Chandra Mangala Yoga

man

Hoje vamos falar do Chandra (Lua) Mangala (Marte) yoga, a combinação por conjunção entre  Marte e a Lua.

Esta combinação não era bem vista pelos antigos investigadores da Astrologia Jyotish. Marte é um planeta maléfico natural e representa os ladrões e pessoas de má índole e a sua conjunção com a Lua tem sido vista como negativa pois desvirtua os bons significados da Lua. Segundo a tradição, esta conjunção indica uma pessoa que ganha a vida por meios questionáveis e sem escrúpulos (um traficante de mulheres dizem os textos), alguém que tem uma relação agressiva com a mãe, falando-lhe com dureza e modos ásperos, inclinado a ser enganador com a mãe e com o resto da família (capaz de vender a mãe, se isso lhe der dinheiro).

Porém, nem todos concordam com esta descrição que apenas considera os significados negativos de Marte. Ora, este planeta também tem significados positivos e, por ex., o Dr. B. V. Raman considera que este yoga, quando a Lua e Marte estão fortes, indica não apenas que o nativo tem capacidade para ganhar a vida como também o faz através de meios corretos e aceites pela sociedade, embora através de atividades que satisfazem  algumas necessidades mais básicas dos seres humanos, como um Bar, a venda de bebidas alcoólicas, serviços em locais de entretenimento noturno, etc. Este investigador da Jyotish também defende que o yoga se forma não apenas quando a Lua e Marte estão em conjunção mas também quando estão em aspeto mútuo (aspeto de 7ª casa). Por ex., quando a Lua ocupa o seu signo Caranguejo e Marte ocupa o signo de Capricórnio, esta é uma combinação que pode dar excelentes resultados se os planetas estiverem colocados em boas casas, sobretudo as que dão riqueza, como a 2ª  ( e11ª) e  promovem a sorte, como a 9ª ( e 5ª).

Quando a combinação entre Marte e a Lua ocorre nas casas maléficas, o nativo atua como descrito pelos antigos sábios e tem uma natureza vil, sendo capaz, segundo a tradição, de vender a própria mãe e  outros membros da família, podendo ganhar dinheiro por meios muito duvidosos e marginais.

Em geral, a combinação entre as energias de Marte e da Lua produz uma pessoa com grande força de motivação e altamente competitiva. O nativo  sente uma grande necessidade de subir na vida e de adquirir riqueza e reconhecimento, mas escolhe habitualmente uma forma menos canónica para isso, podendo mesmo fazê-lo através da exploração de uma outra pessoa e dos talentos desta. Estas energias combinadas produzem uma pessoa temperamental e com tendência para ações impulsivas. Pode também ser muito manipuladora, aprendendo a tirar partido dos outros para alcançar o que deseja.

Se Marte ou a Lua, quando formam este yoga, forem os regentes das casas associadas com  sorte e riqueza: 1,2, 3,5,9, 11 , a pessoa pode  tornar-se proeminente como proprietária de bens e de riqueza. O nativo também possui geralmente uma constituição forte e uma natureza atlética, desde que os planetas não estejam colocados nas casa maléficas (6, 8, 12).  Estes nativos adquirem riqueza através do seu trabalho árduo, podendo muitos deles ter uma carreira em que a presença física dominadora é importante. Estas pessoas precisam de sentir reconhecimento através de processos de competição que provam o seu valor e que lhes trazem satisfação emocional.  Esta combinação pode deste modo produzir um(a) empresário bem sucedido(a) no mundo competitivo dos negócios.

Quando Marte está fraco neste yoga, o nativo pode ter uma cicatriz na face ou num olho e pode ser mentiroso, traiçoeiro, com um temperamento irritável , mau e  violento, e um ladrão. Quando Marte é forte, o nativo pode tornar-se médico ou cirurgião, um químico ou um guerreiro valoroso. Quando a Lua é fraca neste yoga a pessoa pode tornar-se dependente de álcool e outras substâncias e ter uma apresentação vulgar, superficial, mutável,  com uma mente sem pensamento nem ação seguras nem focadas , dissipando toda a riqueza que tiver.

Leave a Reply