A colocação da Lua na 12ª Casa do Horóscopo

lon

A colocação da Lua na 12ª casa prejudica os significados da Lua , ameaçando o bem estar geral da pessoa. Damos a seguir uma visão geral dos efeitos da colocação da Lua na 12º casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação da Lua na 12ª Casa do Horóscopo

Quando a Lua está colocada na 12ª casa do horóscopo  a saúde do nativo pode sofrer bastante , sobretudo na infância e pode mesmo haver alguma deformidade física.  A relação com a mãe é problemática e esta pode ter uma vida difícil e morrer cedo. A Lua rege a memória e o pensamento imediato, associado à perceção e à emoção e esta colocação da Lua indica instabilidade emocional, falta de  confiança em si mesmo, preocupações mentais, problemas de memória.  Tal como o Sol, a Lua também rege a visão e, por isso, esta colocação pode também indicar problemas de visão. A Lua é uma influência muito importante na vida da pessoa e esta colocação pode indicar problemas na vida causados por mulheres- a mãe, a esposa, ou outras, e tais problemas terão conotação emocional. O nativo pode sentir falta de amor por parte das mulheres significativas da sua vida. A felicidade geral e o sucesso também são prejudicados por esta posição e poderá haver inimigos a perturbar a vida da pessoa, sobretudo mulheres. O nativo pode escolher residir em terras remotas, afastado do lugar onde nasceu  e poderá ser solitário.

Segundo os textos antigos, quando a Lua está colocada na 12ª casa, a pessoa não terá comida de boa qualidade para comer, fará despesas insensatas, terá um temperamento zangado e ganhará dinheiro usando formas questionáveis. Poderá ainda sofrer de doenças venéreas e «não terá grãos» (a Lua rege os cereais, de cuja colheita os povos antigos dependiam para se alimentarem). Estas fontes acrescentam ainda que , se a Lua estiver associada com um planeta benéfico, o nativo terá bom coração , será instruído, terá bons amigos e «irá para o céu após a morte». O contrário acontece se a Lua estiver colocada na 12ª casa e associada com um planeta maléfico :«irá para o inferno após a morte».

O estado da Lua no momento do nascimento- fase em que se encontra- é da maior importância para determinar os seus efeitos na vida da pessoa. Quando a Lua está brilhante- fase crescente e cheia-  a pessoa será altamente espiritual , interessada no caminho da iluminação e da salvação. Dará  um bom uso ao seu dinheiro e «gozará de confortos de cama». Segundo a tradição, atingirá um estado de paz celeste após a morte. Poderá ainda ter conhecimento  psíquico e oculto que, se a Lua receber bons aspetos,  o nativo usará para prosseguir no caminho de «moksha» ou salvação.

Quando a Lua está na fase minguante ou escura (lua nova), os aspetos positivos referidos são enfraquecidos e a pessoa pode ser  letárgica ou preguiçosa e pode desenvolver ressentimentos devido à  sua vida difícil . Há mais probabilidades de  a pessoa não conseguir atingir a felicidade e a saúde, incluindo a visão, é mais frágil. Os problemas com mulheres são uma fonte de sofrimento emocional.

Quando a Lua está colocada na 12ª casa e no próprio signo- Caranguejo– ou no signo de exaltação- Touro– os aspetos negativos desta colocação são muito atenuados e a pessoa é altamente espiritual e é uma buscadora da Luz e da salvação.  A mãe pode ser uma pessoa muito espiritual  ou  uma pessoa solitária. A relação com ela pode ser difícil  mas será uma relação forte.  Os significados da 12ª casa serão manifestados de forma positiva, isto é, a pessoa goza de confortos de cama, consegue manter a sua riqueza e não terá que se defrontar com despesas adicionais e de grande volume; visitará terras distantes onde obterá sucesso. Se a Lua estiver nestes signos na fase minguante os resultados serão menos substantivos mas, na maioria,  positivos.

Quando, pelo contrário, a Lua está colocada na 12ª casa no signo de debilitação- Escorpião–  a relação com a mãe é altamente perturbada , podendo haver perda da mãe numa idade precoce ou a mãe pode ter uma vida muito difícil . A pessoa terá dificuldade em ter uma vida sexual gratificante ou terá uma vida  sexual indisciplinada ; terá muitas despesas que não conseguirá pagar, o que gerará muitas dívidas, difíceis de pagar. As viagens para países distantes podem enfrentar muitos problemas, como roubos e outras perdas. As mulheres poderão causar problemas ao longo da vida. Pode haver doenças afetando os pés e os ouvidos e sofrimento emocional. A pessoa pode ter inimigos secretos a perturbar a sua vida.

 O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação da Lua na 12ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka-  a pessoa terá disposição malvada e terá um defeito numa das pernas.

Chamatkar Chintamani- o nativo será sempre perturbado pelos inimigos, por problemas de visão e outras aflições. Gastará o seu dinheiro em boas causas. Viverá insatisfeito com a mãe e com os tios. Os seus esforços não terão bons resultados.

Phaladeepika- o nativo será preguiçoso, humilhado e infeliz e não será estimado pelos outros.

Saravali-  o nativo será mau, invejoso, preguiçoso, perturbado e humilhado e sofrerá de problemas nos olhos.

A Lua dá plenos efeitos aos 24 anos e, por essa altura, poderá produzir efeitos relacionados com a sua colocação na 12ª casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

Leave a Reply