Kemadruma yoga

gat

O Kemadruma yoga é um yoga que se forma quando não existem planetas colocados nas duas casas antes e depois da Lua. Esta fica assim sem relação com os outros planetas, «abandonada». Este é um yoga nefasto mas alguns autores afirmam que ele é cancelado quando existem planetas colocados em casas kendra tanto a partir da Lua como do Ascendente (Lagna). O mesmo sucede quando a Lua está em conjunção com outro planeta. Este yoga torna a pessoa incorreta e com mau caráter,  com inclinação para fazer más ações. Também afeta a capacidade para adquirir riqueza , tornando a pessoa pobre e instável, vigarista e astuta. O nativo é irrequieto mentalmente e pode gastar muito tempo e pensar em coisas inúteis, segundo os textos antigos.

O Sol está excluído  nestas considerações , o mesmo acontecendo  com Rahu e Ketu e, por isso, mesmo que algum destes  esteja presente na 2ª ou 12ª a partir da Lua, o yoga mantém-se.

O Kemadruma yoga tem um efeito devastador na sorte da pessoa, destruindo os Rajyogas quando estes existem no horóscopo. Um autor, Srutakirti, considera que este yoga  produz-se quando não existem planetas na 10ª e na 4ª casas a partir da Lua. Outros autores afirmam que o mesmo yoga se forma quando a Lua não recebe o aspeto de algum planeta benéfico. A conceção mais geral e aceite sobre o yoga é a de que este se forma quando não há planetas na 2ª nem na 12ª casas a partir da Lua e esta não recebe o aspeto de outros planetas.

Os nativos com este yoga enfrentam muitas lutas na vida e sofrem com a pobreza ao menos uma vez na vida. Este yoga pode negar uma boa instrução ou educação  e, segundo alguma tradição, a pessoa não aprecia uma vida normal familiar com filhos e uma relação conjugal e estas áreas de vida apresentam problemas. Estas pessoas falam demais e ficam muitas vezes afastadas do lar. O yoga  causa infelicidade na vida familiar e dependência em relação a outros . Habitualmente os nativos têm vida longa mas com problemas no plano conjugal e com os filhos. Alguns apontam resultados também positivos a este yoga, considerando que permite ao indivíduo desenvolver resiliência, tornando a pessoa capacitada para resolver mais facilmente os problemas da vida. O yoga não nega que a pessoa alcance sucesso na vida profissional, pelo menos em termos de mérito, nem uma boa reputação nesse campo.

Os vários autores geralmente concordam em que, em certas circunstâncias, este yoga é cancelado nos seus maus efeitos:

  • Quando a Lua está colocada no signo de exaltação (Touro) ou num navamsa cujo regente é amigo e recebe o aspeto de Júpiter ou de Vénus;
  • Quando Vénus está colocado numa casa kendra e recebe o aspeto de Júpiter;
  • Quando a Lua brilhante está em conjunção com um planeta benéfico ou situada numa casa kendra e em aspeto com Júpiter;
  • Quando há um planeta ocupando uma casa kendra a partir do Ascendente ou da Lua.

A colocação de Júpiter numa casa kendra (colocação na mesma casa, a 4 , 7 ou 10 casas de distância)  em relação à Lua é uma forma comum de cancelamento do yoga Kemadruma. Outra condição que cancela o yoga é a colocação da Lua numa casa auspiciosa ou no Ascendente ou  no signo de exaltação na 10ª casa. Segundo alguns autores, quando há um planeta na mesma casa, na segunda, na 12ª ou na 9ª casa a partir da Lua, o yoga é cancelado.  O mesmo acontece quando a Lua está colocada na casa de um planeta auspicioso (Vénus, Júpiter ou Mercúrio). Neste caso a pessoa será feliz na vida conjugal e com os filhos e vive uma vida agradável.

5 thoughts on “Kemadruma yoga”

  1. KEMADRUMA YOGA e o mesmo que kendrum dosh/yoga?

    Eu não tenho planetas na 2ª casa e na 12ª casa apartir da lua mas tenho a lua na 10ª casa juntamente com sol, marte e mercurio. E considerado kemadruma yoga este meu posicionamento?
    Obrigada!

  2. “Segundo alguns autores, quando há um planeta na mesma casa, na segunda, na 12ª ou na 9ª casa a partir da Lua, o yoga é cancelado”

    tenho esse Yoga no D-60(divisional que fala das realizações garantidas por efeitos de vidas passadas) e tenho Sol em Áries junto c/ a Lua, serviu para anular esse Yoga?

    1. Os autores da Jyotish dividem-se sobre a forma como analisar as divisionais e, embora se aceitem normalmente os yogas também nas divisionais,é problemático dizer que um yoga numa destas vargas anula um outro na D-1, tanto mais que a D-60 exige o conhecimento completamente correto da hora de nascimento, bastando alguns segundos de diferença para que o resultado seja incorreto. Sugerimos a leitura de dois artigos que publicámos no nosso outro blog, http://atuavidanosastros.com, o primeiro sobre os yogas de má sorte (aristha yogas) e o segundo sobre o seu cancelamento.
      1. http://wp.me/p4t1oq-14O
      2. http://wp.me/p4t1oq-14S

Leave a Reply