Ketu na 2ª Casa do Horóscopo

mans

Concluímos a apresentação dos efeitos dos planetas colocados na 2ª casa do horóscopo com Ketu, a «cauda do dragão». Ketu não tem mente e  a sua colocação numa casa relacionada com a educação e com o discurso não favorece estes significados. Os nodos nesta casa não dão resultados felizes.

Efeitos da Colocação de Ketu na 2ª Casa do Horóscopo

 Ketu conduz ao desapego e a pessoa pode ser ambivalente em relação à riqueza : nuns momentos pode expressar avidez em relação à  riqueza enquanto noutros parece não lhe dar qualquer importância.

A colocação de Ketu na 2ª casa indica uma família que deu pouco apoio ao nativo e também a tendência deste para desvalorizar aspetos como a linhagem, a reputação ou o nome da família.

A  posição de Ketu na 2ª casa indica que a pessoa terá geralmente dificuldades financeiras e a sua personalidade  será depressiva. Terá momentos de  infelicidade na vida.  O caráter  da pessoa não é ajudado por esta posição e  o nativo pode usar linguagem pouco correta ou dizer mentiras. Pode ter um problema ou defeito na fala, como a gaguez ou problemas de pronúncia.

A colocação de Ketu na 2ª casa do horóscopo prejudica a educação e a vida familiar que sofrem devido a circunstâncias negativas. A saúde também sofre, ou porque o nativo tem  uma má alimentação ,com excessos na bebida e consumo de alimentos maus para a saúde ou porque é dependente de substâncias tóxicas e drogas. Poderá haver também doenças da face, da boca, dos dentes.

Os maus resultados de Ketu na 2ª casa alteram-se substancialmente quando Ketu está colocado em signos positivos: quando Ketu está colocado em Escorpião, Sagitário  ou Peixes e também no outro signo de Marte, Carneiro*, sobretudo quando está em movimento estacionário direto, a pessoa terá uma excelente educação e será muito instruída e poderá ter um elevado conhecimento espiritual. Será uma buscadora do conhecimento espiritual. A vida financeira será excelente e a pessoa terá um   rosto bonito e uma alimentação cuidada. Infelizmente, algumas coisas nunca mudam e os nodos nunca dão resultados completamente positivos e, por isso, a vida familiar será fonte de preocupações e de infelicidade. O nativo pode também usar linguagem inconveniente.

O Que Dizem os Clássicos sobre Ketu na 2ª Casa

Phaladeepika- o nativo não terá riqueza nem educação. Usará uma linguagem vulgar e terá problemas de visão. Dependerá de outros para  se alimentar.

Chamatkar Chintamani– o nativo sofrerá de doenças da boca. Terá amargura em relação ao governo. Perderá riqueza e terá problemas com membros da sua família. Estes problemas não acontecerão se Ketu estiver em Gémeos, Virgem ou Carneiro.*

*Muitos autores clássicos não fazem distinção entre os efeitos de Rahu e Ketu nos signos e nas casas, atribuindo resultados semelhantes para a posição de ambos os  nodos nos mesmos signos, havendo também muitas divergências entre os astrólogos atuais sobre a relação entre os nodos e os signos.  Nós seguimos a posição que defende a diferença de efeitos de Rahu e Ketu nos signos, considerando que Ketu dá bons resultados nos signos de Júpiter (Sagitário e signo  Peixes) e de Marte (Escorpião e Carneiro).

Ketu dá os seus plenos efeitos aos 48 anos. Nessa altura os nativos podem experimentar infelicidade ou depressão, problemas domésticos e financeiros, a menos que Ketu esteja colocado nos signos onde dá bons resultados, situação em que os maus resultados são minorados e a pessoa pode passar por um revelador período de descoberta espiritual.

3 thoughts on “Ketu na 2ª Casa do Horóscopo”

  1. Boa tarde,
    Não comprendo quando afirma que ketu pode dar bons resultados quando colocado em determinados signos e em movimento estacionario. Rahu e Ketu não são sempre retrogrados?

    obrigada

    1. Com efeito, quando em movimento, estão sempre retrógrados mas, de longe em longe, ficam estacionários, como pode ver se consultar as efemérides para a localização dos planetas mês a mês em cada ano.

Leave a Reply