A Colocação do Sol na 8ª Casa do Horóscopo

maç

Quando o Sol está bem colocado no horóscopo, particularmente quando está no próprio signo (Leão) ou no signo de exaltação (Carneiro), o nativo alcança fama, nome, reputação, riqueza e um destino que será lembrado. Comparativamente com  outros planetas,  o Sol na 8ª casa produz  alguns surpreendentes bons efeitos.  Apresentamos a seguir os efeitos gerais da colocação  do Sol na 8ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação do Sol na 8ª Casa do Horóscopo

A colocação do Sol na 8ª casa dá uma boa intuição e uma natureza espiritual ou religiosa. A pessoa é capaz de entender os aspetos misteriosos da realidade. Esta posição indica atividades  do pai fora do olhar do público ou uma vida em que este passa despercebido  e não alcança uma posição relevante na sociedade. O pai pode ter a sua longevidade diminuída. Também pode ter uma auto estima reduzida e falta de confiança em si mesmo. Pode atingir renome trabalhando com coisas secretas ou escondidas.

A colocação do Sol na 8ª casa produz interesse pelos assuntos místicos e/ou esotéricos e o nativo pode ter interesse em fazer parte de alguma sociedade secreta relacionada  com o poder e/ou com aspetos espirituais. Esta posição favorece a riqueza através de heranças ou  de legados, indemnizações, etc..  A colocação do Sol  na 8ª casa do horóscopo favorece os assuntos representados pela 8ª casa mas prejudica os significados do Sol (como karaka) . Assim, a fama pode ser destruída, bem como a autoconfiança  e a auto imagem e a pessoa não manifesta as capacidades de liderança que são usuais no Sol.  Mas favorece as profissões ligadas à cura como a medicina e a cirurgia e a ligação a tradições secretas , ocultismo, atividades que lidam com os mortos, etc.

Quando o Sol está colocado na 8ª casa o nativo é fisicamente atraente, mas terá uma visão fraca e uma saúde frágil. Enfrentará situações de perigo , muitas vezes secretas. Terá poucos amigos e muitas lutas com outras pessoas ao longo da vida. A carreira será instável .

Quando o Sol está colocado na 8ª casa do horóscopo o nativo procura ser reconhecido coma alguém que revela mistérios, razão pela qual as profissões de detetive, agente secreto, investigador que procura desvendar os segredos de uma doença ou aspeto da realidade, etc,. A sua identidade permanece escondida, isto é, não atinge a visibilidade clara mas pode ser socialmente poderoso e influente, por lidar com matérias estrategicamente importantes ainda que habitualmente escondidas dos olhares do público.

Os assuntos significados pela casa ocupada pelo signo do Sol são obscurecidos, devido à posição do Sol nesta casa. Quando o Sol está colocado na 8ªcasa do horóscopo  o nativo é chamado a trazer ao de cima, às consciências dos outros, as energias curativas e encontram-se muitos terapeutas com o Sol na 8ª casa.

Segundo os textos antigos da Jyotish, quando o Sol está colocado na 8ª casa o nativo tem poucos filhos. Referem também que terá doenças nos olhos  (devido ao aspeto para a 2ª casa, que significa a visão e o olho direito) e sofrerá de doenças crónicas. Porém, segundo as mesmas fontes, o nativo alcançará fama. Se o regente da 8ª casa estiver associado  com planetas benéficos fortes, o nativo será dono de propriedades. Porém, para o Ascendente Touro, se o Sol, como regente da 4ª casa que significa terras e propriedades, veículos, etc. estiver colocado na 8ªcasa , o nativo perderá a casa e/ou outras propriedades e veículos.

Quando o Sol está colocado na 8ª casa e está colocado no próprio signo (Leão) ou no signo de exaltação (Carneiro) –quando o signo Ascendente é Virgem ou  Peixes – produz viparita raja yoga,  trazendo sorte  e a destruição de todos os aspetos negativos como inimigos, doenças, dívidas, etc. Nesta posição o nativo terá uma vida longa.

Quando o Sol está colocado no seu signo de debilitação, Balança , a  sua riqueza é destruída e  ele sofre de doenças crónicas e  problemas de visão. A longevidade é diminuída. A sua vida passará despercebida dos olhares públicos . O nativo pode ser abandonado e não ter ninguém que goste verdadeiramente dele. Não recebe nem dá felicidade e pode ter uma morte súbita. Pode ter vícios secretos que lhe afetarão a saúde. Terá uma natureza adúltera e violenta, com um temperamento briguento. A saúde física e mental é fraca e ele tem pouca sabedoria. Passará por situações difíceis ao longo da vida .Perderá riqueza através de roubos e sofrerá pressões financeiras.

O que dizem os Clássicos sobre a colocação do sol na 8ª casa do horóscopo

Brihat Jataka-  o nativo terá um número limitado de bens  e uma visão defeituosa.

Chamatkat Chintamani- o nativo estará sempre pronto para realizar qualquer trabalho que lhe seja confiado. Estará sempre em dificuldades, Terá relações com mulheres estrangeiras. Será dependente de drogas. O seu dinheiro será roubado por ladrões. Sofrerá de doenças venéreas.

Phaladeepika- haverá perda de riqueza, perda de longevidade, perda de amigos e  visão defeituosa.

Saravali-  o nativo sofrerá de problemas de visão, será privado de riqueza e de felicidade, terá uma vida curta e infeliz devido à separação dos entes queridos próximos.

O  Sol dá os plenos efeitos aos 22 anos e, por essa altura, o nativo experienciará efeitos relacionados com a colocação do Sol na 8ª casa e de acordo com a sua colocação no horóscopo.

Leave a Reply