A Colocação de Mercúrio na 12ª Casa do Horóscopo

isol

Mercúrio é um planeta neutro segundo a conceção geral da natureza dos planetas mas a sua ação é considerada muitas vezes como benéfica desde que não receba aflições. É o caso da sua colocação na 12ª casa, de cujos efeitos  vamos dar uma visão geral.

Efeitos da Colocação de Mercúrio na 12ª Casa do Horóscopo

De acordo com os textos antigos, quando Mercúrio está colocado na 12ª casa do horóscopo sem receber aflições, torna a pessoa instruída e inclinada a ajudar as pessoas que precisam (razão pela qual  o nativo pode ter falta de dinheiro) e também gostará de gastar dinheiro em prol de boas causas, religiosas, sociais ou humanitárias. Se o planeta não receber aflições, a pessoa será poupada e conseguirá  manter o seu dinheiro, não tendo que enfrentar despesas em excesso. A boa vontade do nativo, no entanto, levá-lo-á a gastar bastante, como  referido, mas de forma voluntária e não obrigado pelas circunstâncias.

Quando Mercúrio está colocado na 12ª casa, os significados desta casa beneficiam da presença do planeta e, por isso, o nativo terá uma boa vida sexual e «dormirá em camas finas». Porém, os significados de Mercúrio são prejudicados e, por essa razão, o nativo pode ter problemas de estabilidade mental, ou atraso nos estudos e outras perturbações,  Pode sofrer de excesso de nervosismo e ter fraca autoconfiança. O seu caráter pode também sofrer, nos tipos menos evoluídos e a pessoa pode ser cruel e sofrer humilhações mas , segundo os textos antigos, manterá a palavra dada.

Os textos antigos referem que, quando Mercúrio está colocado na 12ª casa e está associado com planetas maléficos, a  mente será instável e a pessoa sentirá amargura pela forma como o estado e a sociedade agem em relação a ela. Se estiver associado com planetas benéficos, o nativo gastará muito dinheiro em boas causas  e em assuntos de caráter religioso (ou espiritual, nos tempos que correm). Porém, a sua educação será fraca, de acordo com essas fontes. Talvez isso seja explicado em parte porque a pessoa não confia suficientemente nas suas capacidades intelectuais.

Quando  Mercúrio está  colocado na 12ª casa e no seu próprio signo – Gémeos– ou no signo de exaltação- Virgem–  a pessoa consegue evitar o excesso  de despesas  e de dívidas e consegue manter a sua riqueza. Também recebe proteção contra os ladrões e os roubos e terá uma natureza espiritual, procurando viver segundo padrões religiosos ou espirituais. Os significados da  12ª casa são protegidos : o nativo terá uma boa vida sexual, conforto no dormir e não terá problemas de audição nem de visão. Se viajar para lugares distantes, será bem sucedido, não sofrendo perdas nem outros problemas associados às viagens.

Quando, pelo contrário, Mercúrio está colocado na 12ª casa mas no seu signo de debilitação- Peixes– o nativo passará a vida aflito com despesas em excesso e com dívidas, não sendo capaz de manter qualquer riqueza. Os significados da 12ª casa são prejudicados: a vida sexual é insatisfatória, o nativo dorme em camas degradadas, é afligido por inimigos secretos e por ladrões ou pessoas de má índole, não encontrará sucesso em terras estrangeiras. Para além disto, os significados de Mercúrio também são destruídos e a pessoa tem um pensamento confuso ou instável, sofre de falta de confiança em si mesma e de  excesso de nervosismo ou perturbações de saúde ao nível do sistema nervoso. A educação sofre quebras e pode ser interrompida e não ser completada.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Mercúrio na 12ª Casa

Brihat Jataka- a pessoa sofrerá degradação.

Chamatkar Chintamani- o nativo conviverá com sábios e  criará medo na mente dos seus inimigos.

Phaladeepika-  a pessoa será pobre, preguiçosa e cruel e sem educação. Sofrerá humilhação.

Saravali-  o nativo será uma pessoa de palavra, será preguiçoso, pobre, humilhado, cruel e também um orador.

Mercúrio dá os plenos efeitos aos 32 anos pelo que, por essa altura poderá produzir efeitos pela sua colocação na 12ª casa de acordo com a sua força no horóscopo.

2 opiniões sobre “A Colocação de Mercúrio na 12ª Casa do Horóscopo”

Deixe um comentário