Chatussagara Yoga

pilares

Este yoga forma-se quando todas as casas kendra estão ocupadas por planetas. As casas kendra são as casas angulares-1ª, 4ª, 7ª e 10ª – que são os pilares do horóscopo. Desta forma, quando estão  todas ocupadas por planetas, isso torna o horóscopo mais forte. Alguns admitem a formação do yoga, ainda  que mais fraco, quando 3 das 4 casas kendra estão ocupadas por planetas benéficos fortes e o Ascendente e o seu regente também estão fortes.

Segundo a  tradição, este yoga proporciona uma vida longa e próspera, boa reputação e fama (o seu nome «ressoará até aos confins do oceano»), boa saúde e filhos com qualidades positivas. Porém, na interpretação dos efeitos deste yoga deve ter-se em conta as diferenças de força de cada uma das casas kendra: a 10ª é a  mais forte, seguindo-se a 7ª, depois a 4ª e finalmente a 1ª. Os planetas colocados nessas casas refletem a força destas, sendo mais fortes os que estão na 10ª, etc. Quando todas as casas kendra estão ocupadas a pessoa alcança excelente reputação e respeito e o seu nome torna-se conhecido e respeitado. Alguns consideram que a presença deste yoga indica sempre alguém  com poder e autoridade e influência social e/ou política.

Os resultados do yoga têm, no entanto, que ter em conta o caráter benéfico ou maléfico dos planetas; se os planetas colocados em casas kendra forem regentes de casas maléficas (6ª, 8ª, 12ª) o yoga não dá os resultados esperados. Do mesmo modo, se em algumas destas casa kendra tivermos um planeta benéfico e um planeta maléfico conjuntos, o yoga dará resultados mistos.  Na verdade, segundo alguns, se os planetas colocados nas casas kendra tiverem natureza maléfica, em vez de bons resultados, acontecem resultados negativos e a pessoa fica vulnerável ao infortúnio. E, como este yoga, ao ser formado por planetas colocados em todos os ângulos do horóscopo, afeta as diversas áreas de vida da pessoa, para dar plenos resultados positivos, o regente do Ascendente  e o Ascendente devem ser forte simultaneamente.  Quando existem planetas benéficos e maléficos nas casas kendra, os benéficos devem ser em maior número e mais fortes, para o yoga dar resultados.

Alguns consideram  que o Chatussagara yoga também se forma a partir da Lua, considerando as casas angulares a partir da Lua. Porém, embora , como regra geral, possa ser considerada esta conceção, como sucede em geral com todos os yogas, este é um yoga que diz respeito especificamente aos ângulos formados no horóscopo a partir do Ascendente  e, como tal, se o yoga existir a partir da posição da Lua mas não a partir do Ascendente, não deve ser considerado, segundo a opinião de muitos astrólogos ( e a nossa também).

Leave a Reply