Bhadra yoga

merc

O Bhadra yoga  é o último dos 5  Pancha Mahapurusha yogas  ou «yogas reais», aos quais Parashara e outros autores do passado davam grande importância por revelarem qualidades dos «grandes homens».

Este yoga forma-se quando Mercúrio está colocado numa casa  kendra e ,simultaneamente , está no próprio signo (Gémeos) ou no signo de exaltação (Virgem). Este yoga  não se forma nos signos Ascendentes Carneiro, Touro, Caranguejo, Leão, Balança, Escorpião, Capricórnio e Aquário, podendo apenas formar-se nos signos mutáveis: na 1ª  ou 4ª casa para o Ascendente Gémeos; na 1ª ou 10ª casa para o Ascendente Virgem; na 7ª ou 10ª casa para o Ascendente Sagitário; na 7ª ou 4ª casa para o Ascendente Peixes.

O nativo nascido com este yoga possui, quando este é efetivo, todas as boas qualidades de Mercúrio. Tem astúcia para derrotar os seus inimigos, uma aparência atlética e jovem, coragem, um corpo bem constituído e peito largo. Possui um intelecto aguçado, capacidade de tomar decisões rápidas e destreza na resolução de todos os  problemas, devido a uma mente   muito analítica. O nativo vive uma vida longa e progride gradualmente mas de forma firme. A sua mente é  também criativa e inovadora, estando muitas vezes para além do seu tempo . Possui modos delicados quando interage com os outros e está sempre pronto para ajudar os amigos e familiares.

Este yoga é, potencialmente, o mais poderoso envolvendo Mercúrio. A pessoa com este yoga é atraente para os outros devido às qualidades da personalidade e da sua aparência física atraente. Esta pessoa é determinada, tem ideias próprias e uma abordagem racional do mundo. A sua figura física atrai os outros e as suas ideias e posições inovadoras são inspiradoras para muitos. Esta pessoa tem bom coração, é instruída e reconhecida pelos outros como equilibrada e sábia.

É necessário, no entanto, analisar se existem outros planetas a influenciar Mercúrio pois, devido à natureza neutra deste planeta, ele assume as qualidades dos planetas com os quais está associado. Deste modo, Mercúrio deverá estar sozinho e sem associação com outros planetas para produzir os resultados esperados no yoga. A influência de planetas maléficos sobre Mercúrio torna este yoga flutuante nos resultados. A influência de planetas benéficos ajuda a  produzir efeitos positivos cedo na vida. Mercúrio  também deverá estar forte , como nota B. V. Raman na sua obra 300 Hundred Important yogas, caso contrário o yoga estará presente mas os seus efeitos não serão notados.

9 thoughts on “Bhadra yoga”

      1. Embora não haja yogas exclusivamente relacionados com a beleza física, deixamos algumas combinações que, segundo o autor clássico Saravali, produzem um «bom físico» ou um «físico esplendoroso». Estas combinações são conjunções: Sol e Marte; Sol, Mercúrio e a Lua; Marte, a Lua e Júpiter; Mercúrio Júpiter e Vénus; a Lua, Marte, Júpiter e o Sol; Mercúrio, Júpiter , a Lua e Vénus; a Lua, Mercúrio, Júpiter e Saturno; Marte, Júpiter, Vénus e Saturno, etc. É claro que, se estas combinações se derem no Ascendente são mais eficazes ou, secundariamente, em boas casas. Em breve publicaremos um artigo sobre os yogas que produzem beleza e o seu contrário, em termos físicos, uma vez que interessa aos leitores.

Leave a Reply