Saturno na 1ª Casa do Horóscopo

images

Hoje explicitamos os significados da colocação de Saturno, o planeta mais maléfico, na 1ª casa do horóscopo. Atendendo a que a 1ª casa é decisiva para determinar os efeitos de todo o horóscopo, torna-se fundamental  analisar a força e a natureza funcional de Saturno para o horóscopo que estivermos a analisar. Se estiver fraco ou aflito, Saturno pode dar muitos problemas de saúde, pobreza, atrasos e má sorte , ausência de boa reputação, ausência de reconhecimento ou fama e muitos altos e baixos na vida. Mas, se a sua natureza funcional for benéfica e, sobretudo, se receber bons aspetos, ajuda a pessoa a tornar-se um líder de elevada posição, no exercício de funções administrativas ou de autoridade.

Saturno é um significador geral da longevidade (karaka) e a sua colocação na 1ª casa coloca dúvidas a este respeito. Segundo a maioria dos astrólogos védicos, Saturno na 1ª casa só protege a longevidade se estiver nos seus próprios signos (Capricórnio e Aquário), no seu signo de exaltação (Balança) e nos signos de Júpiter, Sagitário e Peixes. Para os restantes signos, Saturno na 1ª casa do horóscopo diminui a longevidade da pessoa a  menos que receba bons aspetos de outros planetas. Segundo os autores clássicos, Saturno na 1ª casa do horóscopo dá propensão para sofrer de reumatismo e de doenças biliosas. Se estiver na primeira casa e receber o aspeto da Lua, a pessoa será «um pedinte», a menos que também receba o aspeto de Vénus ou de Júpiter.  Se o regente do Ascendente também tiver a regência da 4ª ou da 10ª casas, esta posição de Saturno produz Maharaja Yoga (nome, fama e riqueza)  e a pessoa será muito afortunada.

Saturno rege o esqueleto e a sua colocação na 1ª casa do horóscopo traz a probabilidade de o nativo sofrer de problemas nos ossos. Saturno dá também geralmente uma aparência física «seca», o nativo é magro e pode ser pouco atraente, com ossos salientes na fisionomia. Segundo a tradição, a pessoa que nasceu com Saturno na 1ª casa do horóscopo pode ter que enfrentar longos períodos de doença, inquietação mental e preocupações, obstáculos e impedimentos e terá que trabalhar muito para conseguir ser auto suficiente. Será no entanto capaz de acumular  riqueza gradualmente e de forma lenta, se houver esforço contínuo  e se trabalhar muito para isso.

 Saturno colocado na 1ª casa do horóscopo torna a energia virtal da pessoa lenta e esta pode mesmo ser preguiçosa por falta de estamina, sobretudo quando  o Ascendente não é um dos signos referidos anteriormente como as melhores posições de Saturno. A pessoa com esta posição de Saturno é lenta, disciplinada, madura, concentrada e séria e pode faltar-lhe ambição, desenvolvendo o desapego associado a características espirituais e uma personalidade ascética. Pode também ser humilde, responsável,  com uma personalidade fortemente guiada por princípios morais.

A colocação de Saturno na 1ª casa do horóscopo prejudica a vida conjugal pelo aspeto que Saturno lança para a 7ª casa.

Quando Saturno está colocado na 1ª casa do horóscopo em conjunção com o seu ponto mais efetivo, isso pode indicar um parto difícil , com complicações  ou demasiado longo, etc.

A colocação de Saturno na 1ª casa do horóscopo no próprio signo (Capricórnio ou Aquário) e no signo de exaltação (Balança) permite alcançar uma posição de liderança e um elevado estatuto se Saturno estiver forte no horóscopo. A pessoa será abastada, virtuosa e inteligente. Fará boas ações e viverá uma vida longa. Será humilde de caráter e teve um bom começo de vida numa boa família. Segundo os autores antigos, a colocação no próprio signo indica um pai que é abastado e, se estiver no signo de exaltação ,será um líder na sua comunidade, ao mesmo tempo que obterá sucesso financeiro.

