Yogas «Tesoura» do Sol

abn

O Sol, tal como a Lua e o Ascendente são os elementos básicos da nossa identidade terrena, na personalidade encarnada. Assim, não é de estranhar que os Yogas que envolvem estes elementos sejam os primeiros a considerar. Hoje vamos falar dos Yogas que envolvem o Sol. Estes yogas formam-se tendo em conta uma posição  específica dos planetas em relação ao Sol: formam-se quando os planetas (nodos e Lua estão excluídos) estão ou na 2ª ou na 12ª casas em relação ao Sol, isto é, quando estão na casa anterior à do Sol ou na casa seguinte à sua posição no horóscopo. Por causa desta posição em volta do Sol estes yogas também são designados por «yogas tesoura».  O Sol representa a nossa força vital e a nossa capacidade de afirmação e de visibilidade na vida, o nome que conquistamos através da nossa manifestação no mundo, por isso estes yogas afetam a nossa capacidade para atingir os nossos objetivos e para nos tornarmos visíveis ou reconhecidos pelos outros. Pressupõe-se que estes planetas situados à volta do Sol fortalecem a sua energia, de acordo com a natureza dos planetas envolvidos.

Yogas Tesoura Envolvendo o Sol

Lembramos mais uma vez o leitor de que a Lua, Rahu e Ketu não devem ser considerados na formação destes yogas e que, no que se refere aos planetas benéficos, Mercúrio, habitualmente considerado neutro, é para este efeito considerado um benéfico. Os restantes são Vénus e Júpiter :

Subhavesi Yoga (ou Veshi yoga )- quando um planeta está colocado na 2ª casa a partir do Sol. O planeta em causa deve ser benéfico para produzir bons resultados. Se o planeta colocado na 2ª casa a partir do Sol for maléfico, produz problemas  na obtenção de ganhos e recebe outro nome (Papavasi). Quando o planeta é benéfico, a pessoa alcança respeito, riqueza e status e  pode tornar-se um intelectual respeitado. O nativo terá uma natureza determinada, qualidades de liderança e subirá na vida à custa do seu trabalho. Pode ter uma  natureza espiritual e/ou religiosa ou, pelo menos, será honesto e terá sorte na vida.

Subhavasi Yoga (ou Voshi ou Vassi yoga)Quando um planeta está colocado na 12ª casa em relação ao Sol. Este yoga ajuda a pessoa a desenvolver-se espiritualmente e fortalece a inteligência. A pessoa possui nobreza de caráter e gosta de ajudar os outros. Será estimado e respeitado; será feliz , terá uma constituição robusta e alcançará uma boa reputação. No entanto, o yoga, tal como no caso anterior, só se forma quando o planeta tem natureza benéfica. Quando possui natureza maléfica é um Papavasi yoga que torna o indivíduo gastador, indulgente e sem força vital.

Subhobhayachari Yoga ( ou Ubhayachari yoga ) Este yoga forma-se quando há um ou mais planetas tanto na 12ª casa antes do Sol como na 2ª casa depois do Sol. Se tais planetas forem benéficos, o indivíduo alcançará riqueza, boa sorte, será generoso e leal, terá bons amigos com quem poderá contar. Se, porém, esses planetas forem maléficos o yoga chama-se Papobhayachari yoga  e produz instabilidade emocional ou insensibilidade, reduzindo assim os efeitos benéficos do yoga.

Na interpretação destes yogas, devemos ter em conta que o Sol, por si só, tem grande força pelo que não precisa de ser fortalecido por outros planetas. No entanto, a proximidade de um planeta naturalmente benéfico fortalece as boas características do Sol, aumentando a confiança da pessoa, enquanto que a proximidade de um planeta naturalmente maléfico  fragiliza o poder do Sol, podendo causar falta de autoconfiança e falta de ambição pessoal. Quando há um planeta benéfico numa  das casas e um maléfico na outra casa, devemos interpretar os resultados de acordo com o que dissemos acima sobre os Subhavesi e Subhavasi yogas pois este último yoga de que falámos- Subhobhayacharia yoga – forma-se exatamente quando os dois anteriores estão presentes.

Leave a Reply