Vasumathi yoga

rich

O yoga Vasumathi forma-se quando existem planetas benéficos  nas casas upachaya ou de crescimento: 3,6, 10  e 11, tanto a partir do Ascendente como da Lua. Assim, em relação a estes dois pontos de referência, contamos 3, 6 10 ou 11 casas (a Lua ou o Ascendente são considerados como a 1ª casa) e vemos se existem planetas benéficos aí colocados. Segundo B. V. Raman, o yoga tem mais força quando é formado a partir do Ascendente do que a partir da Lua. Mas esta opinião não é universal, havendo alguns  que defendem que é a partir da Lua que o yoga é mais forte. Quanto a nós, devemos ter em conta a força do Ascendente e a força da Lua e avaliar a força do yoga de acordo com isso. Quando contamos as casas  a partir da Lua, apenas 3 casas podem ser ocupadas,  pois só sobram 3 benéficos e este é um dos argumentos usados pelos que defendem que o Ascendente é um ponto de referência melhor do que a Lua.  Porém, este yoga não ocorre com frequência em estado puro, com a presença de todos os benéficos nas casas upachaya  pelo que consideramos esta discussão um pouco fútil: o yoga ocorre tanto a  partir da Lua como a partir do Ascendente. A força destes determina a capacidade do yoga para produzir resultados.

É necessário também, quando estamos perante este yoga, analisar a força dos planetas envolvidos e ver se estes planetas recebem o aspeto de outros  planetas maléficos  ou estão associados com outros planetas maléficos. Em caso afirmativo, o yoga pode ser anulado. Se os planetas que formam o yoga estiverem envolvidos em outros yogas, muitas vezes os resultados deste yoga diluem-se nos resultados desses yogas.

O yoga Vasumathi tem efeitos essencialmente na riqueza.  A  pessoa com este yoga torna-se autónoma em termos financeiros e pode adquirir muita riqueza, sobretudo se os planetas colocados nas casas referidas estiverem no seu signo de exaltação ou no próprio signo. Caso calhe estarem no signo de debilitação, será difícil notar os efeitos positivos do yoga. Segundo Varahamihira , quando o Yoga é composto  apenas por planetas com força média, os efeitos do yoga podem não ser sentidos.

Vasumathi significa «rico» e o yoga refere-se à capacidade de melhorar a vida financeira através do trabalho e do próprio esforço. O nativo torna-se capaz de adquirir riqueza e conhece a prosperidade, à medida que vai amadurecendo na vida, referindo-se pois à capacidade de melhorar as suas condições de vida através da própria ação e esforço,  tarefa que, na presença deste yoga, se torna mais fácil e previsível.

Quando há planetas benéficos nas casas upachaya isso favorece a riqueza, uma vez que estas são, por definição, casas de crescimento e, assim, mesmo que haja apenas um planeta benéfico numa destas casas, se o seu  estado é forte, ele promove o desenvolvimento de riqueza na vida do nativo. Tal situação, no entanto, é mais visível se houver  dois ou 3 planetas benéficos nas referidas casas.  Agora, os nossos leitores estão habituados a ler nos nossos artigos que os planetas maléficos dão bons resultados quando colocados nas casas upachaya e isso é verdade, pois os maléficos tendem, quando colocados nas casas upachaya, a tornar a pessoa imune às doenças ,dão-lhe capacidade para vencer os inimigos e  melhorar as suas condições de vida através do tempo mas fazem isso causando muitas lutas no plano físico, obrigando a pessoa a despender um esforço considerável. Já os planetas benéficos permitem alcançar maior sucesso e riqueza sem tanto esforço ou luta no plano físico.

Leave a Reply