Os Yogas de Riqueza e o Ascendente

 asc

O Ascendente e o seu regente têm um papel importante a desempenhar nas combinações de planetas que estão associadas com a riqueza- Dhana yogas. Deste modo, quando o regente do Ascendente ou o Ascendente estão associados com as  casas que produzem riqueza- a e a 11ª – ou  com as casas mais auspiciosas  que representam a sorte do indivíduo nesta vida- a 5ª e a 9ª-  e essas casas e os seus regentes são fortes no horóscopo, é fácil vaticinar sucesso material e acumulação de riqueza.

Um estudo do horóscopo de pessoas que se tornaram extremamente ricas mostra  invariavelmente que as casas 1, 5, 9 e 11 estão sempre associadas entre si e recebem o aspeto ou a colocação dos planetas benéficos- sobretudo Júpiter e Vénus. E, para reforçar o peso destas casas nesses horóscopos observamos também que os regentes das casas trinas – 5ª e 9ª- e da 11ª casa dos ganhos e rendimentos, estão, por sua vez, colocados em casas kendra, tornando-se (os regentes da 5ª e da 9ª) yogakarakas, isto é, planetas que atraem riqueza , influência e poder material para a vida do nativo.

Uma outra configuração comum nos horóscopos de pessoas bem sucedidas é a receção mútua-  Parivartana Yoga entre os regentes das casas associadas com os ganhos e acumulação de riqueza: o regente do Ascendente e o regente da 2ª casa  (o regente do Ascendente ocupa o signo do regente da 2ª casa e este ocupa o signo Ascendente).  Este yoga também se observa entre os regentes da 9ª casa da sorte e da 11ª casa dos ganhos e rendimentos.

Quando o regente do Ascendente recebe o aspeto ou está em conjunção com planetas benéficos, isso só por si é um sinal de proteção e de sorte para as áreas de vida em geral   e indica proteção das dificuldades da vida, facilitando desse modo o sucesso individual.

Quando o Ascendente e o regente do Ascendente são fortes e existem complementarmente algumas outras combinações, a pessoa pode tornar-se extremamente rica. Por exemplo:

  1. O regente da 2ª e da 11ª casas estão em aspeto mútuo e estão bem colocados e fortes;
  2. O regente da 2ª e da 5ª casas estão em conjunção ( a pessoa fica rica por créditos que traz para esta existência);
  3. Os regentes da 5ª, da 9ª e da 11ª casas estão colocados em casas kendra;
  4. O regente da 11ª casa e o regente do Ascendente estão em aspeto ou conjunção- Yoga Lakshmi. Se ambos forem fortes a pessoa pode ficar muito rica.
  5. Os regentes da 5ª e da 9ª casas estão em conjunção ou aspeto próximo. Se estiverem bem colocados e estiverem fortes, isto indica uma sorte extraordinária que dá à pessoa tudo o que ela deseja na vida;
  6. O regente do Ascendente está em aspeto com o regente da 2ª e da 9ª casas;
  7. O regente do Ascendente e o regente da 2ª casa estão colocados juntos na 2ª casa ou no Ascendente;
  8. Os regentes da 9ª e da 11ª casas estão associados por aspeto ou por conjunção;
  9. Os regentes da 9ª e da 10ª casas estão colocados juntos na 9ª ou na 10ª casas. Se estiverem fortes esta configuração indica fama, riqueza e muito sucesso;
  10. Quando os planetas benéficos estão todos colocados em casas kendra ou trinas- 1, 4, 5, 7, 9, 10- e os maléficos estão todos nas casas upachaya- 3, 6, 11- a tradição diz que a pessoa fica rica e poderosa «como um rei». É claro que, para isso, os planetas em causa devem estar fortes e não receber o aspeto de planetas maléficos.

2 thoughts on “Os Yogas de Riqueza e o Ascendente”

  1. Boa tarde gostava de fazer uma questão.

    Eu tenho o meu regente do ascendente mercurio em gemeos(signo que rege) na 10ª casa e o meu saturno em balança(exaltado) na 2ª casa e ambos estão aspectados por um trigono (eu uso simultaneamente a astrologia ocidental e astrologia vedica). Sera que neste caso poderei considerar que estou perante um yoga lakshmi?

    1. A Astrologia Jyotish e a ocidental são dois sistemas diferentes, têm alguns pontos em comum mas muitos outros diferentes por isso um princípio básico fundamental é não misturar os dois sistemas. Continuaremos a explicar os yogas no sistema da Jyotish e faremos referência mais alargada a esse e a outros yogas. Por favor esteja atenta a futuros posts.

Leave a Reply