Ketu na 4ª Casa do Horóscopo

esp

Não são muitas as referências aos efeitos dos nodos nas diferentes casas  e, na maioria dos casos, não se faz distinção entre os efeitos de Rahu e de Ketu, o que nos parece estranho, uma vez que os nodos são opostos também na postura geral perante a vida. Hoje esclarecemos os efeitos de Ketu na 4ª casa.

Efeitos da Colocação de Ketu na 4ª Casa do Horóscopo

A 4ª casa rege o coração e, quando está mal colocado por signo ou está aflito, Ketu enfraquece o coração, pelo que os nativos com esta posição devem vigiar a sua saúde cardiológica adotando hábitos regulares de exercício e uma dieta saudável.  Ketu nesta posição também pode gerar insegurança emocional e incerteza , diminuindo o sentimento geral de segurança na vida e levando à ausência de paz mental e à depressão. A pessoa pode sentir-se desenraizada e pensar que não tem fundações reais na sua vida. Os textos antigos também referem que a pessoa com esta posição de Ketu é vulnerável aos fantasmas do passado que estão em desassossego.

Quando Ketu está colocado na 4ª casa do horóscopo, isso não favorece nenhum dos assuntos relacionados com a mãe: esta pode ter um relacionamento problemático com o nativo, pode ser doente ou então ter uma vida difícil ou ainda ter uma personalidade fraca e sem confiança em si própria.

Quando Ketu está colocado na 4ª casa a sua mente é aguçada e muito discriminativa e ele estará envolvido na procura da verdade. Mas as posses relacionadas com a 4ª casa não são favorecidas: pode haver dificuldade em ter propriedde de terras e de casas e a pessoa pode viver numa casa muito velha e sem condições  de conforto, com insetos. Pode abandonar os pais cedo na vida e viver longe da sua terra natal.  Os veículos dar-lhe.ão problemas, por vezes com origem estranha e difícil de encontrar. Também pode haver dificuldades no processo de educação e ser complicado obter graus académicos. Como Ketu leva o nativo a desenvolver uma natureza espiritual, a pessoa pode dedicar-se a prosseguir fins espirituais elevados na vida.

Quando Ketu está colocado na 4ª casa nos signos de Peixes , Escorpião ou Sagitário, ou quando estava estacionário direto no momento do nascimento ou direto, o nativo será proprietário de casas grandiosas (que pode usar para fins diferentes do habitual, como lar de acolhimento, instituição de desenvolvimento espiritual, etc). Terá uma excelente educação e será dono de carros de luxo, ou  barcos, etc., se o desejar. A mãe será uma influência benéfica na sua vida e poderá ter uma natureza muito espiritual ou bem formada.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Ketu na 4ª Casa

Chamatkar Chintamani– o nativo não obterá felicidade nem da mãe nem dos amigos. Não permanecerá na sua casa por muito tempo. A propriedade paterna será destruída.

Phaladeepika– o nativo viverá na casa de outros. Sofrerá perda da mãe, de terras, de condições de alimentação. Pode ter que ir para longe da sua terra natal.

Ketu dá os seus plenos efeitos aos 48 anos e, a menos que esteja bem colocado no horóscopo, num bom signo e sem aflições, Ketu pode indicar eventos problemáticos relacionados com as significações da 4ª casa referidas.

Leave a Reply