A Colocação de Saturno na 8ª Casa do Horóscopo

hard

Saturno é o karaka (planeta significador) da 8ª casa que representa a longevidade. Mas , embora seja favorável a uma vida longa, a sua característica de «maior maléfico» é desfavorável para muitos outros assuntos. Damos a seguir uma visão geral dos significados gerais da colocação de Saturno na 8ª Casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 8ª Casa do Horóscopo

Saturno representa a estabilidade e a estrutura e, por isso , também significa rigidez e a sua colocação na casa da transformação súbita indica dificuldade em enfrentar as mudanças, e resistência à mudança, obediência a padrões conhecidos e regras estabelecidas em vez de aceitar a transformação como princípio da vida.  Esta colocação de Saturno favorece uma longa vida, pois Saturno é  o karaka da longevidade e esta é a casa da longevidade. Mas também indica medo do desconhecido e resistência a todas as mudanças cíclicas da vida.  Existe a tendência para ficar preso ao passado e aos seus sofrimentos, desenvolvendo uma perspetiva amarga acerca da vida que rouba  uma boa parte da alegria de viver.

Quando Saturno está colocado na 8ª casa muitas vezes os nativos têm que assumir grandes responsabilidades  com magros recursos, o que aumenta o seu medo em relação ao desconhecido. A rigidez típica do planeta evita que a pessoa tenha que passar por muitas mudanças ao longo da vida , protegendo também o casamento pois estas pessoas não acreditam geralmente no divórcio, preferindo manter o casamento mesmo quando este não é capaz de lhes dar felicidade. Estes nativos podem ter que lidar com o dinheiro dos outros e com o facto de frequentemente este estar associado a origens obscuras ou escondidas, muitas vezes ligadas a processos ilegais. Isto pode gerar um fardo carregado pelo nativo, causado por conhecimentos que ele não pode  declarar nem denunciar. Também pode haver problemas financeiros em relação ao cônjuge. A pessoa não beneficia da riqueza do parceiro, podendo haver dificuldade em receber pensão em caso de divórcio. Num horóscopo masculino, o nativo pode mesmo ser obrigado a pagar mais do que pode. Dificilmente receberá heranças, legados, indemnizações de seguros, etc. Segundo os textos antigos, quando Saturno está colocado na 8ª casa do horóscopo o nativo será pobre , ganhará a vida servindo os outros e será íntimo de mulheres de baixa  condição social.

Quando Saturno está colocado na 8ª casa o nativo pode passar por muitas dificuldades e ter uma vida cheia de lutas, de  adversidade e de responsabilidades. Esta posição prejudica a carreira, a capacidade de fazer dinheiro, as crianças , a fama, a aprendizagem, etc (pelo aspeto que Saturno lança para a 2ª, 5ª e 10ª casas). Estes nativos por vezes sofrem de problemas de visão, dos dentes, desordens alimentares, etc. Podem ainda sofrer dos pulmões ou de doenças respiratórias, reumatismo, etc..Em caso de aflição de Saturno, o nativo pode viver muito mas sofrerá com doenças crónicas ou dos órgãos reprodutores.

Quando Saturno está colocado na 8ª casa no seu próprio signo- Capricórnio ou Aquário– ou no signo de exaltação- Balança – terá uma vida longa e cheia de vitalidade e poderá receber heranças ou legados. A sua vida será monótona  pouco interessante , passada com quem ele não gosta e separado de quem gosta. O nativo pode dedicar-se ao estudo de assuntos ocultos, espirituais ou metafísicos.

Quando pelo contrário Saturno está colocado na 8ª casa e no signo de debilitação- Carneiro–  a longevidade é reduzida, a morte pode ser difícil ou violenta; pode sofrer de doenças crónicas , envolvendo os órgãos sexuais. Dificilmente herdará riqueza ou receberá dinheiro de seguros ou do cônjuge. Segundo os textos antigos, se o regente da 8ª casa estiver num signo inimigo ou no signo de debilitação, o nativo terá vida curta, ganhará o sustento com muita dificuldade e pode mesmo passar fome. Se o regente da 8ª casa estiver no Ascendente associado a Ketu, a pessoa terá vida reduzida.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Saturno na 8ª Casa

Brihat Jataka- o nativo terá poucos bens e terá defeitos de visão.

Chamatkar Chintamani- o nativo sofrerá perda de riqueza, não terá amigos, terá uma mente cruel e será doente.

Phaladeepika- o nativo será  impuro, sofrerá de hemorroidas, será pobre, com mente cruel e passará fome.

Saravali-  o nativo terá vida reduzida, sofrerá de doenças do ânus, não terá sucesso nos seus empreendimentos.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, por essa altura, poderá produzir eventos relacionados com a 8ª casa e de acordo com a força e disposição de Saturno.

Leave a Reply