Significado Geral das Casas do Horóscopo #1

lisf

A compreensão dos significados das casas do horóscopo é essencial para podermos interpretar os significados dos planetas – a partir da sua colocação nas casas do horóscopo- e da sua ação nas várias dimensões da nossa vida. Cada casa do horóscopo representa uma área determinada da nossa vida, pois são as casas do horóscopo que nos ligam à Terra e à existência concreta. Por isso, recomendamos que cada um estude e aprenda os vários significados das casas para poder, mais tarde, interpretar o horóscopo.
Significados Gerais das Casas do Horóscopo
1ª Casa– Aparência física, personalidade, natureza da pessoa, indicação geral do propósito de vida e sucesso geral, vitalidade e saúde geral, longevidade, prosperidade ,status e reputação geral a alcançar nesta existência; capacidade geral para realizar os seus desejos e ambições, infância, caráter moral, temperamento, autoconfiança; fama, o modo como os outros nos veem, a abordagem geral que fazemos da vida.
Partes do corpo: cabeça (crânio e testa), cérebro, cabelo, glândula pituitária. A fraqueza ou aflição desta casa e/ou do seu regente provoca tensão mental , dores de cabeça, tonturas, atividade irregular do sistema endócrino, perturbação mental, paralisia, sangramento do nariz, etc.
Planetas Karakas (significadores gerais) : Sol . Quando o sol e Marte , significadores da energia e vitalidade, estão fortes no horóscopo, protegem a saúde e a energia da pessoa para realizar o seu propósito geral de vida.
2ª Casa– Família, educação primária, competências, aquisições, riqueza e status financeiro, modo de ganhar a vida (pelo trabalho e esforço) e como se gasta dinheiro; a alimentação , o filho varão, a posição profissional, o cônjuge, o segundo casamento, posse de dinheiro, pedras e metais preciosos, prosperidade, propriedades móveis, fala, visão (olho direito); relação com a verdade (tendência para falar verdade ou dizer mentiras); indulgência com apetites e comidas de que se gosta; capacidades de aprendizagem, experiências da primeira infância, qualidade do nosso discurso, modo como se aprende; governa a verdade e a imaginação .
Partes do corpo: a face , o nariz e a garganta, a boca, a língua, os dentes, os olhos, especialmente o olho direito, ossos faciais, parte superior do pescoço e os seus ossos, esófago, laringe, cerebelo, traqueia, região cervical e ossos cervicais, amígdalas.
Planetas Karakas (significadores gerais): Mercúrio e Júpiter. A fraqueza ou aflição da 2ª casa, ou do seu regente produz problemas de fala, garganta, problemas na região cervical, nos olhos, nos dentes, etc. Também indica um sistema nervoso fraco e problemas de digestão.
3ª Casa- coragem e bravura, iniciativa, empreendedorismo, capacidade de liderança, competências de compreensão intelectual e discursiva (o poder de aprender), comunicação, irmãos mais novos, vizinhos, força física, viagens curtas, iniciação nas técnicas espirituais, competências de escrita e de comunicação, refeições, ouvido direito, nível energético dos desejos, artes criativas.
Partes do corpo: parte baixa do pescoço, ombros, braços, ouvido direito, mãos, clavículas, glândula tiróide , sistema nervoso e circulatório.
Planetas Karakas (significadores gerais)- Marte. A fraqueza ou aflição da 3ª casa ou do seu regente causa problemas respiratórios, desordens na tiróide, desequilíbrio do sistema nervoso, depressão, dores nos ombros, gaguez, fratura das clavículas, surdez parcial, doenças respiratórias, tuberculose. Quando Mercúrio está forte no horóscopo ajuda a proteger estas áreas.
Nota: a 3ª casa tem uma importância fundamental no horóscopo pois é essencial na educação e na profissão do nativo. Esta casa atua como Mercúrio e como o Sol, uma vez que os aspetos da autoconfiança, da capacidade para compreender e para comunicar são indispensáveis para o sucesso da vida individual.
