Pancha Vargeeya Bala

terr

Esta força é usada no sistema Tajika, uma corrente que se introduziu na Índia mas que é oriunda de outras paragens, como o Médio Oriente e é usada especialmente na Astrologia horária- Prasna e na elaboração do horóscopo anual, Varshaphal.  No entanto, há astrólogos védicos que usam esta «força» para analisar a força de um planeta para produzir resultados num determinado dasha ou na leitura geral do horóscopo e conhecer a terminologia associada ajuda os nossos leitores a compreender alguns artigos publicados que lhe fazem referência.

A Pancha Vargeeya Bala é mais uma ferramenta da Astrologia Jyotish para determinar a força de um planeta segundo um método quantitativo. Determinar a força dos  planeta é essencial para avaliar e prever os seus resultados. Um planeta fraco não consegue produzir efeitos satisfatórios, sejam quais forem os seus significados. Assim, trata-se de um método entre outros à disposição do astrólogo e um auxiliar importante da prática de previsão.

A Pancha Vargeeya Bala tem 5 componentes, cada um analisando um aspeto particular que contribui para a força ou fraqueza do planeta em causa:

  1. Graha/Kshetra Bala– esta força define-se pela posição do planeta nas casas, usando-se o sistema de casas da Tajika : a posição nas casas 3,5, 9 e 11 é considerada auspiciosa; a posição nas casas 2, 6, 8 e 12 é considerada neutra; a posição na 1, 4, 7 e 10 é considerada negativa. Esta força tem ainda em conta se o planeta está colocado no próprio signo (recebe 30 pontos), em signo amigo (recebe 22,5 pontos), em signo neutro (recebe 15 pontos) ou em signo inimigo (recebe 7,5 pontos).
  1. Uchcha Bala- Cada planeta tem um signo  e um grau específico no qual está exaltado ou debilitado,  e esta força mede a distância entre a posição do planeta e esses pontos. Um planeta  no grau máximo de exaltação recebe 30 pontos; no grau máximo de debilitação recebe 0 pontos.
  1. Hudda Bala- a palavra « Hudda » significa «grau» e, nesta força, divide-se um signo em 5 partes , cada uma com a regência de um planeta de Marte a Saturno, estando excluídos o Sol , a Lua e os nodos Rahu e Ketu. Esta força apenas é usada na elaboração do horóscopo anual ou Varshaphal. De acordo com a longitude do planeta no horóscopo, este pode cair no seu próprio  hudda , no hudda de um planeta amigo, inimigo, ou neutro. Recebe 15 pontos  quando colocado no seu próprio hudda, 11, 5 quando no hudda de um planeta amigo, 3,45 quando colocado num hudda inimigo e 7,5 quando colocado num hudda neutro.
  1. Drekkana Bala- a palavra «drekkana» significa divisão por 10, correspondendo ao termo «decanato» usada pela Astrologia ocidental. Refere-se deste modo à divisão do signo por 3 partes.: Sol, Marte e Júpiter quando colocados  entre 0º e 10 º  de um signo, obtêm 10 pontos; Lua, Vénus , quando colocados entre 10º e 20º de um signo obtêm 10 pontos; Mercúrio e Saturno, quando colocados entre 20º e  30º de um signo obtêm 10 pontos. Os planetas obtêm pontos de acordo com a sua posição num dado drekkana: se estão no drekkana que regem, obtêm o máximo de pontos; estes vão diminuindo proporcionalmente à posição num signo amigo, (7,5 pontos)  inimigo (2,5pontos) ou neutro (5 pontos)
  1. Navamsha Bala- A navamsha é uma divisão de um signo em 9 partes. Esta força baseia-se na posição do planeta na carta Navamsha , de acordo com a tabela Navamsha e não há diferença entre o sistema de Parashara e o da Tajika na sua avaliação.  Um planeta no próprio navamsha obtém 5 pontos; no navamsha de um planeta amigo obtém 3,7, no navamsha de um planeta neutro obtém 2, 5, no navamsha de um planeta inimigo obtém 1, 7.

Após a determinação de cada um dos componentes da força Pancha Vargeeya Bala- o que é feito por qualquer software de Astrologia Jyotish , razão pela qual não é necessário determo-nos nos cálculos- soma-se os pontos que cada planeta obtém na totalidade dos 5 componentes e analisa-se os resultados:

– 15 ou mais pontos globais indica resultados excecionais do planeta, este é extremamente forte;

10 e 15 pontos indica um planeta forte que produzirá bons resultados;

5 e 10 pontos indica um planeta fraco que dará resultados medíocres;

Menos de 5 pontos indica um planeta muito fraco que não pode dar bons resultados.

Deixe um comentário