Yogas «Tesoura» da Lua

lua

Os yogas lunares incluem os yogas «tesoura», isto é, aqueles que são criados quando um planeta está colocado na 12ª casa antes da Lua e na 2ª casa depois da Lua e outros, a partir de certas posições entre a Lua e outros planetas.  Nestes yogas não consideramos o Sol e os nodos, que ficam excluídos. Na análise destes yogas, convém ter em conta a posição da Lua por casa e signo, antes de fazer as previsões, bem como a casa que rege. Segundo  a tradição védica, o Nakshatra , obtido a partir do grau do signo ocupado pela Lua e os restantes planetas  ajuda a definir os efeitos do yoga. Por outro lado, não chega ter em conta se os planetas envolvidos no yoga são benéficos ou maléficos, também é necessário ter em conta as casas que regem pois, se  forem benéficos mas tiverem a regência de  casas  maléficas podem não produzir os resultados esperados. Em geral, planetas benéficos a rodear a Lua fortificam as emoções e as boas qualidades da mente e da imaginação, enquanto planetas maléficos produzem instabilidade mental e emocional. No artigo de hoje falaremos dos yogas «tesoura» envolvendo a Lua.

Yogas  Tesoura Lunares

Sunapha Yoga (ou Sunafa yoga)-  Quando um planeta ocupa a 2ª casa depois da Lua o indivíduo será respeitado, rico, instruído, inteligente e próspero. A pessoa faz-se a si própria através do trabalho árduo e tem uma atitude positiva em relação à vida em geral. Receberá benefícios financeiros, sobretudo se o planeta envolvido no yoga for um benéfico. Se houver um ou mais planetas maléficos na 2ª casa depois da Lua o yoga produz efeitos reduzidos ou pode mesmo não produzir bons efeitos e, neste caso, o nativo terá dificuldade em ganhar e poupar dinheiro. Este yoga, na opinião do eminente astrólogo védico K. S. Charak,  dá resultados a partir dos significados da 2ª casa.

Anapha Yoga (ou Anafa Yoga)- forma-se quando há um ou mais planetas na 12ª casa antes da Lua. Indica espiritualidade ou inclinação religiosa. O nativo terá também uma boa saúde, será respeitado e terá o apoio das autoridades, devido à sua boa reputação. A pessoa gozará de influência junto dos outros, terá uma atitude positiva em relação à vida e será virtuosa, paciente e a sua personalidade será atraente para os outros.  Dependendo da natureza dos planetas colocados na 12ª casa antes da Lua, assim se medirão os efeitos sobre a pessoa: Marte dá qualidades de liderança e força, Mercúrio dá competências de inteligência e de comunicação, Júpiter dá personalidade generosa, atitude religiosa ou espiritual e sabedoria e instrução, Vénus dá uma personalidade envolvida nos prazeres sensuais e gosto pelo flirt, Saturno  pode indicar uma vida cheia de dificuldades. Segundo o autor K.S. Charak, os yogas assim formados dão resultados a partir dos significados da 12ª casa.

 Durudhara yoga – Este yoga acontece quando há planetas tanto na 12ª casa antes da Lua como na 2ª depois da Lua, isto é, quando existem os dois yogas atrás mencionados no horóscopo. Este yoga, quando presente, dá ao nativo uma situação financeira confortável e todos os prazeres materiais, alcançados pelo esforço do nativo e trabalho dedicado. O nativo obtém uma boa reputação e o  respeito dos outros. Se o yoga for formado por planetas benéficos, a pessoa goza de felicidade, riqueza , bons amigos e tem excelentes qualidades morais. É também inteligente, corajosa e instruída. Mas, se os planetas envolvidos forem maléficos, a  pessoa pode ser insensível ou emocionalmente instável, gananciosa e pode estar cercada de pessoas com natureza desonesta  e má, ou por  inimigos .  Deve ser  tida em conta a casa ocupada pela Lua antes de prever os resultados deste yoga. Se houver um planeta maléfico numa das casas e um benéfico na outra, os resultados deverão ser previstos como para os dois yogas anteriores.

Kema Druma yoga– Este é um yoga que bloqueia a expressão da Lua. Forma-se quando não há nenhum planeta  na 2ª casa  depois da Lua ou  na 12ª casa antes da Lua ou então quando não há mais nenhum além do Sol, de Rahu ou de  Ketu  na 1ª, 2ª e 12ª casas a partir da Lua. O indivíduo sente-se separado das próprias emoções e será uma pessoa solitária, insatisfeito ou com uma vida difícil. Pode ser triste ou incapaz de exprimir as próprias emoções. Os restantes planetas não apoiam a expressão lunar pelo que as suas energias permanecem separadas do indivíduo. Este yoga pode no entanto ser neutralizado ou reduzido nos seus maus efeitos se a 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª casas a partir da Lua ou do Ascendente forem ocupadas. A colocação da Lua numa casa kendra ou trikona  ou em conjunção com outro planeta ou quando recebe o aspeto de Júpiter ou  de outro benéfico e, de forma menos forte, quando recebe o aspeto de outro planeta (que não o sol, nem os nodos) isso também cancela o yoga.

Para além destes, existem muitos outros yogas envolvendo a Lua. Deles lhe daremos conta em futuros artigos.

Leave a Reply