A Colocação de Mercúrio na 10ª Casa do Horóscopo

jay

A 10ª casa é uma excelente colocação para Mercúrio, pois todos os significados  positivos do planeta florescem nesta casa. Damos a seguir uma visão geral dos efeitos da colocação de Mercúrio na 10ª Casa do Horóscopo.

Efeitos da colocação de Mercúrio na 10ª Casa do Horóscopo

Quando Mercúrio está colocado na 10ª casa do horóscopo a pessoa terá uma carreira bem sucedida e obterá boa reputação.  Segundo os textos antigos, fará boas ações, será paciente e será conhecida como excelente pensador (a). Se estiver forte,  também ganhará riqueza. Esta posição de Mercúrio  faz com que haja interesse por uma carreira na comunicação (quando Mercúrio está sozinho e sem aspetos),ciência matemática, escrita, ensino, etc.; a pessoa  far-se-á notar pelo  intelecto. Será um excelente e carismático orador. Também poderá ter uma carreira de sucesso nas vendas e no comércio, pois Mercúrio é o planeta indicador dessas profissões.

Quando Mercúrio está colocado na 10ª casa  a pessoa terá uma boa instrução pois Mercúrio lança aspeto para a 4ª casa que rege a educação. Este nativo será muito atraente nas interações com os outros pois tem modos refinados, muito espírito, capacidade para agradar e muita inteligência para manipular e conduzir as interações de acordo com os seus interesses, sem nunca perder  o sentido de humor nem a alegria e  a simpatia que o caracterizam. E, sendo esta uma casa «upachaya» ou de crescimento, as qualidades deste nativo que lhe permitem o sucesso social e profissional melhorarão com o tempo. Os seus conhecimentos e instrução  também crescerão pois, nesta casa, a mutabilidade do planeta acaba por se traduzir   na melhoria das capacidades e qualidades  de inteligência do nativo.

Quando Mercúrio está colocado na 10ª casa do horóscopo, devido à mutabilidade do planeta, poderá haver várias  mudanças de carreira ao longo da vida, sobretudo se Mercúrio estiver fraco no horóscopo.  Segundo alguns astrólogos, quando Mercúrio está colocado na 10ª casa e num signo inimigo ou associado com um maléfico que esteja na 10ª casa ou  através de aspetos enviados a partir de outras casas (e mesmo quando está  no signo de debilitação), como Mercúrio tem uma natureza neutra, que faz com que se torne maléfico ou benéfico de acordo com os planetas com os quais está associado, nessas situações, Mercúrio dará bons resultados na carreira de acordo com a natureza do planeta com o qual está associado (porque esta é uma casa upachaya ou de crescimento e os planetas maléficos dão aqui bons resultados). Porém, os textos antigos referem que, se Mercúrio está num signo inimigo ou associado a um planeta maléfico, a pessoa será pecadora e fará más ações, será pouco inteligente e terá má conduta.

Quando Mercúrio está colocado na 10ªcasa e no  próprio signo –Gémeos ou no signo de exaltação- Virgem  todos os benefícios referidos atrás são aumentados; a pessoa terá uma carreira fulgurante e com muito sucesso; ganhará riqueza e uma boa reputação e  pode mesmo ser famosa.  Adquirirá poder e influência com a carreira, que pode ter uma dimensão internacional . Também pode tornar-se um grande escritor, matemático ou professor. Terá uma inteligência brilhante e , apesar de poder passar por mudanças de carreira, conhecerá grande sucesso e o seu trabalho beneficiará a comunidade. A colocação de Mercúrio na 10ª casa também é poderosamente benéfica para  o Ascendente Capricórnio , formando um Rajyoga. Para os Ascendentes Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes, Mercúrio na 10ª casa forma também dhana yogas, podendo, se estiver forte, trazer muita riqueza para estes nativos.

Quando, pelo contrário, Mercúrio está colocado na 10ª casa no seu signo de debilitação- Peixes– e sem aspeto de outros planetas, a pessoa não alcança o sucesso na profissão e pode ser passado para trás nas promoções. Mudará com frequência de profissão e não obterá qualquer reconhecimento ou sucesso neste campo. Terá dificuldade em integrar-se na sociedade e em encontrar o seu caminho de vida.

