Mercúrio na 2ª Casa do Horóscopo

escrit

Continuamos  a  apresentação dos efeitos dos planetas colocados na 2ª casa do horóscopo, hoje dedicada aos efeitos  de Mercúrio na 2ª casa. Mercúrio é um planeta   com uma natureza intelectual;  representa o domínio do discurso e o conhecimento e a 2ª casa também tem estes significados   por isso existe afinidade entre o planeta e esta casa do horóscopo.

Efeitos de Mercúrio na 2ª Casa do Horóscopo

A colocação de Mercúrio na 2ª casa do horóscopo , quando o planeta está forte, é uma excelente posição para as atividades intelectuais e para o uso do discurso . Indica que a pessoa será instruída e terá uma educação esmerada. Ganhará riqueza através das suas competências intelectuais. Terá dons  de  oratória, com capacidade para persuadir os outros. Pode ter uma carreira no campo da educação , da literatura, etc.

A colocação de Mercúrio na 2ª casa  leva a pessoa a desenvolver competências de comunicação e  uma linguagem gentil que agrada aos outros. A pessoa é perspicaz e tem uma boa imaginação. A vida familiar é feliz  e  o nativo faz uma alimentação cuidada.

Esta posição de Mercúrio na 2ª casa favorece a aprendizagem das línguas mas, se Mercúrio estiver aflito, a pessoa pode ter um defeito de fala. Mercúrio é um planeta neutro e isso significa que os seus efeitos dependem em grande parte  das associações que forma com os outros planetas.

Segundo os textos clássicos, se Mercúrio estiver associado ou receber o aspeto de Júpiter, o nativo será proficiente em Matemática, tornando-se uma autoridade nesta área. Mercúrio dará bons resultados para o Ascendente Touro e para o Ascendente Leão. Em ambos os casos Mercúrio estará no próprio signo e favorece a aquisição de riqueza e de conhecimento. Os mesmos bons resultados também se verificam nos Ascendentes Gémeos e Virgem, que o planeta rege, e nos signos de Júpiter, Sagitário e Peixes. Em todos estes casos Mercúrio favorece os assuntos da 2ª casa.

Quando Mercúrio está colocado no seu próprio signo ou no signo de exaltação na 2ª casa do horóscopo, a pessoa alcança a riqueza, no caso de Mercúrio estar forte também de acordo com os outros critérios . Obterá distinções académicas, uma elevada posição no campo da educação, renome como cientista, matemático, escritor, etc. Será um orador inspirado e cheio de imaginação. Terá um rosto jovem e atraente, parecendo mais jovem do que é.

Quando Mercúrio está colocado no signo de debilitação, Peixes, na 2ª casa do horóscopo, a educação e a aquisição de riqueza são fortemente prejudicadas: a pessoa encontra poucas oportunidades para adquirir riqueza , a educação deixará a desejar, bem como as competências do nativo ao nível do raciocínio, do discurso  e da imaginação. É comum haver um problema na fala com esta posição. A pessoa pode ter uma auto confiança reduzida ; segundo os autores clássicos,  Mercúrio debilitado  ou fraco leva a pessoa a comer maus alimentos . Pode haver doenças da face, da boca, dos dentes e  das gengivas e  a pessoa pode sofrer devido a   problemas de visão , sobretudo no olho direito. A vida familiar também é prejudicada.

O Que Dizem os Clássicos

Brihat Jataka-  A pessoa será rica.

Chamatkar Chintamani- O nativoserá sábio e inteligente e adquirirá nome e fama. Será um bom orador e será muito generoso. Gostará de uma vida de luxo.

Phaladeepika- O nativo ganhará riqueza usando a inteligência. Será um poeta. Usará um discurso gentil. Comerá alimentos doces.

Saravali- O nativo ganhará a vida usando a inteligência. Gostará de boa comida e de bebida. Terá um discurso gentil  e será guiado por uma moral elevada.

 Mercúrio dá os seus plenos efeitos aos 32 anos. Nessa altura haverá um aumento de riqueza e de estatuto, bem como uma melhoria de outros assuntos da 2ª casa.

Leave a Reply