Os Efeitos de Ketu no Horóscopo

ket

Ketu é considerado uma influência maléfica no horóscopo, a menos que esteja sob a  influência de um planeta funcional benéfico forte. Se o planeta for fraco Ketu aflige o planeta e este não produz qualquer bom resultado,nem mesmo fraco. Sob a influência de planetas benéficos fortes, Ketu ajuda o desenvolvimento espiritual dos nativos  mas não o desenvolvimento material, pelo menos de forma duradoura.

Quando Ketu está localizado numa conjunção próxima ou exata com o ponto mais efetivo de uma casa do horóscopo ou com um determinado planeta, tende a destruir os seus significados – os da casa onde está colocado, os dos planetas com os quais está em conjunção e os significados das casas do horóscopo para as  quais lança  aspeto. Isto acontece especialmente quando Ketu aflige o Sol num aspeto próximo ou a 9ª casa, situação na qual  o nativo pode perder o pai  ou este pode sofrer problemas severos que privam o nativo de crescer em segurança com o apoio paterno; o mesmo acontece quando Ketu aflige  o ponto mais efetivo da 4ª casa ou quando a Lua é fraca no horóscopo pois, nesta situação, o nativo não recebe os cuidados maternais como deveria, por alguma razão.
No seu período e subperíodos, Ketu traz habitualmente problemas  e situações difíceis para a vida da pessoa, a menos que o Ascendente e o seu regente sejam fortes, bem como o Sol , a Lua e os regentes da 4ª e da 9ªcasas. Uma 9ª casa fraca ao mesmo tempo que Vénus também está fraco no horóscopo  torna problemática a possibilidade de o nativo alcançar sorte e felicidade na vida.
Os resultados deKetu, tal como os deRahu, são sempre melhores quando não existemaspetos próximos com outros planetas nem com o ponto efetivo das casas do horóscopo.

Os Efeitos de Ketu nas Casas do Horóscopo

Quando Ketu está colocado na 1ª casa do horóscopo  a pessoa pode ter falta de entusiasmo pela vida. A colocação de Rahu na 7ª casa, ao inclinar para as aventuras sexuais, pode ajudar a fragilizar a saúde. A constituição física é geralmente fraca e a pessoa  tem muitas vezes pressão alta e sofre de enxaqueca ou de dores de cabeça frequentes.
Na 2ª casa do horóscopo, Ketu pode permitir ganhar dinheiro mas  o nativo não é capaz de  poupar nem de acumular nada do que ganha. A família não dá, em geral,  o apoio necessário, por alguma razão. Nesta posição, Ketu gera uma atitude ambivalente em relação à riqueza e uma desvalorização  da família . Pode haver problemas de saúde  nos dentes e na face.
A colocação de Ketu na 3ª casa do horóscopo prejudica as relações familiares e as competências de comunicação. Estas pessoas são  apáticas nas interações com os outros e podem ter falta de coragem e de iniciativa . Mentalmente , há irrequietude e instabilidade, o que gera mal estar mental. O nativo pode ter  irmãos mais novos com problemas mentais ou com comportamentos excêntricos e pode ser difícil a relação com eles.
A colocação de Ketu na 4ª casa do horóscopo pode gerar um sentimento de incerteza geral em relação à vida, prejudicando o bem estar mental ou o sentimento de felicidade  pessoal. Pode enfraquecer o coração, pelo que os nativos com esta posição deverão ter especial cuidado  com a saúde deste órgão.
A colocação de Ketu na 5ª casa pode prejudicar a inteligência , reduzindo-a. Não favorece as crianças nem o desempenho criativo da mente. A mente emocional também é prejudicada, podendo haver excesso de nervosismo.
A colocação de Ketu na 6ª casa   pode indicar dívidas contínuas e dificuldade em pagá-las e tendência para fugir aos conflitos, que permanecem abertos e por  resolver. Pode indicar que a pessoa sofre penalizações por seguir pessoas de má reputação. Quando acusado, o nativo não faz esforços para se defender  nem para escapar.
A colocação de Ketu na 7ª casa  produz tendência para perda dos parceiros ou para separação em relação a eles. Pode haver relacionamentos com parceiros de caráter duvidoso.  Também prejudica a saúde abdominal.  Segundo Chintamani, se  Ketu estiver colocado no signo de Escorpião esses aspetos negativos não ocorrerão.
A colocação de Ketu na 8ª casa  do horóscopo indica que a saúde pode ser afetada, a menos que o regente da 8ª casa seja forte e /ou existam aspetos próximos com planetas benéficos.
A colocação de Ketu na 9ª casa do horóscopo  é desfavorável para o pai, podendo, em casos extremos, indicar orfandade de pai. Poderá  depender dos outros para se sustentar e não terá inclinação religiosa nem crente. Pode ganhar dinheiro no estrangeiro.
A colocação de Ketu na 10ª casa do horóscopo indica, se Ketu estiver associado com planetas benéficos, coragem e residência em lugar respeitado. Caso contrário, poderá viver em locais marginalizados. A relação com o pai não é favorecida. A pessoa preferirá a companhia de estrangeiros.
A colocação de Ketu na 11ª casa do horóscopo permite acumular riqueza e conforto e sucesso nos empreendimentos. Terá instrução e será socialmente bem aceite mas pode ter falta de sorte nos assuntos pessoais .
a colocação de Ketu na 12ª casa do horóscopo pode indicar problemas de visão. Vencerá os inimigos. Gastará muito dinheiro com obras de solidariedade. Esta é uma boa posição para objetivos espirituais. Se Ketu estiver mal colocado pode indicar «pecados secretos» e uma vida de dissimulação.
Exercício: Escolha um horóscopo que queira analisar  e veja a colocação de Rahu e de Ketu. Por favor, tenha em consideração que estes funcionam em conjunto, como um eixo oposto «do destino» e a interpretação de ambos deverá ter em conta essa relação inseparável entre a «cabeça do dragão»- Rahu- e a «cauda do  dragão», Ketu- compare os significados de ambos a partir das suas casas de colocação.  Que  conclusão consegue tirar?

2 thoughts on “Os Efeitos de Ketu no Horóscopo”

Leave a Reply