Júpiter na 1ª Casa do Horóscopo

aslç

Continuamos a apresentar o nosso glossário sobre a colocação dos planetas nas casas do horóscopo, hoje falando sobre os efeitos da colocação de Júpiter na 1ª casa, uma posição que é considerada a melhor e a mais afortunada para este planeta.

Quando  Júpiter está colocado na 1ª casa do horóscopo obtém força direcional (digbala) e , por isso, esta é potencialmente a sua melhor posição. Quando Júpiter está na 1ª casa e está forte ,isso é uma proteção assinalável para todo o horóscopo. Ele é o maior benéfico natural  e pode ajudar a superar outros aspetos que são menos benéficos. A pessoa é saudável, tem uma disposição feliz e alegre,alcança o  respeito dos outros, a sua longevidade é aumentada e, se outros aspetos no horóscopo o confirmarem, pode mesmo atingir a fama.

Júpiter na 1ª casa do horóscopo  dá sorte  à pessoa,  dá uma natureza espiritual e/ou filosófica, beleza, filhos que  lhe trarão felicidade , bem como um parceiro de casamento que  a fará  feliz . Haverá também uma boa relação com o pai (Júpiter lança aspeto para a 5ª-dos filhos- , para a 7ª- do parceiro-  e para  a 9ª – do pai). Esta posição de Júpiter indica riqueza material e prosperidade alcançada, uma vida boa e afortunada. Os filhos serão uma fonte de  felicidade e a pessoa será respeitada pelas suas boas qualidades. Este  nativo tem a capacidade para  influenciar positivamente os outros pelo seu exemplo e atitude digna e justa  e pode  fazer a diferença em relação àqueles que o conhecem, passando-lhes alguma forma de sabedoria pois Júpiter é um «professor», que não resiste a passar os seus ensinamentos  e sabedoria acumulada.

Quando Júpiter está na 1ª casa e é forte, a pessoa é  abençoada com proteção para todo o tipo de sofrimentos e  tem uma personalidade digna; o nativo é uma pessoa sábia e justa que faz boas ações. Esta posição de Júpiter é comum nos  líderes espirituais e também em pessoas que se tornaram famosas. Júpiter significa expansão e o único lado menos interessante desta posição é que Júpiter tende a «expandir» o corpo, dando tendência para engordar.

Quando Júpiter está colocado na 1ª casa e no próprio signo (Peixes, Sagitário) ou no signo da sua exaltação, Caranguejo, todos os bons efeitos referidos são amplificados e a pessoa adquire uma posição de autoridade e de respeito na comunidade . Estes bons efeitos não se produzem quando  a 1ª casa  ou Júpiter estão aflitos por planetas maléficos. Este nativo terá acesso a uma vida de conforto e até mesmo de luxo. Esta posição também indica uma pessoa de grande desenvolvimento espiritual. Terá talento para ser um excelente orador, capaz de  provocar a admiração dos outros.

Quando, pelo contrário, Júpiter está na 1ª casa no seu signo de debilitação, Capricórnio, a pessoa terá problemas de saúde que lhe afetam o fígado,  provocam alergias, etc. A sua disposição, a menos que haja bons aspetos para Júpiter ou para a 1ª casa, é negativa  e ela será incapaz de sentir contentamento. A honra ou o reconhecimento serão negados. A pessoa terá falta de espiritualidade, não tendo interesse pela sabedoria nem pela religião e a sua atitude é dogmática e cheia de certezas. Lutará com falta de dinheiro e de  outros bens que lhe assegurem uma vida confortável . A longevidade também é diminuída e esta pessoa pode ser inclinada a fazer más ações. A mente será  instável e  adota uma postura de ingratidão, abandonando os que lhe querem bem . Pode ser vaidosa. Gostará de viajar. O temperamento é belicoso e torna-a facilmente inimiga dos outros, o que lhe pode trazer dissabores e aumentar o sentimento de infelicidade.

O Que Dizem os Clássicos

Brihat Jataka- A pessoa será instruída e amante do saber.

Phalaadeepika- A pessoa terá uma aparência digna, fará boas ações, terá uma vida longa e será corajosa. Receberá felicidade dos filhos.

Saravali- o nativo terá um corpo bonito, terá vida longa, será tolerante.

Chamatkar Chintamani-  a pessoa será respeitada pelas suas boas qualidades. Gastará dinheiro em ações meritórias.

Júpiter dá os seus plenos efeitos aos 16 anos de idade pelo que, por essa altura, o nativo obterá alguns benefícios que podem ser assinaláveis, a menos que Júpiter esteja aflito ou tenha a regência de casas maléficas.

Concluímos esta síntese sobre o significado de Júpiter na 1ª casa para ajudar os que estão a aprender Astrologia a dominar os conceitos e significados básicos que permitem a leitura do horóscopo.

Leave a Reply