
Como podemos observar no desenho, neste formato, que é o que iremos usar ao longo dos nossos artigos, o signo de Carneiro (Aries) está sempre na posição marcada acima, seguindo-se os outros signos pela ordem do Zodíaco numa orientação que segue a dos ponteiros do relógio . Quando calculamos os dados astrológicos e encontramos a posição por signo do Ascendente, simplesmente colocamos uma linha diagonal a atravessar a referida casa, podendo a seguir numerar as casas seguintes para melhor visualização.
Resumindo: no formato do norte da Índia, as casas são fixas e os signos variam de acordo com aquele que ocupa a posição do Ascendente, colocando-se de acordo com o movimento contrário ao dos ponteiros do relógio, como mostrado no desenho;
No formato do sul da Índia, os signos são fixos e a posição das casas varia, de acordo com o signo que ocupa a posição do Ascendente, sendo colocadas seguindo a ordem dos ponteiros do relógio.
Breve referência aos tipos de casas
Posteriormente explicaremos este assunto mais aprofundadamente mas deixamos um breve resumo das tipos das casas :
Casas Angulares (Kendra): 1ª, 4ª, 7ª, 10ª
Casas Trinas : 1ª, 5ª, 9ª . (A 1ª casa é simultaneamente kendra e Trina)
Casas Maléficas (dusthanas): 6ª, 8ª, 12ª.
A regência das casas determina-se a partir do signo que ocupa a casa e do planeta que rege esse signo. Uma casa é forte ou fraca de acordo com a força do seu regente. Os planetas regentes das casas maléficas indicam eventos negativos, obstáculos etc., de acordo com a natureza dessas casas, durante os seus trânsitos e períodos planetários.
O caráter funcional dos planetas, benéfico ou maléfico, determina-se a partir da regência das casas, tendo por referência os seus signos Mooltrikona (conceito que explicaremos  brevemente).

Leave a Reply