A colocação de Júpiter na 5ª Casa do Horóscopo

cle

A colocação de Júpiter na 5ª casa é positiva para os significados da 5ª casa do horóscopo. Vamos em seguida explicar os significados desta colocação de Júpiter no horóscopo.

Efeitos da Colocação de Júpiter na 5ª Casa do horóscopo

Quando Júpiter está colocado na 5ª casa do horóscopo, a pessoa é muito inteligente, jovial e tem um  temperamento alegre. Terá filhos que serão bem sucedidos na vida e que lhe darão felicidade.(algumas fontes antigas dizem que a pessoa terá apenas um filho). Terá sorte na especulação e no jogo e também terá sucesso na bolsa , nos investimentos que fizer. Pode haver talento artístico ou para a prática do desporto e pode haver sucesso numa carreira ligada com uma destas áreas. Júpiter colocado na 5ª casa do horóscopo dá inclinação espiritual ou religiosa e há geralmente um forte sentido de missão na vida.  A pessoa terá também uma forte consciência ética, pautando a sua vida por elevados princípios morais. Em alguns indivíduos pode haver um sentimento de superioridade ou inflação do ego, que faz com que desejem conduzir outros, o que pode levar à procura de um cargo elevado na política.

Quando Júpiter está colocado na 5ª casa e não está aflito, a pessoa traz uma forte «poorvapunya», isto é, um forte crédito por boas ações realizadas no passado e que se manifesta como sorte nesta vida: pode ganhar riqueza sem esforço e de um momento para o outro. Segundo os textos antigos, a pessoa numa outra encarnação viveu a sua vida exclusivamente em benefício de outros e, nesta vida, recebe a recompensa. Estes nativos têm uma natureza generosa e refinada e fazem boas ações. A vida amorosa decorre com suavidade e harmonia, trazendo-lhes  felicidade.  A vida é vista como algo bom e cheio de oportunidades para a sua felicidade e bem estar.

Quando Júpiter está colocado na 5ª casa no seu próprio signo – Sagitário e Peixes– ou no signo de exaltação- Caranguejo  a pessoa tem um caráter muito altruísta, é sábia e espiritual.  Terá filhos que serão especiais, prósperos ou famosos e que serão fonte de alegria para si. Esta pessoa será ouvida e respeitada pela sua sabedoria e pode ser um líder religioso ou mestre espiritual. Este nativo traz muitas bênçãos para esta vida, tendo uma forte poorvapunya. Todos os investimentos que fizer darão bons resultados pelo que a pessoa será rica sem esforço. Pela sua personalidade carismática, o nativo pode ser um líder político ou ser ouvido nos destinos da vida coletiva. Nasceu com um forte sentido de missão sabendo desde muito cedo qual o propósito de vida que lhe está destinado ou que ele quer realizar.

Quando, pelo contrário, Júpiter está colocado no seu signo de debilitação, Capricórnio, na 5ª casa do horóscopo, a sua vida será problemática e sem sorte. A sua inteligência é perturbada e o nativo dificilmente concluirá os exames no percurso educacional. Tirará pouco prazer da vida, não tendo sorte. Os amores não lhe correrão bem. Pode haver gravidezes não desejadas ou abortos e haverá pouca felicidade com os filhos. Se tiver filhos estes terão vidas difíceis. A pessoa nasceu sem crédito por ações passadas, podendo ter havido abuso dos princípios espirituais em outra encarnação. O jogo ou especulação não trarão sorte e os investimentos serão causa de desapontamento: este nativo só ganhará o que resultar do seu esforço árduo. Este nativo, de acordo com os textos antigos, não respeita os princípios morais e pode ter um sentido distorcido sobre a religião. Terá dificuldade em encontrar o seu propósito de vida.

Segundo os textos clássicos, se o dispositor de Júpiter (o regente da 5ª casa quando esta é ocupada por um signo Mooltrikona) çfor forte,  o nativo será rico. Se o dispositor estiver fraco, por estar debilitado ou em signo inimigo, o nativo sofrerá perda de crianças ou terá apenas um filho e perderá riqueza devido a penalizações governamentais. Isto não sucederá se Júpiter receber o aspeto de um planeta benéfico.

O Que dizem os Clássicos sobre a Colocação de Júpiter na 5ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- o nativo será inteligente.

Chamatkar Chintamani- o nativo terá uma boa imaginação, será um bom orador e um bom escritor. Gostará de luxo. Pode adquirir riqueza através dos filhos.

Phaladeepika- o nativo será inteligente e um ministro do rei mas será infeliz por querer filhos e não os ter.

Saravali- o nativo será feliz, será instruído, permanentemente rico e terá filhos. Será tolerante.

Nota: os leitores notarãoquealgumas referências são contraditórias no que dizem os autores clássicos mas é preciso notar que alguns destes textos , muito antigos, estão incompletos ou truncados.

Júpiter dá os seus plenos efeitos aos 16 anos pelo que, por essa altura, são de esperar eventos positivos relacionados com os significados da 5ª casa , a menos que Júpiter esteja debilitado ou aflito.

8 thoughts on “A colocação de Júpiter na 5ª Casa do Horóscopo”

  1. Interessante! Eu nunca desejei ser mãe nem tampouco achei graça a crianças(apesar de nutrir um amor enorme por animais)! Sempre me perguntei pela razão de assim o ser e sempre me questionei sobre o porquê de tanta gente desejar ser pai/mãe!Tenho Jupiter debilitado na 5ª casa e saturno na 2ª casa. Sendo Capricornio um signo pouco fertil, apesar de ser elemento terra, penso que saturno tb aspecta a 5ºcasa o que vem restringir todos os significados desta casa.Sendo o meu asc virgo a presença de saturno nas 5 e 6 ª casas revelam que o desgaste psicologico, emocional e o desenvolvimento de doenças advem do esforço que advem tudo o que simboliza a 5ªcasa filhos, paixões e estudo academico (bem verdade!). Para salientar ainda mais este meu desinteresse por crianças pude concluir que tenho saturno em carneiro debilitado na divisional Saptamsa. É incrível como a Astrologia nos dá respostas e os porquês dos nossos amores e desamores por certas coisas nesta realidade tridimensional!

    1. Cara Andreia, Quíron é um fator analisado pela Astrologia ocidental mas não pela Astrologia Jyotish. Já antes aconselhei nestes comentários um site excelente de Astrologia ocidental onde talvez possa explorar essa conjunção: http://www.astro.com (Astrodienst). Experimente!

  2. Boa noite,

    eu tenho Jupiter debilitado na 5ª casa e gostava de lhe colocar uma questão. Ja ha muitos anos que sou uma pessoa dada ao estudo auto-didata o que me parece sempre ser algo de muito enriquecedor mas ultimamente tenho sentido a vontade de ter um guru que me pudesse reorientar e de ir para a India. Sinto que, talvez pelo facto de o meu Jupiter estar debilitado que tenho desenvolvido muitas inseguranças relativamente ao saber que tenho vindo a adquirir não sabendo ao certo se por vezes não me estarei a dispersa-me.
    Por outro lado, sabendo a partida que Jupiter e o karaka do guru sei que ha a possibilidade de receber ensinamentos nem sempre os mais elevados em termos espirituais por parte deste…

    Sinto que este posicionamento astrologico e um bocado contraditorio, pois que jupiter esta numa casa de dharma mas esta num signo que o debilita e que indica aspectos karmicos relativamente a forma como se adquire o conhecimento, dai a minha indecisão.

    A minha questão e:

    Para uma pessoa com este posicionamento acha mais aconselhavel a pessoa seguir um estudo mais independente e auto didata ou de o fazer acompanhado por um guru?

    Tenho perfeita consciência de que seria necessario outros dados para uma resposta mais completa, mas penso que com a sua experiência e intuição poderei ter maior certeza se deveria tentar algo diferente desta vez.

    1. É uma questão a que, em última análise, só você poderá responder. Mas eis algumas dicas: veja onde está Saturno e qual a sua dignidade ou força, pois é o dispositor de Júpiter. Depois, os aspetos (se houver algum) que Júpiter recebe). A seguir lembre-se de que a 5ª casa corresponde ao signo Leão, que é individual por natureza, criativo e que busca uma expressão pessoal no mundo. Talvez a sabedoria que procura não esteja num país longínquo, mas bem mais perto, dentro de si, à espera que a encontre. Rahu, no novo trânsito, talvez ajude a encontrar um modo novo e pessoal , não convencional de conduzir a sua vida. Será que isto não sinaliza que deve estar focada em si?

  3. Muito obrigada pelas dicas!

    De facto tudo faz muito sentido! Pois que Jupiter, neste momento esta a transitar na minha 12ª casa em Leão! Rahu entrara na 12ª casa para o ano que vem 🙂

  4. tenho ascencente em cancer e júpiter em escorpião na quinta, no caso o dispositor é marte e também é um rajayoga, ele está na segunda casa em leão. isso significa que o dispositor do signo é forte? pelo fatode ser um rajayoga? e que assim meu júpiter está favorecido?

Leave a Reply