Dwadasa Vargeeya Bala, Harsha Bala, Vaiseshikamsa

pad

Para ajudar os nossos leitores a dominar a terminologia da Astrologia Jyotish e os seus métodos, falamos de mais alguns métodos quantitativos para julgar a força dos planetas  no horóscopo, utilizados essencialmente  no sistema Tajika que é usado na Astrologia horária- Prasna. Alguns destes métodos são, no entanto, por vezes referidos em artigos que tratam  de certos conceitos  mais gerais da Astrologia Jyotish e o seu desconhecimento por parte dos leitores impede a sua total compreensão. Deixamos aqui alguns desses conceitos :

Dwadasa vargeeya bala

«Dwadasa» significa 12 e bala significa «força», e esta força refere-se à posição de um planeta nas 12 principais divisões de um signo correspondentes às seguintes cartas divisionais: D-1 ou Rasi; D-2 ou hora; D-3 ou Drekkana; D-4 ou Chaturthamsa ( ou Padamsa) ; D-5 ou Panchamsa; D-6 ou Shasthamsa; D-7 ou Saptamsa; D-8 ou Ashtamsa; D- 9 ou Navamsa; D-10 ou Dasamsa; D- 11 ou Rudramsa (ou Ekadasamsa) ; D-12 ou Dwadasamsa. Força analisada para a realização do horóscopo anual no sistema Tajika.

Harsha Bala

É usada nas previsões anuais da Varshaphal. Refere-se à força de um planeta devida à sua posição em determinadas casas/signos. «Harsha» significa felicidade e  isso simbolicamente refere a ação dos planetas quando colocados em alguns signos que lhes dão força. Para determinar esta «força», são considerados vários fatores:

  1. A posição do planeta numa casa específica;
  2. A posição do planeta no próprio signo ou no signo de exaltação;
  3. A colocação numa casa que corresponde ao seu próprio sexo ( a 1, 2, 3, 7 8 e 9 são consideradas femininas; as 4, 5, 6, 10, 11 e 12 são consideradas masculinas);
  4. A força que depende de o Varsha pravesh ser de noite ou de dia. ( o Varsha pravesh refere-se ao momento em que o Sol regressa ao grau exato do nascimento e é fundamental para efetuar a carta anual segundo o sistema Varshaphal).

Esta força teoricamente pode atribuir 20 pontos  a um planeta mas, habitualmente, isso é muito raro. Assim, um planeta com 15 pontos é considerado como tendo força total; com 10 pontos é considerado como tendo força média; com 5 pontos é considerado como fraco; com 0 pontos não tem força.

Vaiseshikamsa Dasa bala

Esta força diz-nos o número de vezes que um planeta está colocado no seu próprio signo no conjunto de 10 cartas divisionais conhecido por dasa varga. Acima de 3 para os benéficos é considerado bom, acima de 2 para os maléficos é considerado bom; quanto mais vezes isto ocorrer tanto mais forte é o planeta nesta força.  Na obra Brihat Jataka  de Varahamihira, refere-se expressamente que, quando um planeta ocupa a sua própria divisão (varga) correspondente ao próprio signo no conjunto das dez cartas divisionais , ocorre a força Vaiseshikamsa.

Finalmente, os nossos leitores não precisam de se preocupar com os cálculos destas «forças», pois qualquer software especializado em Astrologia Jyotish (incluindo o programa gratuito aqui recomendado, o Jaganatha hora, apresenta  o gráfico com os valores de cada planeta nas várias forças.

6 opiniões sobre “Dwadasa Vargeeya Bala, Harsha Bala, Vaiseshikamsa”

  1. Ouvi dizer que na Astrologia Jyotish há uma diferença de menos 23º em relação ao Zodíaco Tropical,meu sol está a 5º55′ em escorpião no caso da astrologia Jyotish meu signo real é Balança?

  2. Como eu classificaria mercúrio por casa e sexo? Porque ele é neutro, então eu posso dar +5 pra ele em qualquer signo que esteja(excetuando os de exílio e queda)? E a casa?

    1. Na força Harsha Bala, Mercúrio recebe 5 pontos quando está colocado na 1ª casa. A casa é que é feminina ou masculina, e isso é independente do planeta aí colocado. Esta força que pode alcançar 20 pontos, resulta de 4 fatores e os pontos apenas são atribuidos quando esses fatores estão presentes. O software faz esses cálculos todos, não é necesário fazer contas separadas.Se usar o programa gratuito que aconselhamos, Jaganatha Hora, é só consultar o menu «strengths» e ver os relatórios para todas as forças. Esta é apenas uma de várias e não deve ser considerada em separado, sendo mais usada na Astrologia horária.

Deixe um comentário