Mercúrio na 4ª Casa do Horóscopo

mam

A colocação de Mercúrio na 4ª casa do horóscopo dá bons resultados, sobretudo se Mercúrio estiver sozinho e se o regente da 4ª casa estiver bem colocado e for forte. Falamos hoje dos efeitos da colocação de Mercúrio na 4ª Casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Mercúrio na 4ª Casa do Horóscopo

Quando Mercúrio está colocado na 4ª casa do horóscopo, o nativo  «terá mãos ativas» ( o que quer que isso signifique, talvez se refira a competências práticas de trabalho com as mãos) e recebe felicidade dos pais, segundo os textos antigos. Será também paciente,  instruído e feliz. Será dono de terras ,de casas e de veículos e obterá graus académicos. Terá uma relação próxima com a mãe embora esta possa ser mais intelectual do que emocional e a mãe será uma pessoa inteligente e instruída. O nativo  gostará de música e de belas artes e será abastado mas não receberá herança familiar. Terá muitos amigos.

Quando Mercúrio está colocado na 4ª Casa do horóscopo e está associado com maléficos como Rahu, Ketu ou Saturno, o nativo será privado de todos os bens significados pela 4ª casa: terras, casa(s), veículos. Não terá um bom relacionamento com os amigos nem familiares e terá a personalidade de um aldrabão.

Quando Mercúrio está colocado na 4ª casa do horóscopo no seu próprio signo ou no signo de exaltação – Gémeos e Virgem–  todos os benefícios referidos são aumentados. A pessoa é um intelectual e pode ter uma carreira relacionada com a investigação ou a educação. A mãe é altamente inteligente e pode mesmo ser notável e famosa. O nativo será feliz e abastado, possuindo muitos bens.

Quando, pelo contrário, Mercúrio está colocado na 4ª casa e no seu signo de debilitação, Peixes, o nativo não encontra a felicidade nem sente satisfação com a vida. Sofrerá por causa da sua mãe, que pode ter uma vida cheia de dificuldades e a saúde frágil, e pode  mesmo ter falta de estabilidade mental.  O nativo não será proprietário de nenhum dos bens significados pela 4ª casa e a sua educação sofrerá obstáculos, podendo mesmo não concluir a educação superior. Quanto ao temperamento, o nativo pode ser nervoso e ter falta de confiança, que mascara com gabarolice. A sua vida  conhecerá pouco conforto e não herda propriedade ancestral.  Quando é dono de bens, poderá ter que os vender ou perdê-los-á devido a circunstâncias desfavoráveis em momento diversos da vida. Todos os finais, incluindo o final da sua vida, serão pouco felizes.

O Que dizem os Clássicos sobre Mercúrio na 4ª Casa do Horóscopo

Brihat Jatak-a pessoa será instruída.

 Phaladeepika– o nativo será instruído, será um lisonjeador, será rico e dono de terras e terá bons amigos. Também será feliz.

 Chamatkar Chintamani– o nativo será sábio. Divertir-se-á com os amigos. Ocupará um posto importante no governo ligado à área financeira. *Não receberá propriedade ancestral por herança.

 Saravali– o nativo será rico, terá bons relacionamentos, será dono de veículos e de boas roupas. Será instruído.

*Mercúrio priva o nativo de propriedade apenas se  o regente da 4ª casa estiver colocado numa casa maléfica- 6ª, 8ª ou 12ª– ou se o próprio Mercúrio for o regente de uma dessas casas.

 Mercúrio dá os plenos efeitos aos 32 anos, altura em que o nativo verá florescer alguns dos significados de Mercúrio na 4ª casa de acordo com a sua força no horóscopo.

Leave a Reply