Relações Naturais e Aspetos Entre os Planetas

astr

 Relações Naturais entre os Planetas

Planeta
Amigo
Inimigo
Neutro
Sol
Lua, Júpiter, Marte,
Saturno, Vénus, Rahu, Ketu
Mercúrio
Lua
Sol, Mercúrio
Rahu, Ketu
Vénus, Júpiter, Marte, Saturno
Marte
Sol, Lua, Júpiter, Ketu
Mercúrio, Rahu
Vénus, Saturno
Mercúrio
Sol, Vénus
Lua
Marte, Júpiter, Saturno, Rahu, Ketu
Júpiter
Sol, Lua, Marte, Rahu
Mercúrio, Vénus
Saturno
Vénus
Mercúrio, Saturno, Rahu, Ketu
Sol, Lua
Marte, Júpiter
Saturno
Vénus, Mercúrio, Rahu
Sol, Lua, Marte, Ketu
Júpiter
Rahu
Vénus, Saturno
Sol, Lua, Marte, Ketu
Mercúrio, Júpiter
Ketu
Marte, Vénus
Sol, Lua, Saturno, Rahu
Mercúrio , Júpiter
Note que as relações entre os planetas não são sempre recíprocas: por ex., pode ver-se que Mercúrio está entre os planetas amigos da Lua no entanto, a Lua é inimiga de Mercúrio; ou Júpiter, que é neutro em relação à Lua enquanto que a Lua é amiga de Júpiter. Estes aspetos devem ser tidos em conta na análise dos aspetos entre os planetas.
Quanto aos efeitos dos planetas, quando estão em signo amigo, inimigo ou neutro ( de acordo com a regência  dos signos pelos planetas), estes relacionamentos mostram a maior facilidade ou dificuldade dos planetas para produzir resultados. Porém, o facto de um planeta estar num signo inimigo não o impede de produzir esses resultados se, de outro modo, estiver forte no horóscopo e for funcionalmente benéfico. Deste modo, o critério mais decisivo para produzir bons ou maus resultados, é a natureza funcional benéfica ou maléfica dos planetas. 
Aspetos entre os Planetas
Planeta
Aspetos Maiores
Sol, Lua, Mercúrio, Vénus
————
————–
Marte
Júpiter, Rahu, Ketu
Saturno
10ª
Como comentário à tabela dos aspetos, referimos algumas ideias básicas: a primeira é que todos os planetas lançam aspeto para a 7ª casa a partir de si próprios. Esta é a ideia geral da Astrologia Jyotish clássica. Porém, seguindo a abordagem do investigador e astrólogo V. K. Choudhry, consideramos que esses aspetos são verdadeiramente efetivos quando os planetas estão  numa longitude que abrange uma orbe entre 0º e 5º do ponto mais efetivo da casa- este ponto acha-se vendo qual é o grau do Ascendente. Se este está, por ex., a 5º de Sagitário, então, em todas as outras casas do horóscopo, 5º é o ponto mais efetivo dessas casas.
Este princípio  também é válido  para os aspetos entre os planetas: Se a Lua está a 19 º de Leão e  Saturno está a 15º de Aquário, considera-se que estão em aspeto porque: a) estão separados por 7 casas do horóscopo; b) estão a uma distância longitudinal de 4º , portanto numa orbe que é considerada um aspeto quase exato. Se, pelo contrário, Saturno estiver colocado em 8º de Aquário, os planetas estão separados por 7 casas mas, na verdade, não estão em aspeto, pois a diferença de longitude entre ambos é superior a 5º. Isto não significa que não existe alguma influência entre ambos mas não é suficientemente significativa para se materializar em efeitos concretos. Os aspetos mais fortes são os que se referem à conjunção- quando os planetas estão ou no mesmo signo ou quando um deles está no final de um signo e o outro no início do signo seguinte, numa orbe de 0º a 5º- e os aspetos de 7ª casa, para todos os planetas, e para os aspetos especiais de Saturno, Júpiter, Marte, Rahu e Ketu.
Marte lança aspeto para a 4ª casa a partir de si próprio, para a 7ª e para a 8ª; Saturno lança aspeto para a 3ª casa, para a 7ª casa e para a 10ª casa a partir de si próprio; Júpiter, Rahu e Ketu aspetam, além da 7ª casa, a 5ª e a 9ª casas a partir de si próprios.
E, porque já temos mais alguns elementos para acrescentar à nossa recolha de informação para a análise do horóscopo, voltamos a publicar a tabela  com os novos elementos .


Planeta colocado em
Sol
Lua
Marte
Mercúrio
Júpiter
Vénus
Saturno
Signo de exaltação
Signo que Rege
Signo Mooltrikona
Signo de debilitação
Conjunto /em aspeto com  o
Ponto mais efetivo da casa
Colocado numa casa maléfica: 6ª,8ª, 12ª
Combusto
Em aspeto com
Em Vargottama
Em Signo Amigo
Em Signo Neutro
Em signo Inimigo
Preencha a tabela com todos os elementos já disponíveis. Continuaremos a acrescentar elementos para a análise, fornecendo os outros parâmetros para determinar a força dos planetas de forma ainda mais precisa.

Leave a Reply