Exemplificação Prática da Primeira Análise do Horóscopo

ana
Para exemplificar os procedimentos que explicámos no último artigo  vamos mostrar   as informações que  conseguimos recolher e analisar com a informação publicada até ao momento neste blog:
Começámos por introduzir os dados do nascimento no software, tendo o cuidado de diminuir uma hora na timezone do menu Birthdata, uma vez que, conforme explicado previamente, o programa Jaganatha Hora tem dados errados sobre a hora legal portuguesa. Para encontrar o dasha operante no momento do nascimento clicámos em cima no separador do menu «dashas». O primeiro que parece é o dasha operante no momento do nascimento. Para regressar à página do programa que contém a informação básica clicamos no separador  «basics» no menu superior.  Olhamos para a coluna dos Nakshatras, ao lado da posição dos planetas e copiamos o Nakshatra onde se encontra a Lua, para a nossa folha.  Preenchemos seguidamente os dados restantes  na tabela:
Para sabermos qual a casa onde se encontram os planetas, olhamos para a carta astrológica «Rasi», que é a primeira no canto superior esquerdo. Começamos por ver qual o signo onde se encontra o Ascendente, que é a 1ª casa  e contamos a partir daí as restantes casas. Os nomes dos planetas estão em Inglês mas não são difíceis de entender.  Enquanto não tiver prática de trabalhar com horóscopos, aconselhamos são  que desenhe a carta astrológicca num caderno ou folha de papel e que coloque os signos pela ordem correta. Marque de seguida a casa que contém o Ascendente e escreva  o nº das restantes casas em cada uma. Se conhecer os símbolos dos planetas, tal como usados na Astrologia Ocidental, por uma questão prática- na Astrologia Jyotish esses símbolos não são usados mas ajudam bastante a simplificar a escrita-  coloque em cada uma das casas os planetas respetivos. Isso ajudará a ter uma perspetiva global do horóscopo e auxilia  a encontrar e a organizar a informação.
Para sabermos quais são os planetas funcionais maléficos vamos ver  quais os signos mooltrikona que ocupam casas maléficas- a 6ª, 8ª e 12ª. Neste  caso, a 6ª casa é ocupada pelo signo  Capricórnio que não é um signo Mooltrikona, logo, Saturno não é um planeta funcional maléfico para este Ascendente; a 8ª casa é ocupada pelo signo  Peixes, que também não é um signo Mooltrikona, logo, Júpiter não é um planeta funcional  maléfico para este Ascendente; a 12ª casa é ocupada pelo signo  Gémeos , que também não é um signo Mooltrikona, por isso Mercúrio não é um planeta funcional maléfico para este Ascendente. Por isso concluímos que apenas Rahu e Ketu são os planetas funcionais maléficos para este Ascendente.
Finalmente,  usamos o software para encontrar as forças dos planetas, clicando no separador  strengths e copiamos os dados contidos nos gráficos. Obtemos a seguinte informação global:
Nome:  Helena P.
Data de Nascimento: 18 de Maio de 1983
Hora de Nascimento: 12.15m
Local de Nascimento: Loulé, Portugal
Período Dasha Operante no momento do Nascimento: Mercúrio (desde 5/8/1979 até 5/8/1996
Grau do Ascendente: 17º 11 ‘
Nakshatra da Lua: Aslesha
Colocado no signo
Signo Navamsa
Colocado na casa
Casas que rege
Planetas func.malef
Força
Ashtak
força
vimsopak
força
shadbala
Asc
Lagna
Leão
virgem
4
Sol
Touro
Aquári
10ª
6
12
20
Lua
Carangu
Sagitári
12ª
12ª
4
11.6
8.6
Marte
Touro
Peixes
10ª
4ª, 9ª
5
14.3
11.8
Merc
Carneiro
Escorpi
2ª,11ª
6
15.8
12
Vénus
Gémeos
Aquári
11ª
3ª, 10ª
6
13.7
12
Júpiter
Escorpi
Escorp
5ª, 8ª
3
12,7
9.9
Saturno
Balanç
Escorp
6ª,7ª
10.4
10.1
Rahu
Gémeos
Balança
11ª
Rahu
9.9
Ketu
Sagitário
Carneir
Ketu
13.5
Ao observarmos a tabela como um todo, observamos de imediato alguns aspetos que nos permitem considerar  este horóscopo como potencialmente forte: a Lua está no próprio signo; Saturno está colocado no signo de exaltação; Rahu e Ketu estão muito bem colocados, respetivamente em Gémeos e em Sagitário, considerados por vários astrólogos como os seus signos de exaltação. Júpiter ocupa o mesmo signo na Navamsa, uma condição  que se designa por vargottama e que, caso o planeta seja forte no horóscopo, se torna muito auspiciosa.
Finalmente, olhamos para as forças Ashtakavarga, Shadbala e Vimsopack e notamos que os planetas são fortes neste primeiro olhar pois estão todos acima da média (10 para shadbala e vimsopack) e 3 para a Ashtakavarga. O Sol tem mesmo uma impressionante  força máxima de 20 pontos na shadbala.
É  claro que  esta primeira impressão precisa de ser confirmada com o estudo dos aspetos dos planetas e das relações que eles mantêm entre si e com as casas do horóscopo. Mas cada coisa a seu tempo.
Para treino das suas capacidades de análise sugerimos que repita cada um destes procedimentos usando o software e confira se obtém todos estes resultados. Seguidamente faça o mesmo com o seu próprio horóscopo.

2 thoughts on “Exemplificação Prática da Primeira Análise do Horóscopo”

  1. Olá, você saberia informar se para os nascimentos no Brasil este programa tem algum erro também?

    Muito Obrigada por disponibilizar conhecimentos tão valiosos!

Leave a Reply