Obter o Horóscopo de Nascimento com Software Especializado

nortsul
Continuamos a esclarecer os conceitos básicos da terminologia astrológica. Para que cada um  de vós possa relacionar os conceitos que vamos explicando com aspetos práticos, sugerimos que façam um primeiro exercício para obter a vossa carta astrológica, usando o software que  recomendámos, o Jaganatha Hora.
Assim, em primeiro lugar há que confirmar se a hora legal de nascimento corresponde ou não ao tempo universal, que é o do meridiano de Greenwich, (hora TMG). Se nasceram no Verão e no local onde nasceram havia hora de Verão, também é preciso subtrair 1 hora (por vezes 2) para que a vossa hora de nascimento coincida com o tempo universal.
Neste momento muitos de vocês estarão a perguntar porque é que têm que fazer isto se o programa de Astrologia inclui o Atlas e informações que permitem fazer estes cálculos sem ser preciso nós preocuparmo-nos com isso; e respondo-vos que vários programas de Astrologia contêm dados incorretos sobre a hora legal e a hora de Verão dos países de língua portuguesa ,por isso, se não confirmarem os dados consultando as tabelas que  foram disponibilizadas nesta página– consulta que vos tomará apenas alguns segundos ou um ou dois minutos- arriscam-se a que o horóscopo que aparecer no programa não seja, efetivamente, o vosso mapa astrológico natal.
Abram o programa clicando no ícone no vosso ambiente de trabalho duas vezes. Em seguida, cliquem no menu superior «edit» e, quando abrir, em «birthdata»; na caixa que aparece, preencham os campos :
Birthdate: com dia mês e ano de nascimento;
Birthtime: com hora de nascimento;
Gender: escolham feminino ou masculino;
City name: a cidade onde nasceram; A seguir cliquem no botão à direita «rest of the world» para verem várias sugestões de países onde existem cidades com o nome que colocaram; se esta consta do menu, escolham essa passando o rato pelo nome escolhido. ( se não constar terão que procurar na Internet a informação sobre as coordenadas geográficas- latitude e longitude- do lugar de nascimento e preencher manualmente ).
Seguidamente, reparem na caixa «time zone» e vejam se o número que aparece é o mesmo que vocês encontraram na tabela da diferença entre a hora legal e o tempo universal; se sim, cliquem no botão ok e podem confiar nas posições dos planetas , do Ascendente e demais dados astrológicos fornecidos pelo programa. Mas, se verificarem que o nº da time zone não corresponde ao correto- por ex., os leitores nascidos em Portugal continental verão, ao escolher uma cidade do país que, no campo «time zone» aparece 1 h para os nascimentos no Inverno, o que está incorreto porque, no Inverno, a hora legal coincide com a hora do meridiano de Greenwich, devendo corrigir-se para 0h; do mesmo modo, no Verão, aparece 2 h, o que deverá ser corrigido para 1h , pois há apenas uma hora a mais no território continental , relativamente ao tempo universal nessa época do ano. Houve alguns anos em que o horário de Verão foi diferente em Portugal mas, ao consultarem a tabela no site do Observatório Astronómico, os dados estão corretos.
Depois de carregarem no botão «ok» veem, do lado esquerdo do interface do programa, várias cartas astrológicas desenhadas. Pela maior simplicidade, aconselho que escolham o formato do Sul da Índia, o que podem fazer clicando no menu superior «preferences» e depois escolhendo «related to display», depois «language and chart style» e finalmente «south indian regular».
Se passarem com o rato na primeira carta que aparece, com o nome «Rasi» à esquerda, na página do programa, usando o botão direito do rato , aparece um menu onde, no fundo, está a opção «copy chart». Esta opção desdobra-se em várias possibilidades , mas escolham a opção que tem a informação «as it is on screen now». Copiem para uma página de um processador de texto onde podem aumentar o tamanho da mesma para obterem maior visibilidade. As restantes cartas astrológicas que aparecem são as vargas ou divisionais, de que falaremos mais para a frente.
No próximo artigo iremos descrever os dois tipos de cartas astrológicas mais usados na India, para familiarização e para que aprendam a lê-las.

3 thoughts on “Obter o Horóscopo de Nascimento com Software Especializado”

  1. Olá,

    Eu fiz o meu mapa védico e mudou as posições de alguns planetas. Considerando que o programa subtrai 23 graus 9m para que os planetas estejam situados em sua posição real, isso é normal? Vocês dam algum tipo de auxílio pra ver se é isso mesmo?

    Obrigada!

Leave a Reply