Fatores Determinantes da Força dos Planetas no Horóscopo

for

Determinar a força e a fraqueza dos planetas é um aspeto essencial para definir os efeitos dos planetas no horóscopo e efetuar previsões rigorosas dos eventos. Um planeta tem que ter um mínimo de força para ser capaz de proteger os seus significados gerais e específicos. Já lhe demos conta dos significados gerais dos planetas em artigos anteriores. Para definir os significados específicos dos planetas, temos que ter em conta a regência das casas ocupadas por signos Mooltrikona no horóscopo e quais os aspetos que os planetas enviam e recebem de outros planetas.

Um planeta funcionalmente maléfico deverá estar sozinho e não enviar nem receber aspetos para que os seus efeitos sejam menos danosos. Nessa circunstância, se for forte, produz resultados relacionados com os seus significados, embora durante o seu período principal e durante os seus subperíodos e trânsitos dê resultados negativos. Quando o ponto mais efetivo de uma casa do horóscopo ou outro planeta recebe um aspeto de um planeta funcional maléfico na carta astrológica de nascimento ou por trânsito, produz resultados negativos relacionados com os significados do planeta e com os significados das casas que rege no horóscopo.

Por outro lado, quando um planeta fraco recebe um aspeto de um planeta funcional benéfico aumenta a sua força e é capaz de produzir pelo menos alguns resultados positivos.

 Fatores que Favorecem a Força de um Planeta

 Os planetas consideram-se fortes quando:

a) ocupam uma longitude em cada signo entre 5º e 25º ,

b) quando ocupam o seu próprio Navamsa,

c) quando recebem a influência de planetas que são funcionalmente benéficos,

d) quando ocupam o seu signo de exaltação, Mooltrikona ou o próprio signo,

e) quando estão em conjunção ou em aspeto próximo (dentro da orbe de 5º), com o ponto mais efetivo de uma casa,

f) quando estão colocados na 2ª, 3ª ou 9ª casa,

g) quando estão colocados no signo de Leão,

h) Quando, sendo regentes da 2ª casa, estão colocados no signo de Leão,

i) Quando o sol está colocado na 2ª, 3ª, 9ª casa, ganha força adicional de 25% se não afligir a casa. Para obter essa força, o Sol ou é funcional benéfico ou, sendo funcional maléfico ,não lança aspeto para o ponto mais efetivo da casa,

j) Quando são fortes no horóscopo de nascimento e nas cartas divisionais (Força Vimsopack).

Um planeta é considerado forte quando tem pelo menos 70 % de força.

Para produzir resultados significativos, um planeta tem que ter pelo menos 60% de força. A colocação de um planeta num signo é o primeiro fator para quantificar a força do planeta, considerando o grau do signo ocupado pelo planeta. Na Astrologia Jyotish esta determinação faz-se através dos estados ou «Avasthas» do planeta:

InfânciaVelhice
GrauPoder do planetaGrauPoder do planeta
0%30º0%
20%29º20%
40%28º40%
60%27º60%
80%26º80%
10%25º100%

Assim, pela tabela podemos concluir que os primeiros 5º e os últimos 5º de cada signo fazem perder força aos planetas. Metaforicamente, os textos clássicos referem-se aos primeiros 5º de um signo como o «estado de infância» de um planeta e aos últimos 5 º de um signo como o «estado de velhice» do planeta, para simbolizar o seu estado de fraqueza.

A regra geral é a de que, um planeta que não está no estado de infância nem de velhice, não está aflito nem fraco pelos motivos que indicaremos , é um planeta forte.

Seguindo a abordagem do investigador e Astrólogo védico V. K. Choudhry, podemos quantificar a força dos planetas:

Condição observadaForça do planeta
Colocação no signo de Leão+ 25 %
Sol na 2ª,3ª, 9ª sem afligir a casa+ 25%
Sol em Leão, não aflito, em casa benéfica, bom avastha, não debilitado na Navamsa, signo mooltrikona não aflito, não combusto100%
Em conjunção exata (orbe de 1º) com planeta funcional benéfico+50%  (a força adicional não existe se a orbe for entre 2º e 5º)
Em conjunção exata ou aspeto com planeta funcional benéfico fraco+12.5%
Colocação no signo de exaltação, mooltrikona, próprio signo, não aflito, não debilitado na Navamsa e bom Avastha, signo mooltrikona não aflito, não combusto, em casa benéfica100%
Influencia o ponto mais efectivo de uma casa por conjunção exataForça adicional secundária
Colocado na 2ª, 3ª ou 9ª casaForça adicional secundária
Colocado no próprio NavamsaForça adicional secundária
Forte na carta Natal e nas Vargas (vimsopack) e, adicionalmente, forte na Shadbala e AshtakavargaForça adicional secundária

No próximo artigo apresentaremos as razões que levam à perda de força pelos planetas.

Leave a Reply