Os Yogas e o Ascendente #2

asz

O Ascendente representa a pessoa encarnada num corpo e vivendo num contexto espácio-temporal, num aqui-e-agora definidos por uma situação específica que caracteriza a personalidade e o destino da pessoa. Assim, não é de estranhar que a generalidade  dos astrólogos considere que um yoga, para ser completamente efetivo, deve ter uma relação direta com a 1ª casa ou Ascendente ou com o seu regente. Sempre que isto não se verifica, é como se houvesse uma barreira entre o que é prometido pelo yoga em causa e a vida concreta desta pessoa. Ambos estão desligados e, por isso, torna-se muito difícil que tal yoga frutifique na vida concreta, pelo menos  de forma relevante.

Os planetas que formam os yogas  têm que ser analisados de acordo com o seu caráter benéfico ou maléfico tendo em conta as casas que regem, a partir do Ascendente (natureza temporária dos planetas).É preciso que um planeta  que está envolvido num yoga tenha a regência de boas casas para poder dar frutos de forma plena. Assim, os planetas não dão todos os mesmos resultados para todos os Ascendentes. Indicamos-lhe a seguir quais os planetas melhores e piores para cada signo Ascendente, de acordo com a tradição na Astrologia Jyotish, tendo em conta a formação dos yogas.. Tenha em mente que planetas benéficos têm que ser fortes para poderem produzir bons resultados e que os planetas maléficos, quando  envolvidos em yogas  produzem os piores resultados quando são fracos.

 Ascendente Carneiro

 Planetas piores: Mercúrio

Planetas melhores: Sol, Lua

Ascendente Touro

 Planetas piores: Júpiter, Lua

Planetas melhores: Saturno, Mercúrio

Ascendente Gémeos

 Planetas piores: Marte, Sol

Planetas melhores: Mercúrio , Lua.

 Ascendente Caranguejo

 Planetas piores: Mercúrio

Planetas melhores: Marte, Sol, Lua

Ascendente Leão

  Planetas piores: Lua

Planetas melhores: Sol, Marte

 Ascendente Virgem

Planetas piores: Marte , Sol

Planetas melhores: Mercúrio , Vénus

 Ascendente Balança

 Planetas piores: Júpiter

Planetas melhores: Lua, Saturno

Ascendente Escorpião

 Planetas piores:  Vénus, Mercúrio

Planetas melhores: Sol, Lua, Júpiter

Ascendente Sagitário

 Planetas piores: Vénus, Lua

Planetas melhores: Sol, Júpiter

 Ascendente Capricórnio

 Planetas piores: Sol, Júpiter

Planetas melhores: Vénus, Lua, Saturno

 Ascendente Aquário

 Planetas piores: Lua

Planetas melhores: Vénus, Sol

 Ascendente Peixes

 Planetas piores: Sol, Vénus

Planetas piores: Lua, Júpiter, Marte.

Assim, de acordo com a lista supra, um yoga terá muito mais hipóteses de produzir frutos quando é um bom planeta para  cada um dos Ascendentes do que quando é um planeta maléfico. Outros fatores a ter em conta são:

  1. A força dos planetas envolvidos- o melhor seria que, pelo menos um dos planetas que formam o yoga estivesse exaltado ou no próprio signo, colocado no nakshatra que rege, etc,
  2. Os aspetos que os planetas recebem. O ideal seria não receber aspetos de outros planetas, a não ser que estes sejam benéficos. Se receberem aspetos de planetas maléficos isso reduz muito o impacto do yoga, que pode mesmo não se notar na vida concreta.
  3. A força dos dispositores dos planetas que formam o yoga, isto é dos regentes dos signos onde estão colocados os planetas que formam os yogas. Se estes estiverem fracos, os yogas não frutificarão ou darão resultados fracos. Isto acontece porque a fraqueza do regente de um signo onde está colocado um planeta afeta o comportamento desse planeta tornando-o também fraco.

Deixamos -lhe mais alguns yogas , entre os muitos existentes, envolvendo o Ascendente:

  • Mercúrio, Júpiter e Vénus estão colocados no Ascendente , Saturno está colocado na 7ª casa. Este yoga confere riqueza e uma vida cheia de confortos materiais.
  • Júpiter colocado no Ascendente, Marte colocado na 2ª casa, Vénus e o Sol estão colocados na 4ª casa, a Lua está colocada na 10ª casa e Saturno está colocado na 11ª e nenhum dos planetas está colocado no signo de debilitação. Produz um líder com importância na sociedade.
  • Marte e Saturno estão colocados no Ascendente, a Lua está na 4ª casa, Júpiter está na 7ª , Vénus está colocado na 9ª casa, o Sol ocupa a 10ª casa e Mercúrio está colocado na 11ª casa. O nativo torna-se muito rico e poderoso.
  • O Sol está colocado na 1ª casa no signo de Leão ou de Carneiro ou então está numa  outra casa trina ou kendra , a Lua está colocada em Touro ou em Caranguejo e Júpiter e Vénus estão colocados na 12ª ou na 8ª casas. Esta configuração cancela todos os maus aspetos no horóscopo.
  • Mercúrio forte está colocado no Ascendente, um planeta benéfico forte (Lua, Vénus ou Júpiter) está colocado na 9ª casa e todos os outros planetas estão colocados na 2ª, 3ª, 6ª, 9ª, 10ª e 11ª casas (os referidos planetas podem ocupar apenas uma destas casas  ou várias), o nativo fica rico e adquire grande poder.
  • O Ascendente está ocupado pelo signo de Carneiro e Vénus está colocado nos primeiros 13º 20’ do signo Carneiro, recebendo o aspeto da Lua, de Marte , de Júpiter e de Saturno. Esta configuração eleva a pessoa a uma condição extraordinária de fama, nome, reputação.
  • Quando Rahu está no Ascendente e a Lua, Mercúrio e Vénus estão colocados em casas kendra ( 1ª, 4ª, 7ª, 10ª), o nativo faz más ações.
  • Quando Marte e Saturno estão ambos no Ascendente e o regente do Ascendente está na 2ª, 8ª ou 12ª casas e se não houver planetas benéficos nas casas kendra, o nativo terá uma saúde muito fraca ao longo da vida.
  • A colocação de Júpiter no Ascendente protege o horóscopo, desde que não esteja debilitado.
  • Quando o Ascendente é Carneiro, Leão ou Sagitário e Marte está colocado no Ascendente, e recebe o aspeto de um planeta amigo, o nativo alcança riqueza e uma boa posição social.

2 thoughts on “Os Yogas e o Ascendente #2”

  1. tenho júpiter e marte no ascendente, já ouvir dizer que essa conjunção da liderança ao nativo, isso é verdade?

Leave a Reply