Amala yoga

images

 Este yoga forma-se quando existe um ou mais  planetas benéficos na 10ª casa a partir da Lua ou a partir do Ascendente. Para  que os efeitos do yoga sejam realmente significativos, deverá haver planetas benéficos tanto  na 10ª a partir da Lua como a partir do Ascendente .

De acordo com a tradição este yoga produz efeitos assinaláveis na reputação, permitindo alcançar  fama duradoura, nos negócios e na carreira . A pessoa terá um caráter irrepreensível e a sua vida será próspera. As pessoas com este yoga têm desta forma  a indicação de que a carreira e a vida profissional desempenhará um papel de grande importância na realização da sua existência. Os significados do planeta em causa indicarão também o tipo de carreira que a pessoa possivelmente terá.

Mas, antes de fazer esta previsão, é preciso ver com cuidado qual é a força do planeta benéfico em causa  e se recebe o aspeto de algum planeta maléfico ou  se está conjunto com algum planeta maléfico, situação na qual  o yoga não produz os efeitos esperados. Este yoga produz efeitos notáveis se a Lua estiver brilhante ou cheia e se o planeta benéfico estiver colocado no signo de exaltação ou no próprio signo. O regente do Ascendente e o regente da 10ª casa também deverão estar fortes  e colocados em boas casas para que o yoga seja efetivo. Na verdade este é um yoga muito comum ( 1 em cada 3 pessoas tem planetas na 10ª casa a partir da Lua ou do Ascendente) e nem todas essas pessoas são bafejadas com prosperidade e riqueza. Assim, para que se materializem os significados do yoga é necessário que os planetas envolvidos sejam fortes- nenhum planeta colocado na 10ª casa deverá receber o aspeto de planetas maléficos e, segundo alguns astrólogos, o ou os planetas colocados na 10ª casa devem ser benéficos para o Ascendente em causa, caso contrário o yoga não produz bons efeitos.

No comentário que faz a este yoga, na obra 300 Importantes Yogas B. V. Raman comenta que a posição de qualquer planeta na 10ª casa, desde que esteja forte, contribui decisivamente para a prosperidade e para a aquisição de riqueza e status do nativo, a diferença é que, quando este planeta é um benéfico, o nativo alcança isso através de meios justos e eticamente corretos (Amala significa «puro») enquanto que, quando se trata de um planeta maléfico, a pessoa pode não ter os escrúpulos que se encontram no nativo que tem o yoga Amala e pode usar meios questionáveis para subir na vida. Além disso, a presença de planetas maléficos na 10ª casa não contribui para dar ao nativo um bom caráter. Estes efeitos fazem-se sentir no período dasha dos planetas colocados na 10ª casa ou nos seus subperíodos em outros dasha. Sendo  a 10ª casa uma  casa upachaya ou de crescimento, os  planetas maléficos também dão bons resultados embora o processo seja diferente. Porém, como  a presença de planetas maléficos na 10ª casa predispõe para ações questionáveis e um caráter duvidoso, muitos afirmam que , quando existem planetas maléficos na 10ª casa   o yoga Amala não se forma, pois apenas os planetas benéficos podem ajudar o nativo a ganhar boa reputação  e status, bem como  manifestar bom caráter  e fazer boas ações.

Leave a Reply