Colocação do Sol na 5ª Casa do Horóscopo

 caris

A colocação do  Sol na 5ª casa é objeto de opiniões controversas, havendo indicações pouco favoráveis nos textos antigos, que consideravam que, sendo o Sol um planeta maléfico natural, destruiria os bons significados da 5ª casa, nomeadamente, deixaria o nativo privado de adquirir riqueza e de ter filhos. Porém, a opinião generalizada entre os astrólogos, a partir da experiência da prática astrológica , é que o Sol só dá maus resultados na 5ª casa quando está fraco/aflito ou tem natureza funcional maléfica, o mesmo não acontecendo se o Sol for forte e tiver a regência de uma boa casa. Por exemplo, para os Ascendentes Touro, Leão, Balança, Escorpião e Sagitário, o Sol rege boas casas e a sua colocação na 5ª casa torna o nativo inteligente, instruído, rico e dá-lhe uma excelente reputação. Vamos seguidamente dar uma visão global dos efeitos da colocação do Sol na 5ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação do Sol na 5ª Casa do Horóscopo

O Sol colocado na 5ª casa do horóscopo torna a pessoa inteligente e arguta mas dá-lhe um temperamento intempestivo ou irritável. Segundo os textos antigos, o nativo terá poucos filhos mas, se o regente da 5ª casa for forte, nenhum deles terá morte prematura. Se o Sol estiver associado com Rahu, Ketu ou com Marte na 5ª casa sem haver o aspeto de um planeta benéfico, pode haver perda de filhos. Isto não acontece se o regente da 5ª casa e Júpiter, o planeta indicador (karaka) das crianças estiverem bem colocados e receberem bons aspetos.

Quando o Sol está colocado na 5ª casa a relação com os filhos pode ser perturbada. No horóscopo de uma mulher, esta colocação do Sol pode indicar parto difícil.  Se o Sol estiver fraco, os investimentos que o nativo fizer não darão bons resultados e ele não alcança riqueza. Nesta situação pode haver problemas com os assuntos amorosos e uma tendência do nativo para uma busca desenfreada dos prazeres.

A 5ª casa rege os «créditos por ações passadas» e, com o Sol forte, o nativo pode ser um político de sucesso ou ter uma posição de destaque numa instituição governamental. Também pode receber benefícios do pai devido a crédito por ações passadas. Se o sol estiver forte e se reger uma boa casa, a pessoa terá elevados princípios e será virtuosa. Mas, se o Sol for fraco ou se reger uma casa maléfica, o inverso pode acontecer e a pessoa não tem  desenvolvimento espiritual . Quando o Sol é forte pode ,no entanto, indicar um buscador espiritual.

Quando o Sol está colocado na 5ª casa e no próprio signo (Leão) ou no signo de exaltação (Carneiro), a pessoa pode adquirir poder e estatuo  elevado, que lhe está destinado por créditos de ações passadas. Também beneficiará muito do pai. Será inteligente, sábio , terá bom caráter ,uma mente forte e grande confiança em si mesmo. Terá uma natureza religiosa ou espiritual e fará boas ações.  Pode ter talento artístico ou desportivo, podendo escolher uma carreira relacionada com estas áreas. Será saudável e terá filhos que serão muito bem sucedidos na vida, trazendo-lhe grande felicidade.

Quando, pelo contrário, o Sol está colocado na 5ª casa mas no signo da sua debilitação, Balança, a pessoa terá uma mente instável, será pouco sensata  e andará continuamente à procura de realizar fantasias no desejo de ser  feliz. Terá sofrimento por causa de crianças e isso inclui abortos, gravidezes não desejadas, ou pode ter um filho que morre prematuramente ou tem uma vida cheia de dificuldades. A pessoa não traz créditos por ações passadas e dificilmente consegue alcançar riqueza. Terá que trabalhar para obter todos os seus bens e, mesmo assim, esse trabalho dará poucos frutos. Se fizer investimentos estes darão fracos resultados. Apesar do desejo de poder, não conseguirá impor a sua autoridade. Também não recebe nada do pai, a menos que tenha uma 9ª casa poderosa. Haverá dificuldades nos assuntos amorosos. Quanto ao modo de ser, este nativo não tem o refinamento nem a polidez que marcam uma personalidade respeitada e pode ter um caráter duvidoso e ser pouco inteligente, tendo dificuldade em adquirir instrução.

O Que dizem os Clássicos sobre a Colocação do Sol na 5ª casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa não terá filhos nem riqueza.

Chamatkar Chintamani- onativo perderá o seu filho mais velho. Será muito inteligente e impressionará os outros com a sua sabedoria. Acumulará riqueza. Morrerá devido a algum problema de estômago.

Phaladeepika- o nativo não terá riqueza, nem filhos nem felicidade. Terá vida curta. Será muito inteligente e instruído e gostará de vaguear pela floresta.

Saravali-  o nativo será pobre e infeliz, não terá filhos, dedicar-se-á à agricultura, viverá nas altas montanhas, será sábio mas terá pouca vitalidade física.

O Sol dá os seus plenos efeitos aos 22 anos e, por essa altura podem ocorrer eventos relacionados com os significados do Sol e da 5ª casa , de acordo com a sua disposição no horóscopo.

3 thoughts on “Colocação do Sol na 5ª Casa do Horóscopo”

  1. Se a 5ª casa é tradicionalmente a casa associada ás crianças que casa está associada aos idosos? A 6ª casa? Sei que Saturno também representa os mais velhos e maturidade mas não me parece que a 10ª ou 11ª , casas regentes de saturno tenham associação directa com Idosos.

    Obrigada.

    1. Interessante pergunta. a haver alguma casa que represente as pessoas mais velhas, será a 9ª, associada com o guru ou mestre que, tradicionalment eé uma pessoa com mais experiênncia de vida. Não há indicações mais precisas para isso, há sim, nos planetas e é Júpiter que representa os avôs (e netos) para além de Saturno, que representa os velhos, deformados, etc.

Leave a Reply