Ketu na 1ª Casa do Horóscopo

luna

Concluímos a apresentação dos efeitos dos planetas  na 1ª casa com Ketu, a «cauda do dragão». Ketu é um dos nodos lunares e forma um par inseparável com Rahu, estando-lhe  sempre oposto no horóscopo. Apesar de poderem dar resultados positivos quando estão em alguns signos ou casas, os nodos nunca têm efeitos completamente positivos e são um dos indicadores mais fortes do karma  no horóscopo, sendo essa a razão  da sua  designação de «eixo do destino».

A colocação de Ketu na 1ª casa, pelo aspeto que lança para a 7ª casa  e pelo facto de Rahu ocupar a 7ª casa que representa o casamento e as parcerias, é muito má para a vida conjugal  (e para as parcerias pessoais) que passa por turbulências e tem pouca harmonia.  A pessoa com Ketu na 1ª casa pode ter um cônjuge que tem uma natureza manipuladora e astuta , enganadora e pode ter uma personalidade dominadora.

Ketu simboliza o desligamento e despojamento espiritual e, por isso, a colocação na 1ª casa pode indicar uma poderosa intuição e  inclinação espiritual do nativo, acompanhada  de uma mente discriminativa. A pessoa gosta do oculto  e pode ter como preocupação fundamental a busca do conhecimento espiritual e do auto aperfeiçoamento.

Ketu na 1ª casa do horóscopo prejudica a saúde e a vitalidade física e o  nativo pode ter problemas de saúde. Corre também o perigo de ser envenenado ou de comer comida contaminada.

A natureza de Ketu reflete-se na personalidade da pessoa, que pode ser tímida, devido à influência de Ketu que «apaga» os aspetos materiais da vida. como consequência, o indivíduo  pode passar despercebido ou ser «invisível para os outros.» Mas também pode, simultaneamente, ser enganador ou trapaceiro, dissimulando o que realmente sente ou pensa.

Ketu na 1ª casa do horóscopo torna o nativo  pouco estável nos propósitos ,que podem alterar-se com frequência . Esta pessoa nunca se revela de forma transparente aos outros e pode ter muitas facetas da personalidade escondidas. Sofrerá no entanto de uma contínua falta de auto confiança.

Apesar de não existir um entendimento total entre os astrólogos da Antiguidade nem nos de hoje quanto ao signo em que os nodos ficam exaltados ou debilitados, havendo mesmo  quem considere que os nodos- Rahu e Ketu- dão ambos bons resultados nos signos de Mercúrio, a opinião mais corrente é a de que Ketu está no próprio signo em Sagitário, exaltado em Escorpião e mooltrikona em Peixes. Também encontrámos astrólogos a defender que Sagitário é o signo de exaltação de ketu, o que torna o signo de Gémeos  o seu signo de debilitação. Nesta matéria não encontramos um  consenso entre  os textos antigos e este também é difícil entre os astrólogos atuais. Mas devemos usar a nossa experiência, que parece desmentir aqueles que consideram que Gémeos é uma boa colocação para Ketu.

Quando Ketu está colocado na 1ª casa no signo de Escorpião ou Sagitário ou quando o seu movimento é estacionário  direto a pessoa tem inclinação espiritual e uma natureza psíquica. A sua vida é orientada pelo sentido do auto aperfeiçoamento e pelo desejo de salvação espiritual. Também é notada pela sua inteligência devido à grande capacidade discriminativa  que é capaz de discernir muito para além das aparências. A sua natureza é ascética, adaptável e  a pessoa será respeitada embora dê pouca importância às honrarias. Mas a vida conjugal será perturbada e  não trará felicidade ao nativo.

Quando  Ketu está colocado na 1ª casa nos signos de Gémeos ou  de Touro  ou ainda em Caranguejo ou  no signo de Leão , todos os efeitos negativos mencionados serão aumentados. E, se Ketu na 1ª casa do horóscopo receber o aspeto de planetas maléficos, isso prejudicará muito a saúde e a aparência física da pessoa, que pode ter marcas de alguma doença de pele como «bexigas».

O que Dizem os Clássicos

 Phaladeepika- o nativo será ingrato , infeliz e caluniador. Terá o hábito de se dar com pessoas indesejáveis. Terá um corpo atormentado e será privado da sua posição.

Chamatkar Chintamani-  a pessoa será problemática para os membros da sua família. Terá problemas de saúde.

 Ketu dá os seus plenos efeitos aos 48 anos de idade e, por essa altura, pode haver problemas de saúde ou problemas no casamento. Mas, pelo lado positivo, a pessoa pode atingir um estado espiritual mais desenvolvido  e desligar-se dos assuntos mundanos ou até mesmo ter algumas experiências psíquicas e/ou espirituais que terão impacto na sua vida.

Leave a Reply