Divisões do Horóscopo #4- Casas Kendra

kend

As casas kendra são consideradas as casas de Vishnu, que vela pelo bem estar  da estrutura do Universo. Paralelamente, estas casas formam o «coração» ou centro do horóscopo, sendo por isso consideradas os «pilares» que sustentam todo o horóscopo, ou seja, são as fundações que sustentam o edifício da nossa vida simbolizada pelo horóscopo de nascimento.

As casas kendra são as casas angulares, trazem estrutura e estabilidade para a nossa vida: dão força, proteção e poder. Simbolicamente relacionam-se com os pontos cardeais do Este e Oeste e o meio do céu/ fundo do céu.  A colocação de planetas benéficos nas casas kendra dá proteção a todo o horóscopo e dá sorte na concretização das principais áreas de vida.  Quando Vénus e Júpiter estão colocados nas casas kendra os efeitos menos positivos de outras colocações são minimizados e os efeitos positivos dessas casas é aumentado. Assim, um nativo com planetas benéficos nas casas kendra tende a ter uma saúde boa, prosperidade e sucesso e boas características de caráter.  As casas kendra são a 1ª, a 4ª, a 7ª e a 10ª.

A colocação de planetas maléficos nas casas kendra, por sua vez, produz problemas de saúde, características negativas na personalidade, autoritarismo na relação com os outros, má utilização do poder em termos pessoais e sociais, etc.. As casas 10 e 4 formam o eixo do poder em relação ao indivíduo e tanto podem proteger como prejudicar, dependendo dos  planetas aí colocados.

Cada casa kendra relaciona-se com um dos 4 objetivos fundamentais da vida: a 1ª casa relaciona-se com o objetivo do Dharma( propósito, dever); a 4ª relaciona-se com o objetivo de Moksha (salvação); a 7ª casa relaciona-se com o objetivo Kama (desejo); a 10ª casa relaciona-se com o objetivo Artha (riqueza).

A 1ª casa significa o início da vida do self encarnado, o nascer do Sol no horizonte e representa o nosso corpo físico e a nossa aparência, traços de caráter e personalidade, revelando as características que constituem a nossa individualização como seres habitantes da Terra.  Representa a infância,o ambiente físico onde vivemos, a saúde, a força geral do horóscopo. Esta casa também mostra como a pessoa é percecionada pelos outros.  Revela as qualidades da alma encarnada e as suas capacidades criativas no início da vida como talentos inerentes à natureza da personalidade.  A nossa natureza inata e o corpo são  assim mostrados por esta casa.

A 4ª casa representa a nossa felicidade interna e a felicidade da mãe e a nossa felicidade através da relação com ela, bem como o nível de proteção e de conforto que ela nos proporcionou; significa ainda a vida do lar, as propriedades móveis e imóveis, a educação geral. Representa também as nossas inclinações mais profundas, que compõem a nossa natureza e a relação com os nossos ancestrais;  também representa todos os confortos e luxos a que temos acesso. Esta é a casa da alma, revelando as emoções, os  desejos e a  nossa fé. Também mostra a vida na fase da infância (e o final da vida como regresso ao plano donde viemos). Representa a nossa natureza emocional (e astral) e a capacidade de aprender através das experiências  e da sua compreensão. A 4ª casa mostra como o karma do passado influencia o nosso ambiente presente e que resulta  desse passado kármico. Revela ainda as bases herdadas da nossa natureza emocional. O lar e a relação com a mãe nos primeiros tempos de vida são as bases fundamentais  para o desenvolvimento de uma nova família, representada pela relação com o cônjuge na 7ª casa.

A 7ª casa representa a vida conjugal e a natureza do cônjuge, a felicidade do casamento, os parceiros de negócios, os amigos, as viagens, as relações públicas e o estabelecimento em país estrangeiro, a diplomacia, os hobbies e as nossas expetativas . Mostra de que modo interagimos com os outros a nível social, e de que modo nos ligamos e formamos todos os tipos de parcerias, como seres  sociais por natureza que obedecem às regras que regem a sociedade.

A 10ª casa representa as competências profissionais, a ocupação profissional, o modo de sustento, o nível de sucesso social e profissional, o auto respeito, a reputação social que alcançamos. É a casa mais importante do horóscopo, e lida com os direitos, o respeito  que nos é devido e a nossa vocação. Ajuda a aferir as  nossas capacidades a partir dos  objetivos que concretizamos na vida e pelo  nome que alcançamos. Esta casa mostra como levamos a cabo a construção do nosso destino pessoal, pelas ações que concretizamos. Sendo a casa do karma que construímos nesta vida, também revela como as ações passadas abrem ou fecham vias em relação ao nosso futuro. A nossa posição na sociedade é mostrada por esta casa.

As casas kendra dão estabilidade, segurança e, se os seus regentes estiverem em aspeto com as casas que regem, os seus resultados serão muito positivos. Sobre a importância destas casas, para alguns, elas são as mais importantes  do horóscopo, embora aqueles que consideram que a sorte, representada pelas casas trikona, faz destas últimas as mais  auspiciosas. Porém, estas casa precisam das casas kendra para poderem produzir resultados na nossa vida.

4 thoughts on “Divisões do Horóscopo #4- Casas Kendra”

  1. Oi! Tenho duas dúvidas que procurei no seu blog e não achei:

    Tenho Saturno em Aries no meio do céu e ele é o planeta mais influente do meu mapa com 5 conjunções. Ele é benéfico por estar forte?
    Meu ascendente é câncer porém não tenho nenhuma característica dele. Meu sol é em leão. É verdade que o sol ofusca o ascendente quando está muito próximo?

    1. São muitas perguntas! Leia o artigo sobre a colocação de Saturno na 10ª casa em primeiro lugar. A aferição da força dos planetas exige ver o horóscopo completo e aplicar vários processos de análise, que pode encontrar nos artigos «determinar a força dos planetas no horóscopo» e «determinar a fraqueza dos planetas no horóscopo», neste blog. É só inserir o nome dos artigos na caixa de pesquisa. Quanto ao Ascendente, não fica combusto, isto acontece com os planetas. A conjunção entre o Ascendente e os planetas pode ser benéfica ou maléfica de acordo com a natureza funcional dos planetas (também encontra neste blog e principalmente em A tua vida nos Astros artigos sobre isto, incluindo para o seu Ascendente em particular: «planetas benéficos, maléficos e neutros para o Ascendente…»). Pode adicionalmente ler o artigo seguinte sobre aspetos gerais a considerar: http://wp.me/p4t1oq-12I. E tem muitos mais artigos para explorar as suas questões, tanto neste blog como em http://atuavidanosastros.com.

Leave a Reply