Quando  Saturno está colocado na 1ª casa do horóscopo no seu signo de debilitação, Carneiro (Aries) , a pessoa tem pouca saúde, sofre por falta de vitalidade e não tem ambição. A sua longevidade é diminuída e o nativo nasceu numa família de baixa condição tendo tido um mau começo de vida. Dificilmente alcançará a felicidade nesta vida e viverá frustrado com a sua baixa condição . Cuidará pouco da sua aparência e  também não será atraente. Poderá ter alguma deformidade física. A pessoa tem uma má auto imagem e a vida conjugal é profundamente prejudicada por esta posição.

O que dizem os Clássicos

 Brihat Jataka- A pessoa é pobre, doente, presta pouco cuidado à sua aparência e higiene, tem tendência para as paixões, sofre de doenças na infância e tem um discurso pouco claro. Isto, no entanto não acontece quando o Ascendente é Capricórnio ou Aquário, Sagitário ou Peixes ou Balança. Nestes signos, Saturno na 1ª casa torna a pessoa semelhante a um rei, um governante , um erudito e alguém atraente.

Phaladeepika- Se estiver no próprio signo ou no signo de exaltação a pessoa será como um rei, um governante. Se estiver noutros signos o nativo será infeliz na infância  e mais tarde será pobre e preguiçoso.

Saravali- Se estiver no próprio signo ou no signo de exaltação a pessoa será como um rei, um governante. Se estiver noutros signos o nativo será infeliz na infância  e mais tarde será pobre e preguiçoso.

Chamatkar Chintamani- O nativo terá grandes propriedades, será próspero mas também ganancioso, triste e terá mente estreita. Gostará de humilhar os seus inimigos.

12 thoughts on “Saturno na 1ª Casa do Horóscopo”

  1. Tenho o ascendente em touro, e já havia lido que Saturno é um planeta benéfico para esse ascendente. Isso diminui os efeitos negativos de Saturno na 1ª Casa do meu mapa?

  2. Olá! Tenho Saturno em peixes na casa I.
    Naquela parte que diz que Saturno na 1 casa só protege a longevidade se estiver nos seus próprios signos ( Capricornio e Aquário ), no seu signo de exaltação ( Balança ) e nos signos de Júpiter , Sagitário e Aquário.

    Mas os signos de Júpiter não seriam Sagitário e Peixes??

    1. Ótimo! Provavelmene tem uma 1ª casa forte com bons aspetos e/ou planetas benéficos em aspeto com ela. Os aspetos referidos no artigo são apenas referentes à colocação do planeta na casa referida sem ter em conta a globalidde do horóscopo. Outros fatores podem modificar, para o bem e para o mal, os significados da posição dos planetas nas casas e signos.

      1. Também não sofro os efeitos ruins dessa posição. Você poderia falar de Júpiter quadratura Saturno? Agradeceria muito.

        1. O aspeto de quadratura de Saturno é específico da Astrologia ocidental. Na Astrologia Jyotish existe o aspeto de 3, 7 e 10 casas de distância entre Saturno e outro. A interpretação faz-se a partir do nº de casas que separa cada um dos planetas , mas tem que ter em conta os signos e as casas em que ocorre, bem como a disposição geral do horóscopo, não é possível avaliar os efeitos no abstrato , quanto muito podemos dizer que a relação 3/11 casas, que pode ser comparável à quadratura da Astrologia ocidental incide sobre as motivações, desejos , capacidade de empreendedorismo e de ganhar dinheiro e os resultados que isso terá na vida do nativo só podem ser avaliados de acordo com a globalidade do horóscopo.

  3. tenho ascendente em peixes e saturno no ascendente, e júpiter em capricórnio na casa 11 (debilitado), então no caso os dois fazem uma receptação mútua, será que isso melhora um pouco os problemas do posicionamento dos 2 planetas?

    1. Saturno em Peixes não está mal colocado o problema é que Júpiter está debilitado. Neste caso, não me parece que a receção mútua seja vantajosa, devido à debilitação do planeta. A receção mútua- poderá ler sobre ela pesquisando os artigos, no menu «yogas» Parivartana yogas- tanto pode ser benéfica como negativa, a mera receção de dois planetas não é, só por si, uma vantagem, é preciso atender a condições específicas.

  4. Tenho saturno em conjunção com o ascendente em áries na astrologia ocidental é a mesma coisa da astrologia védica.

Leave a Reply