Sakata Yoga

karm

 Não existe consenso sobre a combinação que produz este yoga, encontrando-se por ex., Parashara que diz que o yoga é formado quando todos os planetas estão colocados na 1ª e na 7ª casas mas alguns astrólogos, entre os quais o Dr. B. V. Raman, consideram que faz mais sentido considerar que o yoga se forma quando a Lua está numa das casas dusthana  (maléficas)  em relação a Júpiter, ficando desse modo a sorte da pessoa bloqueada, o que indica um efeito de origem kármica.

Este yoga forma-se quando a Lua está colocada na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir de Júpiter. Este é um yoga de má fortuna. A descrição dos efeitos do yoga diz que a pessoa que tem este yoga é comum e insignificante, sofrendo miséria e pobreza.  Perderá  a fortuna.  Como efeito do yoga, o nativo terá mau relacionamento com os parentes , sendo detestado por estes. Será também teimoso. Sofrerá de fadiga e  enfrentará muitos problemas de todo o tipo, não conseguindo também alcançar  felicidade nem paz mental.  Segundo a tradição, este yoga é capaz de transformar uma pessoa rica em alguém muito pobre, insignificante e  angustiado, seja qual for a origem social do nativo. Mesmo que este nasça numa família rica perderá tudo. (mas pode voltar a recuperar essa riqueza mais tarde.). Outros efeitos do yoga são a falta de inteligência  e as atitudes negativas que fazem com que nenhum membro da família o aprecie. A pessoa não terá verdadeiros amigos, mesmo as pessoas mais próximas não gostarão verdadeiramente de si  e sentir-se-á solitária na luta contra as adversidades da vida. Perderá dinheiro com grande facilidade, sendo muito difícil conseguir poupar algum. Terá uma fortuna flutuante e incerta, experimentando restrições financeiras ao longo da vida.

Segundo o sábio Varahamihira, o nativo com este yoga terá um cônjuge com má natureza e, por causa dele, será alvo do desagrado dos outros.

Na sua obra 300 Important Combinations, B. V. Raman faz notar, no entanto que, pela sua experiência, as pessoas com este yoga no horóscopo não sofrem de má sorte continuada mas apenas quando a Lua transita pelas casas dusthana- 6ª, 8ª e 12ª casa- a partir de Júpiter.

A palavra sakatam significa roda e, simbolicamente, isso significa que as pessoas com este yoga precisam de se mover continuadamente para trabalhar, podem ter uma profissão como motorista ou outra em que  veículos em movimento desempenham um papel essencial.

O sakata yoga pode, no entanto, ser cancelado, quando se verificam as seguintes condições:

–  quando a Lua está colocada numa casa kendra a partir do Ascendente.

– quando a Lua ocupa um nakshtra regido por Júpiter.

– quando a Lua e Júpiter estão colocados no mesmo navamsa.

– quando um deles está exaltado no horóscopo natal e o outro está exaltado na varga navamsa .

– quando Júpiter está colocado numa casa Kendra ou trina a partir do Ascendente.

– quando Mercúrio e Vénus estão colocados na 3ª,  6ª, 7ª,  8ª, 10ª e 11ª casas  a partir da Lua o yoga também é cancelado.

– quando Júpiter está colocado na 1ª ou na 10ª casa nos nativos com Ascendente Peixes e Sagitário, os efeitos deste yoga são reduzidos. O mesmo acontece quando a Lua está na 1ª casa para o Ascendente Caranguejo e Júpiter está colocado na 6ª casa, no seu signo Mooltriokona: neste caso os efeitos do yoga também são reduzidos.

3 thoughts on “Sakata Yoga”

  1. Boa tarde,

    Tenho uma duvida! quando jupiter esta colocado na primeira casa em Libra só e a lua esta colocada na sexta casa em peixes o yoga é cancelado por jupiter estar em uma casa kendra/trina?

    Obrigada.

Leave a Reply