Saúde e Longevidade- Ascendente Gémeos

nam

Para concluir a análise exemplificativa da Leitura das áreas de vida para o Ascendente Gémeos, continuamos a analisar o horóscopo do nosso ponto de partida, hoje  interpretando os indicadores da saúde e   longevidade.

Longevidade

Na Astrologia  Jyotish o cálculo da longevidade foi desde sempre considerado um aspeto essencial pois partia-se do princípio de que o  cálculo dos efeitos de todos os  períodos dasha e antardasha (período principal e sub períodos) dos planetas era inútil se a pessoa tivesse uma matriz de vida curta . Nas épocas  em que estes cálculos, bastante complexos sem o auxílio de computadores, eram morosos, esta preocupação era justificada. Hoje deixou de ter tanta relevância, não só porque o software faz os cálculos  de imediato mas também porque as condições de saúde e as possibilidades da medicina atual alteraram muito  algumas condições que, no passado, eram consideradas irrevogáveis. Por isso deixamos aqui o exemplo desta análise como orientação geral  que não deve ser vista como uma fatalidade mas antes como uma tendência que, como tal, pode ser modificada, sobretudo por condições de vida mais saudáveis e por um acesso razoável a cuidados de saúde.

No horóscopo que analisamos,  e para o Ascendente Gémeos em geral, a longevidade vê-se a partir do estudo  de Saturno como indicador principal e da 1ª 8ª  e 12ª casa do horóscopo como fatores secundários. Pode consultar aqui  todos os indicadores das áreas de vida para este Ascendente.

No  nosso exemplo  Saturno está colocado na 3 ª casa e, sendo o planeta indicador da longevidade colocado numa casa de longevidade, esta posição indica boa longevidade, uma vez que Saturno não recebe nenhum mau aspeto e, além do mais, sendo o regente da 9ª casa, está colocado com o regente da 5ª casa, o que, por isso, favorece a longevidade desta pessoa com sorte adicional.

O regente da 1ª casa, Mercúrio, está colocado com o Sol na 4ª casa, estando ainda muito próximo do Sol, sofrendo por isso de combustão. Isto poderá trazer altos e baixos na saúde mas não ameaça seriamente a longevidade do nativo. Além do mais, a 1ª casa está forte, pois conta com a presença de Júpiter , que lança aspeto para ambas as casas da sorte, a 5ª e a 9ª e protege também, desse modo, a saúde . Já Marte, também presente na 1ª casa , pode, enquanto regente da 6ª casa, indicar alguns problemas de saúde ou, pelo menos, a necessidade de seguir alguma dieta especial , talvez devido a problemas causados por excesso de nervosismo. Pode também indicar alguma propensão para acidentes ou doenças agudas, devendo haver cautela com os hábitos e estilo de vida. A 8ª casa não recebe aspetos mas o seu regente , Saturno, está colocado na 3ª casa, como referimos. Ambas as casas estão relacionadas com a longevidade e nenhuma sofre qualquer aflição. A 12ª casa  tem a regência de Vénus, colocado na 3ª, com Saturno. Recebe o aspeto de Rahu mas, como este não está em conjunção com o ponto mais efetivo dessa casa, não existe um efeito direto sobre a longevidade, a não ser quando, por trânsito, fica conjunto com esse ponto da 12ª casa ou das restantes casas relacionadas com a longevidade. Saturno também lança um aspeto para esta casa mas é de salientar que os efeitos deste planeta, não obstante ser o regente da 8ª casa, e  porque o seu signo Mooltrikona está a ocupar a 9ª casa da sorte, são essencialmente positivos. No entanto, atendendo a que Saturno , como um planeta natural maléfico, também pode produzir alguns maus resultados, o seu trânsito pela 6ª , 8ª e 12ª casas poderão trazer alguns efeitos menos bons. Mas prevalece o facto de nenhuma dessas casas conter um signo Mooltrikona, o que é uma vantagem para os nativos deste Ascendente.

Usando o software recomendado vemos que , no horóscopo de Ana R , o dasha de Saturno já ocorreu cedo na vida. O dasha da Lua, planeta «maraka» pela regência da 2ªcasa ocorre entre 2056 e 2066 o que nos parece demasiado cedo atendendo aos parâmetros atuais da longevidade. Assim, diríamos que o dasha seguinte, de Marte , no seu último subperíodo, o da Lua, que ocorre entre março e outubro de 2073 ou o dasha seguinte, de Rahu, que decorre entre 2073 e 2091, são os mais prováveis para o final da vida.  Por ex., em 6 de outubro de 2073 o Sol, Vénus, Saturno e Mercúrio estão no signo de Escorpião na 6ª casa, lançando aspeto para a 12ª casa e Júpiter , o regente da 7ª casa, o que faz dele um planeta «maraka», transita pela 2ª casa, outra casa maraka. Este será pois  pelo menos um momento de stress  para a saúde.