4ª Casa– Propriedades, bens imóveis, veículos, educação escolar, paz mental e felicidade conjugal; representa a mãe, os familiares, a educação das crianças, os amigos e apoiantes, a vida espiritual, a conduta reta, os confortos e luxos, o país de nascimento, o final da vida, poços, terra, casa, lar, sobrinho, tio materno, coração, ambiente doméstico, heranças, nível de educação, retiro, condições da última parte da vida; é o indicador geral do contentamento pessoal e da felicidade.
Partes do corpo: caixa torácica, coração, peito, seios, pulmões.
Planetas Karakas (significadores gerais): Vénus (felicidade geral e veículos); Lua (mãe, família, lar). Quando a 4ª casa ou o seu regente estão aflitos ou fracos, causa problemas coronários, problemas físicos no peito, na região epigástrica, nos pulmões, problemas circulatórios, problemas mentais. Os planetas Vénus e Lua fortes ajudam a proteger estas áreas.
Nota: a 4ª casa tem grande importância porque as suas significações alteram-se ao longo da vida – na infância indica a felicidade obtida a partir dos cuidados maternos e a educação; na fase adulta da vida rege os bens e propriedades, a harmonia conjugal, os confortos gerais da vida, os veículos; na fase final da vida mostra as condições gerais em que este ocorre. Uma 4ª casa forte indica pais com vida longa. O regente desta casa, quando contém um signo Mooltrikona, é considerado o planeta mais benéfico do horóscopo e esta é considerada como a casa mais benéfica.
5ª Casa– Inteligência, emoções, criatividade e imaginação, o discernimento e a capacidade de discriminação, os talentos intelectuais, a memória, a inteligência criativa, nível de educação, felicidade emocional, romance, amor, amante, ganhos de investimentos especulativos e jogos de sorte, capacidades de organização, sucesso, filhos, crianças, conhecimento, sabedoria, educação/aprendizagem superior, inclinações, objetivos espirituais, discípulos e estudantes, devoção, amuletos, recursos e méritos que trazemos como karma anterior, futuro, digestão, entretenimento, objetivos criativos e de lazer, as boas ações que deram créditos em vidas passadas, romance por prazer, em oposição ao casamento como compromisso.
Partes do corpo: cintura superior, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, cólon, diafragma, espinal medula e coluna vertebral, plexo solar.
Planetas Karakas (significadores gerais): Júpiter. A fraqueza/aflição da 5ª casa ou do seu regente produz diabetes, úlcera gástrica, anemia, cólicas devidas a pedra na vesícula, acidez, desordens na medula espinal, dispepsia, pleurisia, etc. O sol forte, como significador da digestão e da vitalidade ajuda a proteger a saúde.
6ª Casa– Dívidas, doença, serviço, disputas e conflitos, inimigos declarados, oponentes e competidores, ladrões, medos, dúvidas e preocupações., vícios e fraquezas, posição financeira estável, tios maternos, serviço, empregados e subordinados, animais domésticos, saúde, proteção contra perdas por roubo, fogo e engano; desentendimentos, litígios, humilhação, ansiedade, hábitos de trabalho, propensão para servir e para ajudar os outros, primos, sobrinhos, colegas, partes opostas em litigação, cônjuge ou amigo que se torna inimigo, tipos de doença ou partes vulneráveis do corpo à doença.
Partes do corpo: cintura, umbigo, baixo abdómen, rins, intestino delgado, parte superior do intestino grosso, função intestinal, apêndice, região lombar das costas, ancas.
Planetas Karakas (significadores gerais): Saturno (doença, obstáculos), Marte (inimizades, ferimentos , roubo), Rahu (relações com o estrangeiro). A fraqueza/aflição da 6ª casa e do seu regente indica problemas com venenos, cólicas, obstipação, hérnia, apendicite, ureia no sangue, esgotamento nervoso, problemas psiquiátricos.
Nota: a análise desta casa é fundamental para ver a posição financeira da pessoa, a saúde e problemas com inimigos. Mercúrio e Marte forte ajudam a proteger estas áreas.

(Continua)

Leave a Reply