Significações Gerais dos Planetas: Sol e Lua, Planetas Reais

moon

Explicamos  nesta série de artigos os significados gerais dos planetas, significados que cada estudante deve conhecer como pre-requisito para poder aprender as técnicas astrológicas de análise, interpretação e previsão astrológica.  Em cada horóscopo particular é preciso ter em conta simultaneamente estes  significados gerais bem como os significados específicos ou particulares que cada planeta assume pela regência das casas específicas do horóscopo. Estes significados particulares são vistos em associação com :

a) a(s) casa(s)  que esse planeta rege no horóscopo;

b) a casa onde se encontra colocado;

c) os aspetos que recebe ou lança para outros planetas ou casas do horóscopo.

Posteriormente explicaremos de forma prática, recorrendo a exemplos, como estabelecer essa articulação. Antes disso, cada estudante deve aprender os conceitos e a terminologia básicos para começar.  Da mesma forma que temos que saber usar a lígua que falamos para construir um discurso, precisamos de dominar os conceitos básicos que nos vão servir de referência para analisar e interpretar o horóscopo.

Nesta série de artigos  vamos apenas focar-nos nos aspetos essenciais para a análise astrológica. Para uma compreensão mais alargada  sobre cada um dos planetas, por favor consulte o menu Planetas em http://atuavidanosastros.com.

Significados Gerais do Sol

 O Sol é, antes de mais, o símbolo do self, da identidade profunda e espiritual. No horóscopo individual, ele simboliza a força de vontade, a vitalidade e a energia física, a boa sorte que permitirá a cada um desenvolver as experiências da existência de modo a alcançar o desenvolvimento da alma. Um Sol forte é essencial para dar visibilidade no mundo e a satisfação dos desejos e objetivos gerais da existência. Em grande parte, a mera análise do Sol no horóscopo permite-nos saber se uma determinada personalidade obterá ou não as condições de visibilidade que lhe permitirão deixar a sua marca no mundo e fazer-se notar perante os outros. Um Sol fraco não permite à pessoa atingir a notoriedade, nem  boas condições de saúde nem de caráter. Muitas vezes indica alguém com caráter egoísta, ganancioso ou invejoso, com excesso de orgulho mas sem capacidades reais para fazer vingar as suas ambições na vida.

Sol   e a Lua são, na Astrologia Jyotish, considerados os planetas reais e, por isso, estão relacionados, especialmente o Sol, com o poder e com a autoridade.

Sol  significa o pai, o governante  e figuras de autoridade, instituições do estado, a autorealização, a inteligência, o ego,  a força de vontade, a fama, o nome, o poder, o governo, a realeza, a medicina, os olhos, a lã, a madeira, os lugares de adoração, a atividade de corretagem ou comissão; o tio paterno, a coragem, o património, a honra, o político, o doutor , o médico, as florestas, o deserto;   rege a vitalidade, o coração, a cabeça, a alma, a saúde, a estrutura do esqueleto e a constituição física, o cérebro, a circulação do  sangue.

No plano  das profissões, o sol rege as carreiras relacionadas com a classe governante, com a política,  com a economia, com a magistratura, com a administração; representa o comércio de madeira, o agente à comissão, o oficial da floresta, o criador, o  promotor, o proprietário, o inspetor, o controlador de tráfego, o joalheiro, o designer,  o fotógrafo.

Quando o Sol é forte no horóscopo, o pai do nativo é bem sucedido e a pessoa tem boa vitalidade e saúde. Poderá alcançar posições elevadas na administração do Estado- Governo, Política, etc. O nativo terá grande autoconfiança, coragem, nobreza de caráter, dignidade e ambição. É  alguém que brilhará onde quer que se envolva, obterá prestígio e será reconhecido pela sua lealdade, generosidade ,capacidade de liderança, autoridade e criatividade. Será naturalmente seguido e respeitado.

Quando, pelo contrário, o Sol  é fraco no horóscopo, a saúde é frágil, o nativo não obtém reconhecimento , terá problemas com as autoridades, a auto estima é fraca e, em termos de saúde,poderá ter problemas de visão, dores de cabeça, problemas no sistema digestivo, problemas cardíacos, pressão arterial elevada fraturas nos ossos, o  sistema imunitário será frágil,  etc. Em termos de caráter, o Sol fraco inclina a pessoa para  a manifestação de vaidade,o  egoísmo, ostentação e despotismo.

Pode ler aqui um artigo explicativo alargado sobre o significado do Sol na Astrologia Jyotish.

Significados Gerais da Lua

A Lua tem um papel central na Astrologia Jyotish, como descrevemos em dois artigos publicados em A Tua Vida nos Astros,  A Lua no Horóscopo e A Lua na Astrologia Jyotish. A sua proximidade em relação à Terra  e os seus ciclos fazem dela  o elemento mais próximo para compreender as mudanças rápidas dos eventos no plano terrestre. A Lua representa a mente percetiva sensorial  e emocional e relaciona-se com as necessidades psíquicas mais imediatas de todos nós, principalmente com o sentimento de segurança, a necessidade de proteção e o contentamento com as experiências imediatas. Ela representa os cuidados maternos iniciais e a sua repercussão no desenvolvimento da paz mental   e emocional do indivíduo.

Na carreira e na profissão a Lua relaciona-se com a agricultura, com o  gado,  as profissões baseadas na itinerância e nas viagens, as vendas ambulantes, os trabalhos relacionados com a água, com a indústria do petróleo, a Marinha, os laticínios, a  indústria e o comércio de  produtos do mar, o comércio de bebidas alcoólicas (Bares, Restaurantes), o comércio de produtos de bem estar feminino,os  impostos,o o  turismo, jornalismo,a  publicidade, a indústria e o comércio de vidros, de óculos, de químicos, a enfermagem, os hospitais, as casas de repouso.

Quando está forte no horóscopo a Lua dá uma mente com pensamento claro , disposição emocional e mental tranquila, facilidade em adquirir status, influência e popularidade, um bom ambiente familiar, excelente memória e imaginação, sensibilidade e recetividade em relação aos outros. Dá ainda à pessoa a inclinação para fazer boas ações.

Quando, pelo contrário, a Lua é fraca no horóscopo, o nativo pode ver negados os cuidados maternais iniciais, havendo uma relação problemática com a mãe ou ausência da mãe na vida da pessoa; pode haver problemas de estabilidade psíquica, desordens do sono, letargia, problemas pulmonares, neurológicos, na boca, retenção de líquidos, epilepsia,  anemia, problemas de tensão arterial, mau funcionamento do baço, tuberculose, doenças do útero e dos ovários, irregularidades no ciclo menstrual, vulnerabilidade a febres, tosse, constipações, hipersensibilidade, fraqueza, dificuldade em lidar com as emoções.

Leave a Reply