A Lua na 1ª Casa do Horóscopo

lua

Continuamos a apresentar os significados da colocação dos planetas nas casas do horóscopo, hoje falamos do significado da Lua na 1ª casa do horóscopo.

A Lua tem um lugar muito especial na Astrologia Jyotish.  E como já temos referido, quando se trata de averiguar a força da Lua no horóscopo, não chega ver a sua posição por casa e por signo. É também essencial  ver qual é a fase em que a Lua se encontra (para o que deve consultar as efemérides para o dia em causa). A Lua cheia e crescente, na sua fase brilhante é uma Lua forte. Por outro lado, a Lua nova ou minguante é uma Lua que carece de força, pois está afastada do poder da energia solar e é considerada semi-maléfica. Uma outra forma de determinar o caráter benéfico ou maléfico da Lua é  observar a posição da Lua em relação ao Sol: a Lua é considerada benéfica quando está entre 0º a 180ª  à frente do Sol (até ao momento em que fica «cheia»); é considerada maléfica quando se situa entre 180º e 360º para além do Sol (quando começa a diminuir depois da Lua cheia e até à Lua nova). É claro que o poder da Lua não é igual em cada um destes segmentos: uma Lua que começa a «minguar» um ou dois dias depois da Lua cheia tem mais força do que uma Lua que está prestes a entrar na fase da «Lua Nova» e vice-versa. Outro modo de chegar à mesma conclusão é contar os signos após o início da fase crescente ou minguante: se a Lua cheia ocorreu por ex., no signo Leão, a Lua em Virgem terá ainda bastante força, sendo mais fraca quando, por ex., entra em Sagitário ou Escorpião. Para inferir estas conclusões é preciso consultar as efemérides. (Pode  fazê-lo diariamente, por ex., no nosso Blog A tua Vida nos Astros, que apresenta diariamente as efemérides no Zodíaco Sideral). Concluindo, a regra geral é que quanto mais brilhante é a Lua, mais benéfica e forte se torna.

Significado da Lua na 1ª casa do horóscopo

Uma Lua brilhante na 1ª casa do horóscopo produz uma aparência física atraente e uns olhos bonitos e grandes. O nativo é sociável, apaixonado e romântico, inteligente e obterá sucesso numa profissão que lida com o público. Como a Lua é um elemento inerente à subjetividade, estando relacionada com o plano emocional e com a necessidade mais básica de segurança, estas pessoas são também autocentradas, embora tenham uma personalidade magnética que atrai os outros.  O centramento na própria vida interior produz a tendência para ver as coisas a partir dos seus próprios sentimentos interiores e isso dificulta a capacidade de julgar as coisas de forma objetiva .A personalidade é afável  e atrai o respeito dos outros. O humor pode variar e a pessoa pode ser muito sensível e emocional mas será feliz. Terá também boa saúde, uma constituição física forte e uma vida longa.  Gostará de viver junto de água e terá uma relação próxima com a mãe que será significativa na sua vida.  Terá acesso a conforto e luxos,  e, porque a Lua forte lança aspeto para a 7ª casa do casamento e das parcerias, o casamento será feliz. É claro que estes bons resultados serão «estragados» se a Lua receber influências maléficas

Uma Lua escura ou minguante na 1ª casa do horóscopo continua a assegurar beleza física à pessoa mas a sua estabilidade mental sofre e o humor pode ser muito variável .A pessoa é inteligente embora  quanto mais «escura» é a Lua maior é  a tendência para a dificuldade em formular juízos objetivos sobre as coisas. Em termos de saúde, esta pode ser fraca e a constituição física pode ser frágil.  Pode haver também excesso de egocentrismo , egoísmo e auto indulgência. A pessoa pode não alcançar a visibilidade desejada nem ser muito feliz. O respeito dos outros tarda em chegar porque  a pessoa passa despercebida aos olhares dos outros.

