Vanchana Chora Bhithi Yoga

 adv

Este é um dos yogas de «má sorte» e, para a sua compreensão, é necessário introduzir um conceito  de que raramente se vê referência- o conceito de Gulika: este é considerado como um planeta menor, semelhante a Rahu e Ketu pois não tem massa, não sendo por isso visível a olho nu mas os seus efeitos, segundo a tradição, são bem reais.

Gulika

Este «planeta sem massa» é calculado pelos programas disponíveis de Astrologia Jyotish incluindo o software gratuito «Jaganatha Hora» por isso não precisamos de nos deter com a explicação do seu cálculo, que é de resto algo complexo. O grau do signo e a casa onde se situa o Gulika  produzem efeitos específicos. Segundo a referência de Parashara na obra Brihat Hora Sastra,  a sua colocação nas casas upachaya ou de crescimento- 3ª, 6ª, 10ª e 11ª –  é benéfica e, na 10ª casa, produz mesmo  comportamentos visíveis de religiosidade e o gosto por  uma vida austera . Porém, em qualquer outra casa, o Gulika é considerado como a influência mais maléfica no horóscopo, é  mais maléfico do que qualquer outro dos planetas naturais maléficos.  O Gulika é considerado como o filho de Saturno.  Os efeitos do Gulika são especialmente sentidos quando está em conjunção com um planeta (situado na mesma casa). Nessa circunstância o período dasha ou subperído do planeta que está  associado ao Gulika fará sentir atrasos e impedimentos, bem como outros constrangimentos materiais ,frustrações e sentimentos de limitação,  de acordo com  os significados da casa onde se encontra o Gulika.

Quando está colocado numa casa, o Gulika faz surgir obstáculos e impedimentos nos significados dessa casa. No Ascendente,  retarda o desenvolvimento físico do corpo e produz muitas doenças , especialmente na infância. Se o Gulika  estiver colocado na 1ª casa em conjunção com Saturno, os efeitos na vida do nativo  podem ser devastadores, e a pessoa tem uma vida de grande sofrimento. Se o Gulika está colocado no Ascendente sem  estar conjunto com Saturno, produz atrasos no reconhecimento que os outros  fazem em relação aos méritos da pessoa. Em outra ocasião falaremos um pouco mais  deste «planeta invisível», esperamos que esta pequena introdução seja suficiente para os leitores compreenderem o yoga de que falamos neste artigo.

O Yoga Vanchana Chora Bhithi

De acordo com a caracterização de B. V. Raman, em 300 Importantes Combinações  o yoga forma-se  segundo 3  configurações possíveis:

  • quando há um planeta maléfico no Ascendente e o Gulika está colocado numa casa trina- 5ª ou 9ª. (as casas mais auspiciosas  do horóscopo);
  • Quando o Gulika está associado com os regentes de casas kendra ou trinas (1ª. 4ª, 5ª, 7ª, 9ª, 10ª);
  • Quando o regente do Ascendente está em conjunção com Saturno, Rahu ou Ketu.

Quando uma das 3 combinações apresentadas está  ativa no horóscopo estamos perante este yoga, que produz no nativo sentimentos de suspeita em relação aos outros, desconfiança de que estes  o estão a tentar roubar, burlar ou enganar. E,  para além deste medo, a pessoa sofre efetivamente perdas materiais de monta.

Este yoga denota tanto a pessoa que sofre as perdas como a que  leva a cabo  as ações que privam outros dos seus  bens. Este é um yoga que se repete com alguma frequência  no horóscopo de muitas pessoas  e por aí  se pode concluir que muita gente tem comportamentos de engano e, se nem sempre isso indica roubo de forma aberta, indica sem dúvida a falta de escrúpulos  de muitos para tentar ganhar  conforto material à custa de outros.

2 thoughts on “Vanchana Chora Bhithi Yoga”

Leave a Reply