Signos Mooltrikona, Próprio Signo, Exaltação e Debilitação

lmas
Um dos fatores mais importantes  a considerar para efetuar previsões e analisar as promessas natais do horóscopo  é  verificar quais as casas do horóscopo que são  ocupadas por  signos mooltrikona. De facto, podemos mesmo dizer que, se um signo mooltrikona  ocupa uma casa maléfica ( 6ª, 8ª ou 12ª) os resultados do seu regente nesse  signo e no outro  que  ele rege serão prejudicados e poderão ter dificuldade em produzir os resultados normalmente esperados.  À  exceção do Sol e da Lua, que regem apenas um signo, e de Rahu e Ketu que são «planetas sombra» porque não têm massa e por isso  não têm a regência de signos,( embora a sua colocação em alguns signos possa ser considerada equivalente a essa regência, exaltação ou debilitação)  todos os outros planetas regem dois signos mas, os que são realmente importantes para  determinar os  efeitos dos planetas e a força das casas, são os signos Mooltrikona, os signos de exaltação, próprio signo e os signos de debilitação dos planetas, pois este é um dos mais importantes fatores que determinam a força dos planetas e das casas  do horóscopo.
Os planetas colocados  no seu signo de exaltação ou  no signo mooltrikona  são os que, potencialmente, podem dar resultados até ao máximo  possível; os planetas colocados no signo de debilitação são  os que podem, potencialmente, se não houver nenhuma  outra forma de compensar esta fraqueza, dar piores resultados em relação aos seus significados gerais e particulares no horóscopo.  A força dos planetas não pode, no entanto, ser julgada apenas a partir dos signos em que se encontram, pois os signos estão sempre relacionados com as casas que ocupam na natividade, e os aspetos que se formam entre os planetas são igualmente decisivos.  Mas, cada coisa a seu tempo e, por agora, vamos aprender a reconhecer quais são os signos mooltrikona dos planetas, o(s) próprio(s) signo(s), os signos de exaltação e os de debilitação. Como veremos em pormenor ao descrever a força dos planetas, existem graus em cada signo que correspondem ao ponto máximo em que os efeitos são produzidos.
Signos Moltrikona dos Planetas
As   descrições dos autores clássicos da Jyotish referem -se ao signo moltrikona como aquele em que o planeta se comporta de acordo com o «seu dever», isto é, metaforicamente, quando o planeta cumpre e  concretiza exatamente as características da sua natureza. Esta caracterização é exclusiva da Astrologia Jyotish e o signo mooltrikona , considerado por alguns astrólogos como equivalente à exaltação e por  outros como um grau de força intermédio entre a exaltação e o «próprio signo», é um fator decisivo  para o florescer dos significados simbolizados pelo horóscopo.  A nossa posição é a de que o signo mooltrikona é equivalente ao signo de exaltação, se não estiver aflito nem enfraquecido por outras razões.
 Planetas               Signos
Sol-                         Leão
Lua-                       Touro( Astrologiatradicional) ; Lua (perspetiva de V.K. Choudhry)
Marte-                   Carneiro (Aries)
Mercúrio-              Virgem
Júpiter-                   Sagitário
Vénus-                     Balança (Libra)
Saturno-                  Aquário
Rahu-                      Aquário  
Ketu-                       Peixes
Signos de Exaltação dos Planetas

Os textos antigos referem-se ao planeta de exaltação como aquele em que um planeta é mais forte, onde exprime os seus significados de forma mais fácil e entusiasta. O signo de exaltação é oposto ao signo de debilitação.

 Planetas                  Signos

 Sol-                         Carneiro (Aries)
Lua-                         Touro
Marte-                     Capricórnio
Mercúrio-                Virgem
Júpiter-                    Caranguejo
Vénus-                      Peixes
Saturno-                    Balança (Libra)
Rahu-                        Touro (alguns autores consideram Gémeos)
Ketu-                         Escorpião (alguns autores consideram Sagitário)
Signos de Debilitação dos Planetas
Quando   está debilitado, um planeta não consegue «ser ele mesmo» isto é, não tem força para fazer florescer os seus significados gerais nem específicos. O signo de debilitação é oposto ao signo de exaltação.
Planeta       Signos 
Sol-             Balança (Libra)
Lua            Escorpião
Marte–        Caranguejo
Mercúrio–   Peixes
Júpiter–       Capricórnio
Vénus-        Virgem
Saturno-      Carneiro (Aries)
Rahu-          Escorpião (alguns consideram Sagitário)
Ketu-           Touro  (alguns consideram Gémeos)
Regência dos signos 
 Signos                      Regente
Carneiro (Aries)-       Marte
Touro-                          Vénus
Gémeos-                       Mercúrio 
Caranguejo-                 Lua   
Leão-                                Sol
Virgem-                         Mercúrio
Balança (Libra)-           Vénus
Escorpião–                     Marte
Sagitário-                       Júpiter
Capricórnio–                  Saturno
Aquário–                         Saturno
Peixes-                           Júpiter
  
Nota:  Pode consultar  a tabela com os graus mais efetivos dos vários estados dos planetas nos signos  aqui. Note que um signo pode ser simultaneamente o signo de exaltação e o próprio signo mas estes estados correspondem a graus diferentes dentro de cada signo.
Exercício: Propomos que  identifique  e tome nota de quais são os planetas que estão colocados no signo de exaltação , mooltrikona, próprio signo  e signo de debilitação na sua carta astrológica. Para esse efeito deverá consultar, para além destas tabelas, a tabela no link que mostra os  graus em que um  planeta está no estado referido.  Ficará com uma primeira impressão acerca da força dos elementos do seu horóscopo. Posteriormente afinará essa impressão com outros fatores.

2 thoughts on “Signos Mooltrikona, Próprio Signo, Exaltação e Debilitação”

Leave a Reply