Saúde Geral

Para o Ascendente Gémeos  a saúde analisa-se pela análise do Sol e, secundariamente, da 1ª  e da 6ª casas ,   e da Lua e Marte como significadores secundários.

O Sol rege uma casa upachaya, o que é bom, pois revela que a saúde em parte pode ser controlada pelos hábitos de vida . Esta é uma casa de crescimento e, por isso, os seus resultados podem melhorar com o passar do tempo. Dada a situação do Sol, em conjunção próxima com Rahu, e apesar de este estar num bom signo, a segunda metade da vida desta pessoa será mais positiva em todos os aspetos, incluindo o da saúde. Com a aflição que o Sol sofre por Rahu, poderá haver algum problema cardíaco que poderá melhorar com o tempo. Na infância poderá ter havido circunstâncias menos felizes que também se repercutiram na saúde mas também isto poderá melhorar com o tempo.

Quanto à 1ª casa, o seu regente, Mercúrio , está colocado na 4ª casa como referido. Na 1ª casa temos uma conjunção próxima entre a Lua e Marte que, se pode ser benéfica para os ganhos e rendimentos (formam um dhana yoga) tem no entanto um efeito menos benéfico na estabilidade emocional e no temperamento que pode ser nervoso e impaciente, situação que pode ser minorada pela presença de Júpiter no Ascendente. A presença da Lua e de Júpiter nesta casa ajudam a temperar a agressividade de Marte e a moderar a sua expressão. No conjunto, todos estes planetas na 1ª casa produzem uma personalidade multifacetada e forte, capaz de controlar as circunstâncias da sua vida de  modo a poder viver de forma equilibrada. A presença de Marte, como regente da 6ª casa, no Ascendente pode também traduzir-se num interesse por manter hábitos de vida e de alimentação saudáveis pois gera muitas vezes interesse pela área da medicina e da cura, não apenas no plano profissional mas como forma de vida.

Marte, o regente da 6ª casa, está colocado na 1ª  como referido, e a Lua, o outro indicador secundário para a saúde, está também colocado na 1ª casa. Assim, podemos dizer que, também na saúde, os resultados dependem bastante das escolhas e do estilo de vida que esta mulher escolher e ela pode fazer bastante pela melhoria do seu estado de saúde. Esta é por isso em grande parte o produto da sua história pessoal, mais do que de alguma causalidade externa  que lhe seja imposta.

Análise da Carta Divisional  Hashthamsa (D-6)

 silvia d 6

Vamos agora analisar  a carta divisional que se refere à saúde, a D-6 ou hashthamsha para ver se a análise do horóscopo é confirmada nesta varga:  o significador principal da saúde, o Sol, está colocado na 9ª casa desta varga o que é uma excelente colocação pois trata-se da casa mais auspiciosa do horóscopo. Saturno, por seu lado, está mal colocado, tanto por casa – está na 12ª- como por signo, encontrando-se no signo de debilitação, em Carneiro.

Mercúrio, o regente do Ascendente na D-1, está colocado na 7ª casa, uma boa colocação pois trata-se de uma casa Kendra, da qual lança aspeto para o Ascendente, o que é benéfico para a saúde.

Marte e a Lua estão bem colocados , ambos na 5ª casa desta varga embora Marte esteja em signo inimigo. Esta divisional não contém um signo Mooltrikona no Ascendente por isso não consideramos Vénus, o regente do Ascendente da D-6, como indicador principal. Mas registamos que se encontra bem colocado, na 4ª casa desta varga, no signo de Leão.

As casas maléficas desta divisional , à exceção da 12ª, estão vazias, o que é outro bom indicador de boa  saúde.

A colocação de Saturno no signo de debilitação, na 12ª casa pode indicar , para além de problemas nos ossos, articulações ou na pele, perturbações no sono, algum problema nos pés, ou má visão, sobretudo no olho esquerdo. A colocação da Lua na 5ª casa pode ajudar a minorar estes maus efeitos desta colocação de Saturno.

Concluindo, parece-nos que Ana R  terá uma vida  com longevidade muito razoável, , embora de quando em vez atormentada com problemas de saúde que podem afetar a sua qualidade de vida, sobretudo de origem nervosa e que ganhará muito com um estilo de vida racionalmente controlado.

Leave a Reply