Gaja Kesari yoga

happ

Iniciamos hoje a descrição de outros yogas  que exprimem as combinações mais importantes  em termos de efeitos visíveis na vida da pessoa, depois de feita a referência aos yogas mais básicos, nos artigos anteriores. Hoje vamos falar de um yoga auspicioso, o Gaja Kesari yoga. Este forma-se quando a Lua e Júpiter mantêm uma distância  angular entre si  , isto é: ocupam a mesma casa; estão a 4 casas de distância um do outro; estão a 7 casas de distância; estão a 10 casas de distância.  Uma vez que  este yoga apenas conta as casas que separam a Lua e Júpiter, isso significa que estes podem estar colocados em qualquer casa do horóscopo e, por isso, os resultados do yoga variam de acordo com diversos fatores, embora se trate de um dos yogas potencialmente mais auspiciosos do horóscopo.

Esta combinação no horóscopo  pode indicar que a pessoa será sociável e com muitos amigos e contará com um círculo social vasto; será generosa e  educada  e atingirá fama e reputação que «sobreviverão à sua própria morte». Segundo os textos antigos, a pessoa ocupará um cargo de chefia administrativa, em termos políticos e organizacionais ou ainda na magistratura. (ou seja, ocupará elevados cargos na nação).

Agora, como é fácil calcular, muitas pessoas possuem este yoga no seu horóscopo e nem por isso se tornam famosas nem atingem elevada reputação. E é aqui que é preciso estar atento aos fatores que explicámos nos artigos Sinais de sucesso no horóscopo #2 e Sinais  de sucesso no horóscopo #3. Ou seja, este yoga produz resultados diferentes de acordo com a força de Júpiter e da Lua num determinado horóscopo, dos aspetos que recebem ou não e do caráter benéfico ou maléfico funcional que a Lua e Júpiter têm para cada signo Ascendente. Para além disto, há ainda que ter em conta as casas onde se encontram a Lua e Júpiter.

Exemplificando:

Para uma pessoa com Ascendente Virgem, a Lua ocupa a 8ª casa no signo de Carneiro; Júpiter está  em conjunção com a Lua também na 8ª casa. De acordo com a classificação proposta pelo Dr. B. V. Raman, na sua obra 300 Hundred Important Yogas» tanto a Lua como Júpiter são planetas maléficos funcionais para o Ascendente Virgem. Assim, não será de esperar resultados grandiosos deste yoga na vida desta pessoa.

Uma outra pessoa com Ascendente Caranguejo,  tem a Lua na 11ª casa exaltada no signo de Touro, e Júpiter na 5ª casa, no signo de Escorpião. Analisando a natureza funcional da Lua e de Júpiter para este Ascendente, vemos que, de acordo com a classificação do Dr. Raman, que seguimos para a análise dos yogas, – e que o leitor pode consultar seguindo os links dos artigos que referimos atrás, tanto a Lua como Júpiter são planetas benéficos. Assim, se ambos estiverem fortes (a Lua está à partida forte pela sua colocação no signo de exaltação mas estará ainda mais se estiver numa fase brilhante no nascimento e não sofrer aflições por aspeto de planetas maléficos), este yoga poderá dar muito bons resultados.

Para informação adicional, devemos ver se o yoga se repete na navamsa ou se, pelo menos, nem a Lua nem Júpiter estão colocados em casas maléficas nesta varga. Se o yoga se repetir, esse é um sinal claro da possibilidade forte de este yoga produzir muito bons resultados no período dasha da Lua e de Júpiter, caso estes ocorram em tempo útil na vida da pessoa. Caso contrário, poderá frutificar em algum subperíodo de outros dashas. Segundo o Dr. Raman, podemos saber em qual dos períodos – se da Lua se de Júpiter- ocorrerão os principais benefícios deste yoga, , efetuando a análise quantitativa que este autor propõe e que explicámos no artigo Sinais de sucesso no horóscopo #2.

Leave a Reply