Marte na 4ª Casa do Horóscopo

man

Marte é um planeta maléfico natural e a sua colocação na 4ª casa, uma casa que rege a felicidade subjetiva e a vida doméstica  prejudica gravemente estas áreas de vida e destrói a generalidade do significados da 4ª casa.  Hoje vamos conhecer o que dizem os textos da Astrologia Jyotish  ( e a experiência dos astrólogos) sobre  esta colocação de Marte no horóscopo.

Efeitos da Colocação de Marte na 4ª Casa do Horóscopo

Os textos antigos afirmam que, quando Marte está colocado na 4ª casa do horóscopo o nativo é pobre, não possui terras nem casa própria e também não tem esposa e a sua vida familiar é perturbada e infeliz pois será devastada pela adversidade, sobretudo se Marte é fraco ou está debilitado. O pai do nativo pode estar ausente ou morrer cedo e a saúde da mãe é também muito frágil.  O nativo terá uma boa saúde mas viverá numa casa com poucas condições ou numa casa que não lhe pertence ou ainda num local desagradável ou marginal. A relação com os parentes próximos é de inimizade e pode haver uma relação muito problemática com a mãe. Terá também problemas com os veículos. Pode viver afastado do seu local de nascimento e ter dificuldade em possuir roupas condignas e outras condições de conforto. Muitos textos afirmam também que a colocação de Marte na 4ª casa indica muitas vezes que o pai do nativo morrerá cedo (Marte lança aspeto para a 10ª casa que é a 2ª a partir da 9ª, a casa que indica o pai e a 2ª casa, como sabemos, é uma casa maraka, ou indicadora de morte).

Quando Marte está colocado na 4ª casa e está aflito por algum planeta maléfico pode haver fogo em casa  e o nativo pode ter problemas cardíacos. Marte na casa que rege o coração também pode tornar a pessoa má ou dar-lhe um coração cruel impedindo ainda que ela sinta verdadeira felicidade.

A colocação de Marte na 4ª casa do horóscopo também não favorece a herança de propriedade materna ou, se a herdar, o mais certo será perdê-la. Os eventos na vida da pessoa tendem a ter finais problemáticos e o mesmo sucede com o final da vida do nativo. A educação da pessoa, também significada por esta casa, pode passar por obstáculos e interrupções e pode ser difícil obter um grau académico. Mas pode ter uma carreira de sucesso e /ou na qual exerce poder e autoridade.

A colocação de Marte na 4ª casa é uma das expressões da «aflição de Marte» (kuja dosha ou manglik dosha) e indica uma vida conjugal perturbada, a menos que o nativo case com algum que possui a mesma aflição. Esta aflição será cancelada se Marte estiver na 4ª casa no signo de Escorpião (Ascendente Leão). Segundo os textos clássicos, se houver algum planeta conjunto com Marte na 4ª casa, os seus significados serão destruídos por Marte.

Mas nem sempre Marte na 4ª casa produz maus resultados. Quando Marte está colocado no seu próprio signo (Escorpião ou Carneiro) ou no signo de exaltação , Capricórnio, o nativo será dono de muitas casas e terras e terá veículos luxuosos e confortáveis. A mãe pode também ser uma pessoa forte e dominadora  e a sua vida será longa. O nativo terá uma excelente educação e terá muitos bens. A relação com a mãe, no entanto, não será boa. Assim, para os Ascendentes Capricórnio, Leão e Balança, Marte na 4ª casa forma um poderoso yoga positivo, um Ruchaka yoga.

Quando, pelo contrário, Marte está colocado na 4ª casa no seu signo de debilitação, Caranguejo (Ascendente Carneiro)  a sua mãe goza de má saúde e pode mesmo morrer cedo. Haverá discussões frequentes com a mãe e a relação com ela será má, havendo falta de entendimento entre ambos. A pessoa não tem uma boa casa, podendo viver numa casa sem condições, não tem terras  nem veículos ou, se tem carro, este dá  problemas constantes. A pessoa sente insatisfação e/ou infelicidade em relação à sua vida e a carreira também sofrerá não trazendo bons resultados nem realização pessoal.  Pode haver doença cardíaca. Será difícil completar a educação e receber herança materna.

O Que dizem os Clássicos sobre Marte na 4ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa terá uma mente perturbada e não alcançará a felicidade.

Chamatkar Chintamani- mesmo que outros planetas no horóscopo estejam bem colocados, o nativo será privado de felicidade do pai, da mãe, do cônjuge e dos filhos, não gozando de felicidade doméstica mas terá terras e veículos devido a recompensas governamentais.

Phaladeepika-  o nativo perderá a mãe cedo na vida, não terá amigos e será privado de felicidade, terras e veículos.

Saravali-  o nativo não terá casa, nem  terras, nem veículos nem roupas decentes, nem abundância de alimentos; não será feliz , não terá relacionamentos satisfatórios e viverá numa casa que não lhe pertence.

Marte dá os plenos efeitos aos 28 anos e, a menos que esteja em bons signos e/ou  receba bons aspetos, nessa altura trará eventos difíceis relacionados com os significados da 4ª casa.

Leave a Reply