Se a Lua estive no seu próprio signo Caranguejo ou  no signo de exaltação, Touro e colocada na 1ª casa do horóscopo, portanto, com Caranguejo ou Touro no Ascendente, todos os aspetos referidos para a Lua brilhante são enfatizados  e, se a Lua estiver nestes signos na 1ª casa e também na fase brilhante, poderá atingir a fama, sendo reconhecida e respeitada pelo público. A sua personalidade será suave e gentil, romântica e terá uma vida conjugal feliz. Se a Lua estiver nestes signos mas minguante, os efeitos continuam a ser favoráveis mas menos enfáticos do que no primeiro caso.  Esta configuração também indica que a pessoa nasceu numa família rica ou respeitada e refinada e que teve um bom começo de vida.

Se  a Lua estiver no seu signo de debilitação, Escorpião,  e colocada na 1ª casa do horóscopo, isto arruína todas as áreas de vida no horóscopo. Esta configuração indica uma constituição física fraca, problemas de saúde, falta de estabilidade emocional e/ou mental e uma duração de vida que pode ser curta. A menos que haja algum aspeto benéfico que fortaleça a 1ª casa, a pessoa tem poucas possibilidades de atingir notoriedade ou respeito ou riqueza ou reconhecimento por aquilo que fizer na  vida. Será provavelmente pobre e infeliz. O relacionamento com a mãe é mau e o nativo teve um mau começo de vida. a mãe pode ser doente  e/ou  morrer cedo. A vida conjugal é prejudicada pois esta Lua debilitada  está em aspeto com a 7ª casa do casamento.  O nativo pode ser muito egoísta, ter mau caráter e ser muito auto centrado. Tem falta de auto estima e de auto confiança.

A tradição considera que a Lua  também está bem colocada no outro signo de Vénus, Balança e no signo Carneiro de Marte.  A colocação do regente do Ascendente também é importante : se este estiver bem colocado, e receber  a influência  de benéficos, a saúde da pessoa será boa mas se o regente do Ascendente recebe a influência de maléficos e a Lua for fraca, a pessoa pode  ter a sua saúde afetada .

 A idade em que a Lua dá os seus plenos efeitos é a de 24 anos e, por essa altura, algum evento significativo relacionado com a 1ªcasa do horóscopo acontecerá, de acordo com as configurações positivas ou negativas associadas à Lua.

O que dizem os Clássicos

 Brihat Jataka- Se a Lua ocupar a sua própria casa (Caranguejo)  ou em Touro a pessoa será rica; Se estiver no signo de Carneiro  terá muitos filhos. Se a Lua está na 1ª casa e o Sol não está  colocado em Carneiro, Touro ou Caranguejo a pessoa pode ser muda, surda, cega ou ter problemas mentais ou então ser servil.

Phaladeepika- Se a Lua estiver na fase brilhante a pessoa será corajosa, com constituição  física forte, será rica e terá vida longa; o contrário sucede se a Lua estiver minguante.

Saravali-  Se a Lua estiver  colocada em Carneiro, Touro ou Caranguejo na 1ª casa, ou se estiver na fase da Lua Cheia mesmo noutros signos na 1ª casa o nativo será muito atraente, terá boas qualidades, será generoso, rico e feliz. Se pelo contrário estiver minguante o nativo poder ser surdo, mudo, ter mau caráter e ser mentalmente perturbado.

Chamatkar Chintamani-   A Lua colocada na 1ª casa no signo de Carneiro, Touro ou Caranguejo torna a pessoa rica e ilustre, gozando de todo o tipo de confortos. Mas se a Lua estiver colocada na 1ª casa  do horóscopo nos signos de Gémeos, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Capricórnio, Aquário e Peixes , o nativo será pobre, terá um corpo fraco e pode ser pouco inteligente e surdo.

Esperamos que estas indicações ajudem os nossos leitores a interpretar os significados  da Lua na 1ª casa do horóscopo.

Leave a Reply