Saturno na 2ª Casa do Horóscopo

min

Continuamos  a apresentação dos efeitos da colocação dos planetas na 2ª casa do Horóscopo, hoje dedicada à colocação de Saturno nesta casa.

 Efeitos de Saturno na 2ª Casa do Horóscopo

 Saturno é um planeta maléfico e, para além disso, é um indicador de restrição ou  de contração e , porque a 2ª casa é  uma casa de aquisição de riqueza e de desenvolvimento do status do nativo,  a posição de Saturno na 2ª casa não é das mais felizes pelo que os textos clássicos dizem que os nativos que têm Saturno na 2ª casa sentem continuamente a falta  de dinheiro. Terão que trabalhar arduamente para ganhar o sustento  e mesmo assim nunca terão o suficiente. A pessoa pode no entanto ter uma vida longa pois Saturno lança um aspeto para a 8ª casa, relacionada com a longevidade, de que ele é o indicador. Mas os assuntos da 2ª casa podem ser prejudicados: pode haver doenças da boca, dos dentes, da face e das gengivas e  problemas  no olho direito;  a educação  pode ser problemática e a pessoa terá uma imaginação pobre. O rosto pode ser pouco atraente e Saturno também prejudica a aparência , fazendo a pessoa parecer mais velha, pois Saturno representa os velhos.

A 2ª casa também é uma casa da família e a posição de Saturno na 2ª casa não favorece uma vida familiar nem conjugal feliz. O nativo terá duas mulheres, dizem os antigos, pois ficará viúvo da primeira.

A pessoa pode  ganhar a vida trabalhando com carvão, com metais, nas  minas  ou fazendo trabalhos duros e pesados.

Mas nem sempre  Saturno na 2ª casa do horóscopo dá maus resultados. É o caso  para os Ascendentes Touro, Virgem, Balança e Capricórnio pois, nestes casos, ou é um yogakaraka (um planeta poderoso que dá poder e riqueza) ou rege casas boas que ajudam a aumentar a riqueza embora de forma lenta e gradual. Com esta posição de Saturno é pouco provável que a pessoa ganhe dinheiro de forma súbita, pelo menos em grande quantidade. Saturno também dá bons resultados para o Ascendente Carneiro, em que é o regente da 10ª e da 11ª casas, permitindo a realização de dinheiro através da carreira ou profissão.

Quando Saturno está colocado no próprio signo- Capricórnio e Aquário–  ou no signo de exaltação- Balança– a pessoa ganhará riqueza embora de forma gradual mas estes rendimentos serão sólidos e duradouros. Neste caso a pessoa é dedicada à família, tem um temperamento sério e pode ser um excelente orador. Será instruída e terá uma educação esmerada. Terá  também uma boa imaginação e pode tornar-se uma autoridade numa certa área em que se torne especialista.

Quando, pelo contrário, Saturno está na 2ª casa do horóscopo no seu signo de debilitação, Carneiro, a pessoa será pobre e trabalhará arduamente para ganhar o seu dinheiro. Pode usar meios desonestos para ganhar dinheiro ou ter trabalhos pouco conceituados. Os textos dizem que a pessoa será miserável ou sofre de depressão. A vida familiar será infeliz. Só terá acesso a uma educação limitada. Pode ter um defeito de fala e sofrerá de doenças da boca, da face, dos dentes e  das gengivas.

O Que Dizem os Clássicos sobre  Saturno na 2ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa terá muita riqueza mas será privada dela pelo governo e sofrerá de doenças da face.

Chamatkar Chintamani- o nativo terá um discurso duro e adquirirá riqueza quando deixar a família e for para uma terra distante.

Phaladeepika- o nativo será feio e usará meios questionáveis para alcançar riqueza e será pobre. Passará os últimos anos da vida longe da terra onde nasceu e aí adquirirá riqueza, veículos e outros objetos de conforto.

Saravali-  o nativo terá uma face atormentada. Mais tarde na vida deixará a sua terra natal e irá para uma terra distante onde adquirirá riqueza, veículos e outros objetos de conforto.

Saturno dá os seus plenos efeitos aos 36 anos. Nessa altura haverá problemas financeiros, problemas  com a  educação, com a vida familiar e outros assuntos relacionados com a 2ª casa. Isto não acontecerá se Saturno for um yogakaraka ou tiver a regência de boas casas.

5 thoughts on “Saturno na 2ª Casa do Horóscopo”

  1. Ola,

    Gostaria de saber se tem algum significado importante quando 2 pessoas se conhecem no Dasha de Saturno (subperiodo ) de Saturno (para as 2)? podemos considerar esse encontro carmico, predestinado?

  2. Nossa, até me assustei um pouco com os discursos dos clássicos (feiúra, doenças na face, face atormentada etc.)! Espero que algo assim não ocorra comigo, Deus é mais! Mas por outro lado, outros discursos combinaram perfeitamente com minha vida: realmente estou longe de minha terra-natal e aos poucos estou conseguindo algum conforto. Ainda não consegui riqueza, mas espero conseguir algum dia! Será que com essa configuração é possível?
    Eu tenho Urano, Saturno e Netuno em Capricórnio, sendo que Urano caiu na Casa 1, e Saturno e Netuno caíram na Casa 2. Essa configuração indica mais pra riqueza ou para pobreza?

    Grato!

    1. Leandro você está a misturar a Astrologia Jyotish com a ocidental e não deve fazê-lo, sob pena de não entender nem uma nem outra. Acredite, também estudámos durante muito tempo a Astrologia ocidental mas, ao optarmos por conhecer a Jyotish nunca misturámos as duas, são dois sistemas diferentes e partem de pressupostos que não são coincidentes em muitos aspetos. De qualquer modo, o horóscopo deve ser visto como um todo, as indicações que encontra em cada uma das posições dos planetas são gerais, é preciso relacionar isso com todos os outros aspetos e colocações, é por isso que não é fácil aprender Astrologia. Exige tempo e dedicação.

  3. Gostaria tambem de acrescentar que certas pessoas com este posicionamento podem gostar de antiguidades visto que a 2ª casa rege aquilo que apreciamos e consideramos belo dada a presença de Venus. Como Saturno esta associado ao envelhecimento e Venus a beleza pode haver este interesse por antiguidades. Eu tenho Saturno nesta casa em balança e sinto uma enorme atração por antiguidades. Acho tambem que este aspecto tb pode conferir algum tradicionalismo ou conservadorismo familiar 🙂

Leave a Reply