Casas do Horóscopo e Planetas que Funcionam como o Sol

bril
O investigador da Jyotish V. K. Choudhry desenvolveu, com base em estudos empíricos, o conceito de «casas como o Sol»  e «Planetas como o Sol». Estas casas são a 2ª,   a 3ª e 9ª casas do horóscopo quando ocupadas por signos Mooltrikona e os seus regentes, seja qual for a sua colocação por signo, atuam como o Sol. 
Este conceito é importante para ajuizar sobre os efeitos dos planetas que regem estas casas do horóscopo ou estão nelas colocados, recebendo, por isso, um relevo e uma força adicionais.
Para os diversos signos Ascendentes, são os seguintes os planetas que atuam como o Sol:

Planetas que Agem como o Sol para Cada Signo Ascendente

CarneiroJúpiter
Touro- Lua
Gémeos- Lua, Saturno
CaranguejoSol , Mercúrio
Leão-  Mercúrio, Vénus e Marte
Virgem- Vénus
Balança- Júpiter
Escorpião- Lua, Júpiter
Sagitário- Saturno
Capricórnio- Mercúrio, Saturno
Aquário- Marte, Vénus
Peixes- Marte
Esta classificação das casas do horóscopo deve-se ao facto de estas casas terem um papel determinante no desenvolvimento individual da existência: a 2ª casa representa os recursos e as competências básicas de que precisamos para podermos garantir a subsistência no plano terreno. Significa também o status, a nossa origem familiar, etc., A 3ª casa significa a aprendizagem e o desenvolvimento das competências intelectuais e comunicacionais que definem a nossa expressão como seres humanos e sem a qual não é possível uma vida humana completa; a 9ª casa representa a «sorte» que nos cabe nesta vida, bem como a orientação que nos guia para a compreensão do nosso próprio destino e que permite  o desenvolvimento da sabedoria de vida que nos permitirá ligar a vida terrena com o plano espiritual. 
Finalmente, porquê a analogia com o Sol? bem, porque o Sol simboliza o nosso self mais profundo, é a centelha de vida que anima o nosso corpo físico e, por isso, ele tem uma importância acrescida na nossa vida, incluindo o comando  da vitalidade do corpo físico.
A análise destas casas do horóscopo deve por isso merecer toda a nossa atenção, particularmente se houver uma relação direta entre as «casas como o Sol»  e o próprio Sol ou o signo que ele rege.  Deste modo, a força de um planeta pode aumentar :
a) Qualquer planeta colocado no signo de Leão obtém 25% de força adicional. Quando esse planeta é regente da 2ª, da 3ª ou da  9ª casas, isto é ainda mais relevante. Destes  regentes, o mais forte é o da 2ª casa, seguindo-se o da 3ª e depois o da 9ª casa.
b)  Quando o Sol está colocado numa «casa como o Sol», ganha 25% de força adicional, desde que não seja funcionalmente maléfico. Se for funcionalmente maléfico não pode estar em conjunção ou aspeto próximo com o ponto mais efetivo da casa, para obter essa força adicional;
c) Quando o signo Leão ocupa uma das casas maléficas  e o Sol está aí colocado, mantém a sua força para produzir bons resultados desde que não esteja no avastha da «infância»/«velhice» nem debilitado na Navamsa.
d) O planeta regente de uma casa «como o Sol» colocado noutra «casa como o Sol » (por ex., o regente da 3ª casa colocado na 2ª) , se não estiver nos primeiros nem nos últimos 5 graus do signo (infância e velhice, respetivamente), pode mesmo ter 100% de força.
Finalmente, convém esclarecer que os «planetas que atuam como o Sol» não causam combustão a outros planetas.
Sugerimos que, como exercício, observe o seu horóscopo e  anote quais são os regentes das casas como o Sol no seu horóscopo. Tenha em mente que essas casas, para serem assim consideradas, devem ser ocupadas por signos Mooltrikona. Em caso de dúvida, siga a informação dada acima para cada Ascendente. Veja quais os planetas que ocupam essas casas e/ou estão colocados no signo Leão. Anote os aspetos que lançam para outros planetas e para outras casas. Que conclusões é capaz de tirar, tendo em conta os significados das casas e dos planetas em causa e conhecendo os eventos da sua vida?

6 thoughts on “Casas do Horóscopo e Planetas que Funcionam como o Sol”

  1. Meu ascedente é carangueijo, meu sol está em leão e mercúrio regente da casa 3 na casa 2 no grau 1. O que isso significa? Meu mercurio perdeu força?

    1. A única coisa que podemos dizer, sem analisar o seu horóscopo é que Mercúrio pode estar combusto pela proximidade do Sol e que, estando no grau 1 está no avastha da «infância», tendo menor força potencial. Mas só analisando o horóscopo como um todo é possível tirar conclusões mais efetivas.

        1. Nesse caso explore este site para aprender a analisar o seu mapa de forma global, pode haver outros fatores que compensem em parte, pelo menos qualquer ponto fraco do horóscopo.

  2. Nesse caso não aparece o planeta como sol do Ascendente em câncer, porque?
    A casa três eh residida por virgem que é mooltrikona de mercúrio e a 9 aquário mooltrikona de Saturno.

Leave a Reply