Hamsa yoga

luz

Este yoga é um dos Pancha Mahapurusha yogas  que, de acordo com Varahamihira produz 5 tipos de grandes homens., tal como expresso na obra Brihat Samhita.  Cada um desses tipos  está associado com  os yogas formados  especificamente por Marte, Mercúrio, Vénus, Saturno e este de que falamos hoje , com Júpiter. Estes yogas indicam uma pessoa que revela na sua máxima expressão determinadas qualidades humanas que fazem com que sobressaia entre os seres humanos comuns.

O yoga Hamsa ocorre quando Júpiter está colocado numa casa kendra no próprio signo ou no signo de exaltação.  Dado que Júpiter tem que estar simultaneamente numa casa kendra e no próprio signo ou no signo de exaltação,  o yoga só se produz  quando o Ascendente é um signo mutável ou cardinal , não se produzindo quando o Ascendente é um signo fixo (Leão, Touro, Escorpião ou Aquário).

A palavra Hamsa significa uma ave aquática, em sânscrito, que representa o conhecimento divino e indica que o nativo nascido sob este yoga é puro, não se separando do que é bom e correto e sabe distinguir a verdade em cada situação. O yoga produz  assim efeitos ao nível do caráter do nativo, que é   moralmente elevado e sem mácula , com grande nobreza e pureza moral, sendo também um grande pensador, capaz de servir de exemplo a outros. A pessoa é verdadeira , filosófica e espiritual, sendo uma buscadora da luz e do conhecimento. No plano físico ,este yoga também favorece a vitalidade ,promovendo uma boa longevidade, segundo a tradição, que acrescenta que a pessoa  também terá uma velhice feliz . Esta é dotada de uma voz agradável e é eloquente, gostando de fazer bem aos outros. É cumpridora da palavra dada e é imparcial e justa nos juízos que faz.

A avaliação dos efeitos do yoga depende da força do regente do Ascendente, de Júpiter e da casa kendra na qual calha o yoga.  Como nota B. V.Raman na  obra 300 Hundred Important Yogas,  como a 10ª casa é a kendra mais forte, será esta aquela que permite um yoga mais poderoso, sobretudo se Júpiter também estiver colocado no signo de exaltação (Ascendente Balança). Neste caso  torna-se secundário o facto de Júpiter ser um planeta benéfico natural a reger uma casa kendra (os planetas benéficos dão maus resultados nas casas kendra, de acordo com a tradição).

Quando Júpiter recebe a influência de outros planetas, o yoga pode não se manifestar na sua pureza. Esta é de esperar quando Júpiter, para além de estar no próprio signo ou no signo de exaltação, está sozinho numa casa kendra. Se Júpiter está acompanhado de outros planetas e estes são benéficos, o yoga manifesta-se de forma positiva  desde cedo na vida. Mas, se os planetas que estão associados a Júpiter são maléficos, o yoga pode produzir efeitos limitados ou mesmo insignificantes.  Do mesmo modo, é preciso ter em conta a natureza funcional de Júpiter, de que já falámos num artigo sobre a interpretação dos yogas.  Quando Júpiter rege casas maléficas, o yoga não se manifesta de forma total mas apenas parcial e de forma mista.

Deste modo, como sucede em todas as interpretações na Astrologia Jyotish, é preciso ter em conta  uma visão de conjunto dos fatores a interpretar, para que as previsões dos efeitos dos yogas sejam corretas e válidas.

8 thoughts on “Hamsa yoga”

  1. Oi,já havia enviado meus dados pelo contato mas parece que não funcionou, ok vamos lá,sou do sexo masculino,nasci em 29 de outubro de 1997 (ainda sou bem novinho) em Teresina,PI,Brasil ás 04h : 45m os segundos já havia dito que não tenho conhecimento,mas uso 0 ou 30 s,espero que possa me ajudar.

    1. Respondemos através do mail que deixou. repetimos a mensagem:O seu Ascendente não está no final nem no começo de um signo por isso não é grave não saber os segundos (embora faça diferença na análise de cartas divisionais, pelo menos as mais finas).
      Foi preciso subtrair a hora de verão. As coordenadas que encontrei para a sua cidade foram 48. 20 W e 5.09 S. Estas são um pouco diferentes das contidas no atlas do software , corrigimos manualmente. O resultado é: Ascendente a 6º 52 minutos de Virgem, Lua a 18º 23′ de Virgem e Sol a 12º 4′ de Balança.

  2. Olá!
    Tenho os seguintes posicionamentos no mapa (Ascendente Escorpião):
    Sol na 11 em Virgem
    Lua na 6 em Áries
    Marte na 10 em Leão
    Mercúrio na 12 em Libra
    Jupiter na 9 em Caranguejo
    Venus na 11 em Virgem
    Saturno na 5 em Peixes
    Rahu na 6 em áries
    Ketu na 12 em Libra

    Pergunta: Existe um Hamsa Yoga no mapa? Caso positivo, este yoga está fraco devido aos posicionamentos acima mencionados?

    Obrigado.

    João.

      1. Boa tarde.

        Meu filho possui na casa 4 apenas Jupiter em Câncer. Li, acima que o Hamsa Yoga se caracteriza se o “ascendente” for um signo mutável ou cardinal. O signo dele é Leão (signo fixo) e o ascendente é Peixes. Segundo seu texto, ele teria um Hamsa Yoga, pois o ascendente (peixes) não é fixo. Ocorre que em alguns sites é dito que o signo e não o ascendente não pode ser fixo. Poderia me explicar? Ele possui ou não um Hamsa Yoga?

        Grato,

        João.

        1. O seu filho tem, sem dúvida este yoga pois as condições para ele se formar são que Júpiter tem que estar colocado numa casa kendra(1ª, 4ª, 7ª 10ª ) o que é satisfeito no caso presente e a outra condição é que tem que estar no próprio signo ou no signo de exaltação, que é Caranguejo, o que também se verifica. a confusão em relação aos signos do Ascendente tem explicação apenas no facto de que aquelas duas condições do yoga só se podem verificar para os Ascendentes em signos cardinais ou mutáveis. Nós seguimos as fontes tradicionais e mais credíveis dos sábios da Jyotish.

Leave a Reply