O Que Dizem os Clássicos da Colocação de Mercúrio na 10ª Casa

Brihat Jataka-  a pessoa será feliz e poderosa.

Chamatkar Chintamani- o nativo receberá propriedade paterna. Será respeitado em todo o lado e terá a autoridade de um rei. Será mais de ação do que de conversa.

Phaladeepika- o nativo será poderoso, instruído, feliz, inteligente , fará boas ações e terá sucesso na vida.

Saravali-  o nativo será altamente inteligente, fará ações virtuosas, será bem sucedido na vida, será instruído tolerante e poderoso. Receberá muitas honras.

Mercúrio dá os plenos efeitos aos 32 anos e, por essa altura, poderão ocorrer eventos relacionados com a posição na 10ª casa e de acordo com a força do planeta.

15 thoughts on “A Colocação de Mercúrio na 10ª Casa do Horóscopo”

    1. Mercúrio em Balança está mais bem colocado porque está em signo amigo; em Escorpião está em signo neutro, dependendo de outros aspetos para se averiguar os seus efeitos. Mas o leitor deve ter em consideração que a colocação por signo é apenas um dos vários fatores a ter em conta: a colocação por casa e os aspetos que o planeta recebe são outros fatores determinantes.

  1. Tenho saturno e mercúrio juntos na 10 no signo de escorpião morro de medo disso prejudicar a minha carreira. Teria como me falar um pouco sobre isso?

  2. Tenho sol e mercúrio na casa 10, em gêmeos! Não há nenhum aspecto negativo envolvendo mercúrio, mas no seu post você disse que mercúrio não pode estar acompanhado por outro planeta. O sol não é planeta, mas pode influenciar negativamente?
    E sim… adoro escrever, e várias pessoas já disseram que eu seria uma ótima professora rs!

    1. Gisele, o problema não é Mercúrio estar acompanhado de outro planeta isso pode até ser bom, se o planeta em causa for benéfico pois mercúrio adota as qualidades dos planetas que ficam em conjunção com ele. Com o sol, é um caso especial, pois o brilho solar «colapsa» as energias de Mercúrio enfraquecendo-as. Mas eu não daria demasiado valor a isso, tenho visto Mercúrio combusto em mapas de pessoas altamente dotadas de inteligência e de capacidade de comunicação. Pode ler sobre os planetas combustos aqui: http://wp.me/p4zKAi-4L

  3. Tenho mercúrio na 10 em Peixes fazendo oposição a saturno 🙁 Ascendente em Gêmeos. Quão catástrofico pode ser isso?
    Obrigada!

  4. Olá, tenho Vênus e Mercúrio em Câncer na casa 10 em conjunção a minha Lua em Leão, mas esta está oposição a Netuno, gostaria de saber se isso prejudica muito.

    Obs: Também tenho Sol e Marte em Câncer, mas na casa 9.

    1. Vitória este é um site de Astrologia Jyotish ou védica que não considera os planetas exteriores, entre os quais Neptuno. Por favor, explore este site, tendo em conta que a posição dos planetas segundo a Astrologia ocidental e a védica não coincide porque a Astrologia Jyoyish usa o zodíaco verdadeiro das constelações e a Astrologia ocidental usa o zodíaco tropical ou aparente (tal como visto da Terra). São dois sistemas diferentes que não devem ser misturados.

  5. Tenho mercúrio em aquário na casa 10, com sol em aquário e lua em capricórnio, ambos na casa 9, e asc em touro. Isso é bom ou ruim?

    1. infelizmente sem analisar o seu mapa completo é impossível responder com seriedade. Criámos este site para ajudar os leitores a interpretar o seu mapa , esperamos que lhe seja útil.

    1. Mercúrio na 10ª casa é uma boa colocação. O que refere sobre pensamento lento tem a ver com o signo , Touro, que tem um modo de ser concentrado, calmo, tranquilo e conservador. Mas isso não significa falta de inteligência!

  6. Tenho o sol e mercúrio em virgem na casa 10, o que você acha dessa colocação?
    Gostei muito da matéria, desde já agradeço.

    1. Sem ter uma visão global do horóscopo, o que vou dizer pode ter pouco significado mas, assim só em relação ao que diz é uma excelente posição. Resta ver a força desses planetas e se Mercúrio não sofre de combustão.

Leave a Reply