Os Significados Gerais e Particulares dos Planetas- Um exemplo

mer
Em artigos anteriores publicámos os significados gerais dos planetas. Estes significados são conhecidos como «karakas» e não têm em conta a regência das casas do horóscopo, sendo por isso válidos para todos os horóscopos. Mas, para além desses significados os planetas adquirem outros, mais específicos, relacionados com as casas que regem num horóscopo determinado. E,entre estes significados específicos que temos que ter em conta para interpretar um determinado horóscopo, devemos incluir: os significados relacionados com a casa onde «cai» o signo mooltrikona do planeta, os significados da casa onde o planeta está colocado no horóscopo , os aspetos que o planeta recebe e lança para outros planetas/casas e, quando estamos a fazer previsões de eventos, também a casa onde o planeta está situado por trânsito. Ou seja, os significados particulares dos planetas podem ser estudados em dois tipos de análise do horóscopo: a análise estática, isto é, das «promessas natais» em geral- e consideramos para este efeito os significados da casa onde se encontra o signo mooltrikona do planeta e a casa onde ele está colocado no horóscopo; e a análise dinâmica, ou seja, aquela que nos permite fazer previsões , analisando os momentos temporais da vida do nativo em que as promessas natais poderão cumprir-se. E, para este último efeito, consideramos todos os elementos referidos para os significados particulares.
Assim, tomemos como exemplo o horóscopo da atriz Meryl Streep. O Sol , entre outros indicadores gerais, significa o self, a autorealização do nativo, o seu nome e fama ou reputação, a autoridade, o status e o poder, a vitalidade física, etc. Ora,no horóscopo desta atriz, o Sol rege a 2ª casa, ocupada pelo seu signo Mooltrikona e, deste modo, compreendemos que a realização pessoal,a fama,o status etc., é fruto do esforço pessoal e do talento desta pessoa, dos dons que ela trouxe para este mundo e que desenvolveu através do seu esforço. A 2ª casa é uma casa de acumulação de riqueza e de ganho de estatuto, de desenvolvimento de competências e de recursos pelo trabalho. E é também indicadora da família de origem. Neste caso, tendo o signo Leão a ocupá-la, indica um ambiente familiar em que a autoridade foi uma referência fundamental, mas acompanhado de um bom ambiente afetivo, em que a criatividade e o amor pela arte foi estimulado como parte da educação. Como o Sol é indicador do self, esta pessoa identifica-se profundamente com a sua família e com o legado familiar, que respeita e que  se mantém como referência na sua vida. O Sol é também um indicador da criatividade pelo que, muitas vezes, estas pessoas seguem uma carreira  no campo das artes ou em alguma área onde se tornam numa autoridade ou referência para os outros. Porém, o Sol está colocado  na 12ª casa, uma casa de solidão e de confinamento ou isolamento dos outros e isso significa que, para esta pessoa, é difícil expor-se a si mesma sem qualquer véu pois, tipicamente, a colocação do Sol ou da Lua na 12ª casa causa a necessidade de resguardo em relação aos olhares do público.
 Mas  a Lua, que significa, em termos gerais e  entre outras coisas , a popularidade e a relação com o público ,rege o Ascendente, e é por isso responsável por uma parte muito importante do tipo de destino que a pessoa realizará  em concreto na existência . Vemos que  está colocada na 10ª casa, uma casa de relação com o público numa  vasta escala e, assim, esta pessoa teve que encontrar uma forma que permitisse  canalizar a sua energia criativa para uma expressão pública que, ao mesmo tempo que a tornaria popular, também protegeria a sua identidade pessoal;  uma forma em que ela se expõe  mas de forma indireta, dando vida a personagens fictícias que  encarna no grande écran. Pode assim manter uma relação contínua de exposição ao público, necessária para concretizar o seu desejo de fama individual e de popularidade, mas mantendo-se simultaneamente escondida dos olhares do público: este aclama a atriz Meryl Streep e não a cidadã Mary Louise Streep.
Adicionalmente, e porque a linguagem da Astrologia é simbólica, podendo ter vários níveis diferentes de leitura, podemos também inferir que a mãe de Meryl, representada pela Lua no signo de Carneiro na 10ª casa, é uma pessoa independente, empreendedora e também ela com uma carreira bem definida e visível para o público,com uma reputação ganha por mérito próprio.
Olhando para o planeta Mercúrio, que tem  como significados gerais a capacidade de pensar de forma analítica e disciminativa, o poder o discurso e da comunicação, verificamos que ele rege a 3ª casa, ocupada pelo seu signo mooltrikona, Virgem. Ora, a 3ª casa é uma casa de iniciativa, de coragem, de expressão criativa através do uso do discurso, da escrita, da comunicação. É também uma casa de motivação e de desejo, de ambição pessoal. Indica por isso que os desejos e ambições desta pessoa estão relacionados com o uso de talentos criativos (3ª casa) em que o uso do discurso (Mercúrio e 2ª casa) são muito importantes. Mercúrio está colocado na 11ª casa da realização dos desejos e dos ganhos, em conjunto com Marte, regente da 10ª casa da projeção pública e do reconhecimento, fama , status, etc. A 11ª casa é também, a casa dos amigos e do círculo social da pessoa pelo que podemos inferir que a realização das ambições pessoais da atriz está fortemente ligada à criação de laços de amizade, havendo uma ligação entre a vida profissional e a vida pessoal, o que não é de estranhar ,atendendo a que o Ascendente Caranguejo produz a necessidade de a pessoa se rodear de amigos para se sentir realizada e feliz.
E poderíamos continuar a analisar cada planeta, articulando significados gerais e significados particulares. O estudante de Astrologia precisa de praticar este tipo de análise através do estudo de muitos exemplos, para aprimorar a sua capacidade de análise global do horóscopo. Porém, deve ter em conta que cada planeta pode ter muitos significados diferentes, pelo que deve iniciar a análise sabendo o que está a procurar, isto é, escolhendo os significados gerais e particulares do planeta que estão relacionados com a área de vida ou com os aspetos específicos que ele quer saber: Se, por ex., estou a tentar perceber quais as melhores hipóteses de carreira para uma pessoa, procuro, entre os significados dos planetas que estão associados em geral com esta área- O Sol, Júpiter e Mercúrio- aqueles que se ligam a esta área e deixo os restantes em plano secundário; faço o mesmo para os significadores particulares, como os regentes da 2ª e da 10ª casas, etc.
E agora sugerimos que você, Caro(a)  Leitor(a) use o exemplo que lhe deixamos  para tentar descodificar os significados gerais e específicos dos planetas na sua carta astrológica. Não se preocupe , inicialmente sentirá dificuldade em organizar toda esta informação mas, à medida que for treinando e for analisando muitos exemplos, esta tarefa torna-se mais fácil e intuitiva. E, sobretudo, não se esqueça de que o astrólogo não tem nenhuma varinha de condão. Para analisar o horóscopo de alguém, procure informar-se junto da pessoa de todos os elementos relevantes que  o (a) ajudem a recolher a informação pertinente no horóscopo. Nós continuaremos a dar-lhe exemplos que ajudem a sua proficiência.

Leave a Reply