Parvata Yoga

joy

Existem diversas opiniões na Astrologia Jyotish acerca das condições de formação deste yoga: uns consideram que este yoga  se forma quando  1 ou mais planetas benéficos estão colocados em casas kendra e as casas 6ª e 8ª estão vazias ou estão ocupadas por  planetas benéficos. Outros  afirmam que o yoga se forma quando o regente do Ascendente e o regente da 12ª casa estão em kendras mútuas (ou estão na mesma casa, ou separados por 4, 7 ou 10 casas) e recebendo o aspeto de planetas benéficos. Nesta última conceção temos que excluir o  Ascendente Aquário, pois este tem Saturno como regente simultaneamente da 12ª e da 1ª casas pelo que o yoga não se forma.

Assim, podemos considerar que este yoga se forma quando estão presentes 3 situações diferentes:

  1. Há um ou mais planetas benéficos funcionais (colocados em casas kendra (1ª, 4ª, 7ª 10ª) e a 6ª e 8ª casas estão vazias.:
  2. Há um ou mais planetas benéficos funcionais (colocados em casas kendra (1ª, 4ª, 7ª 10ª) e a 6ª e 8ª casas estão ocupadas por 1 ou mais planetas benéficos;
  3. O regente do Ascendente e o regente da 12ª casa estão colocados em kendras mútuas (com exceção do Ascendente Aquário) e recebem o aspeto de planetas benéficos.

Quanto aos efeitos deste yoga, a tradição afirma  que o yoga confere boas qualidades de caráter, sentido de humor, um temperamento apaixonado, inclinação para fazer boas ações; o nativo  terá uma vida próspera, acumulando riqueza e notoriedade social, podendo tornar-se o líder da sua comunidade. Convém, no entanto, notar que a força dos planetas que formam o yoga é um fator fundamental para avaliar os efeitos dos yogas e deste também em particular.  O investigador Dr. B.V. Raman considera  que é melhor que a 6ª e a 8ª casas estejam  vazias pois isso livra o nativo da interferência de inimigos  que criam obstruções e  a pessoa  também  fica livre de dívidas. Também considera que este yoga , apesar de benéfico, não é capaz de minimizar outros yogas fortes que estejam presentes no horóscopo. Raman afirma que, apesar de este yoga ajudar a pessoa a adquirir alguma influência no seu meio próximo, está longe de lhe abrir as portas alargadas da fama ou do poder político.

Assim, convém ter presente que, para produzir bons efeitos, os planetas colocados nas casas kendra deverão ser benéficos para o Ascendente em causa, tal como referimos num artigo anterior, o mesmo acontecendo com os planetas que possa estar a ocupar a 6ª ou 8ª casa pois, caso estes sejam maléficos , o yoga é cancelado.

 

Leave a Reply