O Sol na 1ª casa do Horóscopo

bmc

A Astrologia funciona como uma linguagem que é preciso dominar para se poder interpretar a relação entre as casas e os planetas no horóscopo. Assim, começamos hoje a explicar, com base nos textos clássicos da Jyotish, o significado dos diversos planetas nas casas do horóscopo, iniciando com o significado do Sol  na 1ª  casa  do horóscopo ,contribuindo deste modo para ajudar os nossos leitores a dominar os princípios básicos da interpretação astrológica. Devemos lembrar, no entanto que, tal como sucede com uma língua viva, em  que os significados  se alteram conforme o contexto, o mesmo sucede com os significados que vamos dar e que cada estudante deve esforçar-se por entender de acordo com a visão global do horóscopo que estiver a analisar.

O Sol  na 1ª Casa do Horóscopo

O temperamento da pessoa pode ser irritável, autoritário , pouco generoso, agressivo e impaciente. Isto altera-se se o sol receber um aspeto de um planeta benéfico. Esta posição torna o ego forte, capaz de auto afirmação , orgulhoso , com coragem e sede de poder, um líder nato embora também possa ser egoísta e autocentrado , pensando mais naquilo a que tem direito do que nos seus deveres ou responsabilidades. A pessoa é ambiciosa e deseja alcançar uma posição de autoridade, por ex., em cargos políticos,  embora por vezes também possa sentir falta de confiança em si mesmo ou pouca auto estima. Este nativo pode ter uma ligação forte com o pai ou com alguma figura de autoridade que lhe aparece como um modelo que admira. Quando está num bom signo e sem sofrer aflições, o Sol nesta posição dá uma saúde boa e uma constituição física forte. Se estiver debilitado ou aflito por um planeta maléfico funcional, a pessoa pode ter problemas de visão e a saúde também sofre. Assim, se o sol estiver no próprio signo, Leão, ou no signo de exaltação Carneiro, e não estiver aflito a pessoa será respeitada e pode atingir a fama, será instruída e inteligente, terá poder e autoridade e será digna de confiança. Derrotará os inimigos e competidores. O pai, que é significado pelo Sol, terá vida longa e será uma pessoa bem sucedida  e o nativo terá um bom começo de vida pois há grande possibilidade de ter nascido numa família com posses e/ou refinada e capaz de lhe dar tudo o que precisa para vencer na vida.

Pelo contrário, quando o Sol está colocado em Balança, na 1ª casa, isso arruína a auto estima e a auto confiança da pessoa. Balança é o signo de debilitação do Sol  e, como a 1ª casa é aquela que indica as tendências gerais da existência, as pessoas com o Ascendente Balança e com o Sol na 1ª casa têm que lutar continuamente para alcançar algum sucesso e aceitação por parte dos outros, ao mesmo tempo que lutam consigo próprias para se auto aceitarem. A saúde também é frágil, podendo haver problemas de visão  e outros relacionados com impurezas no sangue.  Estas pessoa terão dificuldade em obter o reconhecimento  e o respeito dos outros  e podem ter um temperamento áspero e ríspido que afasta os outros da sua companhia. Esse temperamento pode estar na origem de conflitos e litígios que podem chegar a tribunal e prejudicar o nativo.  Esta posição do Sol indica um pai que tem pouco sucesso na vida , que tem uma vida atribulada e sofrida ou que tem uma vida curta.

O Sol  dá os seus plenos efeitos aos 22 anos de idade, o que significa que, se está bem colocado no horóscopo e rege uma boa casa, por essa altura a pessoa alcançará algum sucesso digno de nota. Mas, se o Sol estiver no signo de debilitação ou se receber  a influência de algum planeta maléfico funcional, ou ainda se tiver a regência de uma das casas maléficas, então por essa altura trará dificuldades relacionadas com os significados da 1ª casa e que podem afetar  a saúde  mas também o sucesso a todos os níveis , social, profissional, relacional, etc.

Alguns autores referem ainda que a colocação do Sol na 1ª casa conjunto com Rahu produz defeitos de visão e hipertensão. A sua conjunção com a Lua nesta casa produz instabilidade mental.

O que dizem os clássicos

Saravali-  o nativo terá pouco cabelo, será preguiçoso, com personalidade irritável, será dominador  ou autoritário, será honrado, terá uma constituição física rude e falta de visão, será impaciente, corajoso, auto centrado.  Se o Ascendente for Caranguejo, os olhos serão proeminentes; se o Ascendente é Leão, a pessoa terá cegueira noturna, se é Balança será pobre e não terá descendência.

Phala Deepika-  o nativo terá pouco cabelo , será preguiçoso , de temperamento irritável e impetuoso, terá estatura alta, olhos avermelhados e corpo magro e fino. Será cruel, impaciente e corajoso.

Com estas indicações esperamos que os nossos leitores tenham mais facilidade em interpretar o significado do Sol na 1ª casa do Horóscopo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *