A Colocação de Mercúrio na 5ª Casa do Horóscopo

inv

Mercúrio é o planeta indicador do pensamento analítico e a 5ª casa é uma casa de inteligência e, por essa razão, esta colocação de Mercúrio é uma das melhores para a inteligência do nativo.  Esta posição favorece em geral todos os significados da 5ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Mercúrio na 5ª Casa do Horóscopo

Quando Mercúrio está colocado na 5ª casa do horóscopo o nativo é altamente inteligente e instruído, sendo respeitado como uma autoridade no seu campo de conhecimento. Torna-se muitas vezes um respeitado professor, conselheiro etc, obtendo renome pelo seu valor intelectual superior.  A sua mente pode ser brilhante , não apenas no plano lógico mas também como criador e inovador. Será capaz de um pensamento simultaneamente racional e prático. Será abençoado com o número de filhos que desejar e os filhos trar-lhe-ão felicidade. Os assuntos amorosos  e todos os relacionamentos deste tipo que formar correrão bem. Também terá sorte nos investimentos e na especulação, podendo aumentar  a sua riqueza através do jogo (se outros fatores forem consonantes). Este nativo tem em geral um bom caráter e modos refinados e gentis. Pode ter inclinação religiosa e move-se por altos princípios morais, sentindo inclinação para fazer boas ações. Pode gostar de praticar meditação e de se dedicar a uma abordagem espiritual da vida.  Segundo os textos antigos da Jyotish, este nativo pode ser instruído na arte da magia e no uso de técnicas de desenvolvimento e controlo mental. Terá talento artístico, nomeadamente para o desenho ou para a pintura e traz um forte crédito (Poorvapunya) por boas ações realizadas no passado para esta vida. Esse crédito tem associação com o conhecimento e com a atividade intelectual.

Quando Mercúrio está colocado na 5ª casa no seu próprio signo (Gémeos ) ou no signo de exaltação (Virgem) , todos os bons resultados mencionados no último parágrafo serão aumentados e a pessoa será brilhante e muito sábia. Será reconhecida pelas características virtuosas, pelo refinamento e elevação espiritual e intelectual. Pode ser um líder carismático religioso ou um mestre no plano espiritual ou filosófico. Os filhos que tiver serão especiais, com algumas qualidades que os tornarão reconhecidos ou famosos. Este nativo pode ganhar muito dinheiro ao jogo ou através da especulação (bolsa, ações). Pode ter grande talento artístico ou criador, podendo ser um grande inventor.

Quando, pelo contrário, Mercúrio está colocado no seu signo de debilitação- Peixes–  o nativo terá uma mente instável, confusa ou perturbada, não sendo capaz de efetuar um pensamento claro e terá resultados fracos no plano escolar. Não terá filhos ou terá poucos, podendo haver abortos ou a morte prematura de algum  filho. Esta pessoa não terá uma natureza religiosa nem espiritual e pode ter mau caráter, sem respeito por princípios éticos. Os seus investimentos falharão de modo geral e a pessoa será pobre. Segundo os textos antigos, este nativo abusou das suas capacidades intelectuais numa vida passada, tendo feito mau uso delas e, por isso, não traz qualquer crédito de sorte para esta vida.

Segundo os textos clássicos, Mercúrio nesta posição, a menos que esteja colocado num bom signo e tenha a regência de boas casas, produz dificuldade em ter filhos porque este é um planeta que não tem sexo. Porém, se o regente da 5ª casa e Júpiter, o planeta karaka (indicador) dos filhos estiverem fortes e bem colocados, a pessoa terá filhos, o mesmo acontecendo quando Mercúrio está nos signos que rege. Mas , quando Saturno está associado com maléficos e ocupa a 5ª casa, há grande probabilidade de haver perda de filhos.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Mercúrio na 5ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- o nativo será uma pessoa instruída.

Chamatkar Chintamani-   O nativo será sábio. Divertir-se-á com os amigos. Será contabilista chefe nos serviços governamentais. Não receberá propriedade ancestral.

Phaladeepika-  O nativo será rico, instruído, um lisonjeador, será dono de terras e terá bons amigos. Será feliz.

Saravali-  o nativo será rico, terá um bom círculo de relacionamentos, terá boas roupas e veículos, será instruído.

Mercúrio dá os plenos efeitos aos 32 anos e, a menos que esteja mal colocado ou aflito, por essa altura deverá trazer bons eventos relacionados com os significados do planeta e da 5ª casa para a vida do nativo.

Deixe um comentário